28.05.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
De acordo com o Pinterest Predicts, o banheiro minimalista é uma aposta para 2021 (Projeto: Portobello S.A.)

Banheiro minimalista: uma alternativa versátil e atemporal

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.05.2021
Confira as vantagens e veja dicas para elaborar um projeto de banheiro minimalista, mas com muita elegância e versatilidade!
minutos de leitura

Se você procura uma alternativa versátil e atemporal para um dos cômodos mais íntimos de uma residência, deve apostar em uma decoração de banheiro minimalista. Essa, inclusive, é uma das principais apostas ao longo de 2021, de acordo com a pesquisa Pinterest Predicts.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Com origem no estilo escandinavo, a arquitetura minimalista se caracteriza por cores neutras, móveis com design simples, pouco uso de itens de decoração e uso da tecnologia nos ambientes.

Um banheiro minimalista, portanto, é ideal para quem busca que esse ambiente tenha um visual limpo e sem excessos. O estilo é recomendado, principalmente, para poucas peças, em que o espaço precisa ser aproveitado e a sensação de amplitude explorada.

Para você ficar por dentro da tendência e saber como projetar um espaço com essas características, preparamos este artigo. Leia até o final para descobrir quais são as vantagens e como desenvolver um projeto de banheiro minimalista!

Quais são as vantagens de ter um banheiro minimalista?

Ter um banheiro minimalista pode trazer diversos benefícios para os usuários (Projeto: Portobello S.A.)
Ter um banheiro minimalista pode trazer diversos benefícios para os usuários (Projeto: Portobello S.A.)

Quem trabalha com arquitetura e design sabe como o minimalismo está em evidência.

A teoria de que "menos é mais" caiu no gosto das pessoas, que entendem que vale a pena investir em um ambiente prático e funcional.

Isso não quer dizer, no entanto, que um banheiro minimalista, por ser simples, não tenha conforto e sofisticação.

Veja, a seguir, algumas das principais vantagens de contar com esse estilo de decoração para o seu banheiro.

Versatilidade

Os banheiros minimalistas quase sempre têm como cores principais as neutras (branco, bege, cinza etc) ou claras (azul, verde, rosa etc. em tons pastel).

Essas cores tornam o ambiente muito mais versátil. Isso porque fica fácil de planejar os detalhes, que podem dar um toque especial.

Ao desenvolver um banheiro minimalista, o designer de ambientes encontra uma ampla variedade de revestimentos, móveis, louças, metais e objetos decorativos à disposição.

Um detalhe importante é que o banheiro não fica datado com o passar do tempo, combinando facilmente com os estilos decorativos que entrarem em evidência e evitando a necessidade de reformas.

Funcionalidade

O banheiro é uma peça da casa que exige muita funcionalidade. É preciso que o ambiente forneça praticidade e privacidade para que os usuários ocupem o espaço de forma confortável e sem que nada atrapalhe.

Em um banheiro minimalista isso fica ainda mais evidente. Isso porque são usados itens que buscam trazer mais dinamismo de uso e otimização dos espaços.

Amplitude

A sensação de amplitude é um dos principais motivos que fazem as pessoas investirem em um banheiro minimalista.

Como a decoração é simples e sem muitos itens, além de usar cores claras, cria uma impressão de que o espaço é maior. Para casas ou apartamentos pequenos isso é essencial!

Limpeza

As cores claras usadas no banheiro minimalista também trazem uma sensação de limpeza para o ambiente. Isso proporciona muito mais conforto para o usuário.

Além disso, como não há muitos detalhes e decorações, fica fácil limpar o espaço. Caso o revestimento seja feito de porcelanato, a limpeza se torna ainda mais simples.

Conforto

O conforto proporcionado pelo banheiro minimalista funciona como uma espécie de junção de todas as vantagens anteriormente citadas.

Funcionalidade, amplitude e beleza permitem que os momentos no banheiro, como um banho relaxante, sejam ainda mais aconchegantes.

Como projetar um banheiro minimalista?

As cores claras são uma das principais características do estilo minimalista (Projeto: Portobello S.A.)
As cores claras são uma das principais características do estilo minimalista (Projeto: Portobello S.A.)

Para que você ou seu cliente possa aproveitar ao máximo todas as vantagens do banheiro minimalista, reunimos algumas dicas interessantes sobre como projetar um ambiente com essas características.

Escolha bem as cores

Como já mencionamos, as cores neutras e claras são as protagonistas em um projeto minimalista. Por isso, a escolha dos revestimentos e das tintas deve ser feita de forma estratégica.

Além do branco, cores como o cinza, o bege e os tons pastel podem estar nas paredes e no mobiliário do seu banheiro.

Caso queira algo mais rústico e diferenciado, os revestimentos que reproduzem madeiras claras também são uma boa pedida.

Planeje bem a iluminação

A boa iluminação é essencial para um banheiro!

Por isso, é muito importante pensar em recursos que deixem o ambiente bem iluminado, como luminárias discretas para lâmpadas de LED e fitas de LED contornando espelhos e nichos.

Como a decoração minimalista conversa bem com a tecnologia, apostar em um projeto com lâmpadas autônomas também pode dar um aspecto especial ao seu ambiente.

Utilize móveis funcionais

Como a funcionalidade é uma das principais características do minimalismo, é interessante apostar em móveis que cumpram bem o seu objetivo.

Os armários aéreos, por exemplo, podem ser projetados de acordo com as necessidades dos moradores da casa.

Isso significa que, caso eles não tenham muitos objetos para guardar no banheiro, não é necessário desenvolver algo muito grande.

Aposte em louças e metais diferenciados

O porcelanato pode servir para construir móveis para o banheiro minimalista (Projeto: Portobello S.A.)
O porcelanato pode servir para construir móveis para o banheiro minimalista (Projeto: Portobello S.A.)

Os acabamentos são o que dão o charme em uma decoração minimalista. Por isso, o arquiteto ou designer precisa ter muita perspicácia ao fazer as suas escolhas.

As bancadas de pias, podem ser feitas de porcelanato, em cores que combinem com o restante do ambiente. A linha Berliner, da Portobello, mostra a pluralidade dos móveis feitos com esse material.

Além das bancadas, também seja estratégico na escolha dos metais. Ligas metálicas podem ser usadas para revestir espelhos e móveis.

Os detalhes em metal ainda podem ser explorados nas torneiras, nos registros e no chuveiro, entre outros locais.

Modere na decoração

A decoração do seu banheiro também pode ser pensada de forma minimalista.

Vale lembrar que esse ambiente conta com vários acessórios como a lixeira, o porta escova de dentes, a saboneteira, as molduras de espelho etc. Ele ainda pode ter vários objetos meramente decorativos, como quadros e vasos.

Para não perder as características minimalistas, é interessante moderar na quantidade de artigos, além de dar preferência àqueles com linhas retas e cores neutras.

Quais são os melhores revestimentos para um banheiro minimalista?

As paredes de um banheiro minimalista podem ser revestidas de forma interessante, mas sem perder as características do estilo.

Observe, nos tópicos a seguir, alguns dos revestimentos mais criativos e elegantes para um banheiro minimalista.

Reprodução de materiais diferentes

O revestimento que reproduz madeira pode ser usado em banheiros (Projeto: Portobello S.A.)
O revestimento que reproduz madeira pode ser usado em banheiros (Projeto: Portobello S.A.)

Para que o seu banheiro minimalista tenha muito mais estilo, você pode decorar todas as paredes ou alguns detalhes com revestimentos que reproduzem materiais diferentes, como o cimento, o mármore e a madeira.

Aliás, revestimentos que recriam a madeira, como o Nordik Wood, podem ser usados no banheiro de forma criativa e original, mantendo as características do minimalismo.

Relevos

Os revestimentos com relevo proporcionam resultados muito interessantes nas paredes dos banheiros (Projeto: Portobello S.A.)
Os revestimentos com relevo proporcionam resultados muito interessantes nas paredes dos banheiros (Projeto: Portobello S.A.)

O uso de revestimentos com relevos também fica muito interessante em banheiros minimalistas. Eles podem ter formas orgânicas ou geométricas.

Uma opção é a linha Krea, que conta com superfícies lisas e opções em 3D para colorir as paredes de todos os ambientes, inclusive o banheiro.

Formatos inusitados

Revestimentos com formatos inusitados dão mais personalidade para os projetos (Projeto: Portobello S.A.)
Revestimentos com formatos inusitados dão mais personalidade para os projetos (Projeto: Portobello S.A.)

Você também pode escolher revestimentos com formatos inusitados para o seu banheiro. Existem diversas opções que podem dar um toque de exclusividade ao ambiente.

A linha Bonbon, por exemplo, é composta por revestimentos com formas irregulares que remetem ao formato de pequenos doces.

A criação da designer italiana Paola Navone está disponível em quatro cores: aquamarine, ardesia, smoke e white.

Borda retificada

A borda retificada é uma característica interessante para revestimentos de banheiros minimalistas (Projeto: Portobello S.A.)
A borda retificada é uma característica interessante para revestimentos de banheiros minimalistas (Projeto: Portobello S.A.)

Os revestimentos retificados são aqueles com bordas retas, atendendo à funcionalidade e estética que se espera de um ambiente minimalista.

A linha Calacatta Blanc, por exemplo, tem essa característica, além da cor clara, típica de uma decoração minimalista.

Ter um banheiro minimalista é sinônimo de conforto e elegância. Considere as nossas ideias ao projetar esse espaço.

Gostou das dicas que trouxemos neste conteúdo? Continue aqui no Archtrends e leia agora o nosso artigo com ideias inspiradoras para decorar um banheiro infantil.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Banheiro minimalista: uma alternativa versát...

Banheiro minimalista: uma alternativa versátil e atemporal

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies