02.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cores, nichos divertidos e objetos de decoração delicados dão um toque especial em banheiros infantis ( Projeto: Daniele Mais )

Banheiro infantil: veja dicas inspiradoras para os pequenos!

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.05.2023
O banheiro para crianças pode ser bonito e funcional. A seguir, listamos algumas ideias para você se inspirar
minutos de leitura

Na hora de projetar uma residência, as crianças da casa não podem ser deixadas de fora. É preciso usar a criatividade para criar ambientes para os pequenos e garantir que esses espaços sejam seguros e confortáveis. Nesse momento, além dos quartos e salas para brincadeiras, algo que também deve ser pensado é o banheiro infantil.

Para esse tipo de espaço, é interessante investir em adaptações para baixa estatura e itens de segurança. Lembre-se que as crianças são curiosas, mexem em tudo e podem provocar acidentes, caso alguns cuidados não sejam tomados.

Além disso, a decoração especial pode deixar o momento do banho e os cuidados com higiene pessoal muito mais divertidos. Sem perder de vista, claro, uma decoração atemporal, que dure por muitos anos.

Pensando nisso, listamos cinco dicas para construir um ambiente bonito, mas seguro e funcional. Também reunimos diferentes decorações de banheiro para crianças. 

Confira, a seguir:

5 dicas para projetar banheiro infantil

Cores divertidas, revestimentos delicados e marcenaria com brinquedos são algumas das ideias que podem embelezar o banheiro infantil. Confira essas e outras dicas a seguir. 

1. Aposte em uma base neutra

banheiro branco
Banheiro de base neutra foi desenvolvido para criança, mas pensado também em fase adolescente (Projeto: Cinthia Claro)

Uma preocupação ao fazer um projeto de banheiro infantil é o fato de as crianças crescerem rápido. Essa é uma das desvantagens de usar personagens em painéis fixos ou cores que remetem muito à infância, por exemplo.

Se você pensa dessa forma, pode apostar em tons mais claros para o revestimento do banheiro, de paleta neutra. Já os detalhes mais infantis podem aparecer nas cores e estampas de toalhas, em pequenos objetos, até mesmo na saboneteira. 

2. Lembre-se de garantir a segurança

banheiro com espelho grande, branco bem arejado
Neste banheiro infantil, o vaso sanitário tem tamanho adaptado para crianças (Projeto:Daniele Mais )

Ao projetar um banheiro infantil, a segurança é uma das principais preocupações. Uma das primeiras coisas a se considerar é a altura do mobiliário e dos acessórios. O vaso sanitário e a cuba devem estar posicionados em uma altura que seja confortável para a criança. Ou então, você pode incluir no projeto pequena escadinha de marcenaria para que os pequenos acessem a torneira e o espelho com facilidade. 

Outro aspecto importante a ser considerado é a escolha dos materiais utilizados na construção do banheiro infantil. É essencial escolher materiais resistentes à água e que sejam fáceis de limpar, como porcelanatos naturais, que reduzem o risco de escorregamento. Também preste atenção em quinas e desníveis, que podem machucar a criança no caso de quedas. 

3. Aposte na combinação de cores

banheiro com branco e rosa
Além das cores na parede, dos revestimentos, a marcenaria também pode dar um charme especial ao ambiente (Projeto: Ana Toscano)

O design de um banheiro para crianças fica muito mais encantador quando brincamos com cores. Uma possibilidade é combinar as tonalidades da marcenaria com revestimentos, como mostrado no projeto acima. 

Como sugestão, opte por uma paleta de cores de tons suaves, que entregam leveza e, muito comumente, fazem parte do universo infantil. 

4. Use personagens e brinquedos

banheiro com cor marrom, com alguns brinquedos como decoração
Brinquedos e objetos com referências infantis podem fazer parte da decoração (Projeto: Oficina de Morar)

Super-heróis, princesas, ursinhos, personagens dos desenhos animados, histórias em quadrinhos… Com certeza toda criança tem uma figura da qual é fã e que pode servir como mote para a decoração do banheiro infantil. 

No projeto acima, é a vez dos dinossauros, que foram colocados em um nicho. A vantagem desse tipo de decoração é que, com o tempo, pode ser substituída por outros objetos que representem os gostos da criança conforme ela cresce. 

5. Brinque com detalhes

banheiro infantil com cor rosa, espaçoso
Banheiro conta com área colorida, revestida em rosa, e luminária pendente em forma divertida (Projeto: Michel Keller)

Uma das vantagens de projetar um banheiro infantil é que você pode inovar, pensar fora da caixa e sair do convencional. Afinal, as crianças adoram imaginar e aproveitar espaços diferentes. 

Uma opção é setorizar ambientes com revestimentos de diferentes cores, como visto no projeto acima, e utilizar acessórios divertidos. 

Além do banheiro infantil: 4 projetos para se inspirar 

banheiro infantil com azulejos azuis, cinza e bege
É possível projetar um banheiro com estética que agrada a qualquer idade (Projeto: Studio92Arquitetura)

É possível criar um banheiro com revestimentos de cores divertidas, mas que agrade a qualquer idade. Dessa forma, você investirá em uma decoração duradoura, que acompanhará diferentes fases na vida da criança e agradará também os outros moradores da casa. 

Esse é o caso dos projetos abaixo. Todos contam com diferentes instalações de revestimentos e outros acabamentos que fogem do básico. 

Confira:

1. Box colorido 

banheiro infantil com duas cores marrom e preto na decoração
Banheiro conta com box revestido em tonalidade rosa, em contraponto com o restante do ambiente. A marcenaria ganhou tonalidade verde pistache (Projeto: Nathalia Loureiro)

No projeto acima, a área de banho foi revestida com porcelanato levemente rosado, que faz contraponto com o restante do ambiente branco. Outro destaque vai para o armário verde pistache, que também colabora para um ar levemente divertido, mas elegante.  

2. Jogo de luz 

banheir infantil com muita iluminação
Banheiro tem espelho iluminado e arandela com globos, que destacam revestimento plissado (Projeto: Melissa Jorge Fazolino Tiago)

O projeto acima funciona bem com qualquer idade. Tem estilo contemporâneo e conta com a cor rosa em tom pastel na marcenaria e atrás do espelho. Já a área do box foi revestida com outro material, criando uma mistura interessante e duradoura. 

O relevo 3D do revestimento foi destacado pelo projeto de iluminação, criando mais um ponto de interesse.

3. Detalhes que fazem a diferença

banheiro infantil com armários com puxadores coloridos
Puxadores coloridos dão toque infantil ao banheiro (Projeto: Studio Livia Amendola e Rômulo Campos)

Esse projeto é perfeito para quem não quer fazer grandes transformações no banheiro infantil e opta por uma estética duradoura. Repare que os detalhes que remetem a infância são os puxadores coloridos no armário? Pois essa é uma das ideias interessantes e acessíveis para adaptar o banheiro para crianças sem grandes transformações. Outra ideia é investir também em pequenos objetos e embalagens de produtos em forma de bichinhos, facilmente disponíveis no mercado. 

4. Adaptações 

banheiro infantil com espelho grande e muita iluminação
Banheiro ganhou cuba adaptada para crianças (Projeto: Alessandra Gandolfi)

Diferentemente das pequenas intervenções do projeto citado no tópico anterior, esse banheiro ganhou uma cuba e bancada adaptada para baixa estatura. Ela faz par com a de tamanho adulto, pensada para os pais das duas crianças que moram na casa. 

Gostou do conteúdo? Confira, no Archtrends, 50 ideias de banheiros com muita personalidade.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Banheiro infantil: veja dicas inspiradoras pa...

Banheiro infantil: veja dicas inspiradoras para os pequenos!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies