Menu
Projetos e Obras
Busca
Banheiro dos sonhos: qual o papel dos acessórios na construção de um?

Conteúdo Arquitetura

Banheiro dos sonhos: qual o papel dos acessórios na construção de um?

28/12/2018

Quem diria que esse cômodo se tornaria um verdadeiro ambiente de desejo? Pois saiba que caprichar na decoração do espaço já virou tendência e é um dos pedidos mais solicitados aos arquitetos. Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais!

Varandas gourmet, suítes com closet e salas que mais parecem ambientes de cinema têm ocupado o topo da lista de espaços desejados nas residências. Entre eles, há um tipo de projeto que se destaca e vem chamado a atenção de muitas pessoas.

Estamos falando do banheiro dos sonhos, que difere dos tradicionais por ser pensado com carinho para se adequar à rotina e preferências dos usuários. Um modelo concebido com exclusividade carrega qualidades e traz referências de algumas das principais tendências voltadas ao design e arquitetura.

Mas, afinal, você sabe o que deve ter um espaço como esse? Fique conosco e descubra como tirar a ideia do papel para surpreender seus clientes!

Como projetar um banheiro diferenciado?

Suíte decorada com acessórios que dão um toque sofisticado – Lana Rocha

Amplo ou compacto, social ou de suíte, não importa. Para se diferenciar dos demais, o banheiro dos sonhos precisa apresentar harmonia entre todos os elementos. Chegar a esse resultado não é difícil se você considerar fatores como tamanho do local, perfil do usuário e estilo decorativo.

Para facilitar, listamos alguns passos importantes do desenvolvimento desse tipo de projeto. Confira!

Avaliar espaço disponível

As dimensões existentes servem como ponto de partida, mas é importante saber se serão definitivas. Pode ser que a estrutura permita derrubar uma parede do banheiro para que você consiga ampliá-lo ou, quem sabe, alterar o formato da planta atual.

Tirar as principais medidas é essencial para ter uma noção prévia das possibilidades. Já imaginou prometer uma banheira nova ao cliente e descobrir que ela não caberá no espaço? Ou que ocupará boa parte da área útil, deixando o ambiente apertado e desconfortável? Avalie o local com cuidado para evitar frustrações.

Levantar as principais necessidades

Banheiro decorado com detalhes em rose gold – Portobello Shop Goiânia

O que os usuários querem encontrar no novo banheiro? Quais necessidades precisam ser atendidas? O que é prioritário e o que pode ser realizado mais para frente? Faça esses questionamentos e converse com os clientes para alinhar seus pedidos ao orçamento disponível.

Se o atual piso apresenta problema de umidade, por exemplo, vale investir primeiro em uma reforma para fazer o devido reparo e a impermeabilização adequada. Um pedido simples também pode ser motivo para mudanças — a exemplo de um casal que deseja uma bancada com duas cubas para facilitar a rotina.

Definir cores e materiais

Sala de banho projetado por TRÍPOLLI ARQUITETURA

Assim como outros cômodos, o banheiro dos sonhos também precisa ter um estilo específico. É interessante manter a mesma linguagem trabalhada na residência ou, pelo menos, no quarto (se for uma suíte). Um ambiente clássico pode receber materiais nobres e detalhes dourados, enquanto um espaço minimalista pede simplicidade e cores neutras.

Os materiais de um banheiro também devem garantir segurança e facilidade de limpeza. Alguns revestimentos são desenvolvidos especialmente para atender a esses requisitos. Um exemplo é o porcelanato na versão natural, que tem superfície mate e é pouco escorregadio.

Felizmente, produtos que aliam resistência, durabilidade e facilidade de manutenção não são limitados. Muitos trazem cores ousadas, além de estampas e texturas que simulam outros materiais. É possível encontrar, por exemplo, peças que reproduzem pedra, madeira, concreto, metal etc.

Um projeto cadastrado aqui no Archtrends mostra essa versatilidade dos revestimentos. Trata-se de um banheiro de suíte concebido pela equipe dL2b Arquitetos Associados. O espaço apresenta uma parede decorada com peças Mos Paonazzetto Classic, um padrão de mármore muito bonito.

Quais elementos são essenciais em um banheiro dos sonhos?

Quem trabalha com arquitetura sabe que cada recinto tem suas especificidades e exigências. Não é diferente quando o assunto é banheiro, por isso, fizemos uma lista com os itens essenciais e, ainda, algumas dicas para a escolha de cada componente.

Louças sanitárias

Banheiro decorado com conforto e praticidade – Carolina Villaça Boffe

Elementos básicos das instalações de um banheiro, as louças sanitárias compreendem as pias ou cubas, bancadas, banheiras, vaso sanitário e bidê. Elas podem ser concebidas em diferentes materiais, tamanhos e formatos — procure priorizar modelos de uma mesma linha para facilitar a harmonização.

Vasos com caixa acoplada, por exemplo, reduzem o desperdício. Também há equipamentos com tecnologia embutida que permitem maior controle do consumo de água e, consequentemente, economia. Elas são ideais para agregar o conceito de sustentabilidade ao projeto.

As louças podem ser organizadas de modo linear ou dispostas de maneira dispersa no ambiente. Isso acontece no projeto de Edinéia Nunes Lopez, que traz uma banheira de apoio solta no piso. A bancada também se destaca pelo corte diferenciado, com ângulos em vários sentidos.

Como complemento das louças, os metais sanitários representam todos os dispositivos para controle da água utilizada nas instalações. Isso inclui torneiras, registros, ducha, válvulas de descarga e de escoamento. Os modelos de aço inox são os mais procurados porque não enferrujam e têm uma estética interessante.

Box e mobiliário

Junto às louças sanitárias, compõem o grupo de peças volumosas do ambiente. O box veio para acabar com o excesso de umidade na parte seca do banheiro, proporcionando conforto e praticidade. Modelos em vidro (fumê, transparente ou colorido) trazem elegância e facilitam a limpeza rotineira.

Quanto ao mobiliário, geralmente é representado pelo tradicional gabinete com gavetas e compartimentos ou por uma grande bancada. Os nichos e prateleiras também vêm ganhando destaque por permitirem tirar proveito máximo do espaço vertical, além de oferecerem suporte para guardar objetos.

A Officina Portobello já une os benefícios dos móveis e das louças a partir de soluções incríveis na arte da porcelanataria. Bons exemplos podem ser encontrados na Linha Codice, que traz cubos, cubas, nichos, bandejas e outras peças para banheiro.

Também existem peças que mesclam mobiliário com louça, como acontece no banheiro de Carolina Villaça Boffe. Trata-se de um armário com bancada ampla e cores contrastantes — marrom da madeira e branco. O fundo neutro é criado com peças de Colorissima Nude e Travertino Navona Crema.

Acessórios

Banheiro decorado de forma harmonizada com louças sanitárias – Edinéia Nunes Lopez

Para finalizar, nada melhor que incluir acessórios no banheiro. É claro que os recursos vão depender do estilo trabalhado no ambiente, mas há itens que são bem-vindos em qualquer projeto por terem alguma função além da decoração.

Um bom exemplo está nos equipamentos de iluminação. Ao complementar a luminária central com pequenos spots embutidos no teto, por exemplo, você garante claridade bem distribuída e ainda cria um clima acolhedor.

As plantas também têm inúmeras utilidades. Algumas espécies não só adicionam cores e texturas ao local, como também ajudam a purificar o ar. Basta selecionar mudas que se adaptem às condições específicas do banheiro (constante mudança de temperatura, presença de vapor e umidade).

Detalhes simples também fazem a diferença: um jogo de toalhas disposto em cestos, uma lixeira de bambu, um conjunto de quadros, um arranjo com velas e flores dispostas sobre uma bandeja. São itens que agregam personalidade e dão vida ao ambiente, que fica com a cara dos donos.

Perceba o cuidado com que Lana Rocha projetou uma suíte master. O brilho presente no espelho, nos metais e no lustre de cristal não compromete a delicadeza das superfícies neutras. Essas são representadas pelo Cetim Bianco aplicado nas paredes, pelo Travertino Navona Bianco que reveste o piso e pelas louças/móveis brancos.

E então, conseguiu captar ideias para transformar o banheiro dos sonhos de muitas pessoas em realidade? Esperamos que sim! Lembre-se de priorizar a qualidade dos produtos, desde os revestimentos até os acessórios finais, a fim de obter os melhores resultados.

Se ficou com vontade de conhecer os diferenciais que a Officina Portobello oferece para projetos de banheiros e outros ambientes, acesse o site agora mesmo! Assim você confere soluções de cortes que se recompõem em novas formas, fica por dentro das coleções disponíveis e se inspira com a galeria de fotos!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *