Menu
Projetos e Obras
Busca

Projeto de lavabo (Créditos: Beiral - Estúdio de Arquitetura)

Conteúdo Técnica

Soluções projetuais para um banheiro funcional

19/01/2022

Para te auxiliar na hora de planejar o banheiro da sua casa, separamos algumas soluções que facilitam a disposição dos equipamentos e a dinâmica de uso pelos moradores.

Desenhar um banheiro funcional não é tarefa simples. Em função da constante redução de área das moradias, especialmente dos apartamentos, os banheiros acabam ficando cada vez menores. Um projeto para esse ambiente tão pequeno pode se tornar extremamente complexo, por possuir diversas instalações elétricas e hidrossanitárias que precisam ser compatibilizadas entre si. 

Projeto de lavabo e suíte com as linhas Terralma e Horizontes, respectivamente  (Créditos: Beiral – Estúdio de Arquitetura)

Para te auxiliar na hora de planejar o banheiro da sua casa, separamos algumas soluções que facilitam a disposição dos equipamentos e a dinâmica de uso pelos moradores. 

Confira abaixo as diversas possibilidades de layout: 

  1. BANHEIRO RETANGULAR CONVENCIONAL

Nessa proposta os equipamentos são instalados na mesma parede, em sequência. E não por acaso, esse é o desenho mais comum nas casas brasileiras, pois é facilmente encaixado em diversas plantas residenciais, atendendo as demandas em uma área reduzida. Além disso, concentrar os equipamentos dessa forma reduz os custos das instalações.

Solução para layout retangular (Créditos: Beiral – Estúdio de Arquitetura)
banheiro funcional
Banheiro infantil (Créditos: Adriele Fernanda Zini de Melo)

  1. BANHEIRO BIPARTIDO 

No banheiro bipartido os equipamentos hidrossanitários são instalados em dois espaços diferentes, com o lavatório externo, de uso mais acessível, e  bacia sanitária e chuveiro instalados em um espaço privativo. 

Solução para layout retangular – Banheiro bipartido (Créditos: Beiral – Estúdio de Arquitetura)

É extremamente funcional em situações em que o banheiro terá mais de um usuário, permitindo que um use a área de banho enquanto o outro escova os dentes, por exemplo. 

  1. BANHEIRO TRIPARTIDO RETANGULAR

Uma solução pouco comum nas construções brasileiras, mas excelente para casas com áreas reduzidas e vários moradores. O banheiro tripartido retangular é planejado tendo os equipamentos separados em três áreas diferentes.

Solução para layout retangular – Banheiro tripartido / Créditos: Beiral – Estúdio de Arquitetura
Ed. Vila di Áquila (Créditos: Márcia Carvalhaes)

O lavatório é instalado ao centro e as cabines privativas, com chuveiro e bacia sanitária, nas laterais. Desse modo, até 03 pessoas podem utilizar o ambiente simultaneamente.

  1. BANHEIRO TRIPARTIDO QUADRADO
banheiro funcional
Solução para layout quadrado – Banheiro tripartido / Créditos: Beiral – Estúdio de Arquitetura   

 Para projetos onde a metragem final não é um problema, é uma  ótima solução para casais ou irmãos que dividem uma suíte. Os lavatórios ficam dispostos frontalmente e, em cabines separadas, a bacia sanitária e o chuveiro. 

Projeto Piauí (Créditos: Maurício Arruda)
  1. BANHEIRO QUADRADO CONVENCIONAL

O layout quadrado convencional é comum em apartamentos pequenos pois acomoda os equipamentos em uma área reduzida. Para que funcione melhor, o ideal é que o lavatório seja instalado de frente para a porta, criando mais privacidade para os demais equipamentos e facilitando o acesso.

Embora não seja a opção mais confortável, o box de canto é o que viabiliza esse layout, com uma circulação mais fluida entre porta de entrada, lavatório e sanitário.

banheiro funcional
Solução para layout quadrado – Banheiro com box reduzido (Créditos: Beiral – Estúdio de Arquitetura)


Banheiro na praia – Residência Guaratuba (Créditos: Trezze Arquitetura @trezzearquitetura)
  1. BANHEIRO COM 2 CHUVEIROS

Para quem não abre mão de ter dois chuveiros, mesmo em um banheiro mais compacto, existem algumas soluções. Nas duas opções, abaixo, lavatório e sanitário são posicionados frente a frente, concentrando a área de circulação ao centro. 

banheiro funcional
Solução para layout com dois chuveiros – Porta de giro (Créditos: Beiral – Estúdio de Arquitetura)
Casa DG  (Créditos: MReis Arquitetura)

Quando se tem menos espaço a porta de correr é mais indicada pois não atrapalha o fluxo dentro do ambiente. Se optar pela porta de giro será necessário um pouco mais de área mas, ao mesmo tempo, você também ganha uma bancada mais generosa. 

Solução para layout com dois chuveiros – Porta de correr (Créditos: Beiral – Estúdio de Arquitetura)

Os banheiros estão associados a parte da nossa rotina que inclui o relaxamento e autocuidado, por isso é tão importante considerar as áreas mínimas para circulação, tamanho de bancada e box. Mesmo espaços muito pequenos, se bem planejados, podem ser funcionais e aconchegantes. Em uma próxima oportunidade falaremos a respeito de outras especificações que tornam o projeto de um banheiro bem detalhado: iluminação, revestimentos, louças e metais. 

banheiro funcional
Detalhe de bancada – Gouache Bleu Marine  (Projeto: Portobello S.A.)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *