Menu
Projetos e Obras
Busca

A banheira de imersão é fácil de ser instalada em diversos tipos de banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

Conteúdo Matérias

Banheira de imersão: chegou o momento de ter a sua!

26/11/2021

Saiba tudo sobre banheira de imersão, o que é, como surgiu e, principalmente, se vale a pena investir!

A banheira de imersão, também conhecida como freestanding, deixou de fazer parte apenas dos cenários de filmes e passou a integrar os lares brasileiros. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Além de charmosa, ela proporciona deliciosos momentos de relaxamento. Mas não pense que esses são os únicos motivos do seu sucesso.

Esse modelo oferece diversas vantagens relacionadas a aspectos como funcionalidade, instalação e manutenção.

Tem vontade de ter uma em casa ou usá-la em seus projetos? Então, continue a leitura deste artigo para saber tudo a respeito!

O que é uma banheira de imersão?

Diferentemente da banheira de hidromassagem, a de imersão funciona de forma muito simples. 

Isso porque a água quente vem de um sistema externo, ou seja, não demanda nenhuma instalação ou reforma complexa.

Cantinho especial para a banheira de imersão, cuja cor branca criou um belo contraste com o revestimento que reproduz argila
Cantinho especial para a banheira de imersão, cuja cor branca criou um belo contraste com o revestimento que reproduz argila
(Banheira Sabbia / Projeto: Portobello S.A.)

A banheira de imersão é apenas colocada sobre o piso. Portanto, basta estar próxima de uma entrada e de uma saída de água.

Por isso, acabou se tornando uma ótima opção para os banheiros pequenos, além de casas ou apartamentos alugados. Afinal, pode ser facilmente levada para qualquer lugar.

Também é importante dizer que o modelo é tão relaxante quanto qualquer outro, pois não são os jatos os responsáveis pela sensação de relaxamento, mas sim a água quente, que é colocada conforme a necessidade. 

Ao entrarmos na banheira, os nossos vasos sanguíneos dilatam e a nossa pressão arterial diminui. Dessa forma, ela ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade e até o mau humor. 

É por isso que tomar banho de banheira com frequência, além de ser uma delícia, gera diversos benefícios para a saúde.

Como esse modelo surgiu?

As banheiras de imersão seguem o estilo vitoriano, ou seja, têm suas raízes na Inglaterra do século XIX. 

Naquela época, elas eram feitas de diversos materiais, como cobre, mármore, barro, zinco e ferro, entre outros capazes de reter a água.

O modelo vitoriano ficou conhecido pelas curvas, pelo revestimento em porcelana e pelos pés, geralmente de ferro, que o deixavam elevado, de modo a facilitar a limpeza.

Assim como hoje, a banheira de imersão era um artigo de luxo e marcava presença em casas de pessoas abastadas, sendo um símbolo de status social.

Uma curiosidade é que era comum que elas fossem colocadas nas adegas das casas. Isso explica por que o banho de banheira passou a ser associado ao vinho mundo afora.

Será que vale a pena investir em uma banheira de imersão?

Ainda não sabe se esse é o modelo que atende às suas necessidades? Então, veja quais são os fatores que devem ser avaliados antes de uma tomada de decisão.

Instalação

Uma das maiores preocupações em um projeto de construção ou reforma de banheiro é a complexidade da obra. 

Dependendo da situação, é preciso mexer não apenas nos detalhes estéticos, como também na estrutura hidráulica e/ou elétrica.

No caso da banheira de imersão, a instalação é muito simples. Isso porque ela só precisa ser colocada sobre o piso. Ou seja, talvez você nem precise fazer uma obra.

Mas vale lembrar que esse modelo não conta com tubulações e mecanismos diversos. Sendo assim, você precisa ter um sistema externo de aquecimento. 

Neste banheiro, a banheira de imersão conta com uma bica de piso
Neste banheiro, a banheira de imersão conta com uma bica de piso (Banheira Sabbia Bahia / Projeto: Portobello S.A.)

Além disso, a banheira deve ser posicionada próxima de uma bica de parede ou de piso.

Caso você resolva colocá-la próxima da parede, lembre-se de que pode ser difícil fazer a limpeza do piso ao redor dela. 

É por isso que a bica de piso costuma ser a mais indicada, embora possa demandar uma pequena reforma para garantir a adaptação necessária.

Tamanho

Cada vez mais pessoas vivem em casas e apartamentos pequenos. Mas isso não significa que o sonho de ter uma banheira deve ser deixado de lado. Muito pelo contrário!

Mesmo os banheiros com espaço limitado podem abrigar uma banheira de imersão, já que existem modelos compactos, que se encaixam perfeitamente em ambientes reduzidos.

Modelo simples e compacto que esbanja elegância
Modelo simples e compacto que esbanja elegância (Projeto: Portobello S.A.)

Ao contrário da banheira de hidromassagem, a de imersão não ocupa espaço com tubulações nem nada do tipo. Esse é mais um motivo pelo qual o modelo tem se popularizado tanto.

Mas é claro que também há opções maiores. A escolha do tamanho da banheira vai depender do espaço disponível no seu banheiro.

Custo

Por se tratar de um modelo simples, a banheira de imersão tem um custo menor, se comparada a outras. É o caso da de hidromassagem, por exemplo. Entretanto, o valor pode variar bastante, dependendo de aspectos como design, material e tamanho.

Existem modelos pequenos disponíveis por preços bem acessíveis. Mas você também encontra banheiras de imersão de mármore ou outros materiais sofisticados, que podem ser mais caras que as de hidromassagem simples.

Além disso, por não ter componentes elétricos, dificilmente ela gera gastos com assistência técnica. E, ao adquirir uma banheira de imersão de uma marca de qualidade, você não terá que se preocupar com a manutenção, apenas com a limpeza.

Decoração

Além de proporcionar ótimos momentos de relaxamento, a banheira de imersão acaba se tornando um item que agrega estilo à decoração do banheiro. Afinal, estamos falando de um modelo muito charmoso, ainda que simples.

Nos banheiros mais sofisticados, uma banheira tradicional vitoriana se torna a protagonista por conta do visual marcante. Mas há opções em todos os designs, inclusive algumas com traços modernos, perfeitas para os ambientes contemporâneos.

Um exemplo de como a banheira de imersão se encaixa bem em projetos contemporâneos e minimalistas
Um exemplo de como a banheira de imersão se encaixa bem em projetos contemporâneos e minimalistas
(Banheira Sabbia Bahia / Projeto: Portobello S.A.)

Do clássico ao moderno, diversos projetos de decoração podem contar com a elegância de uma banheira de imersão. Basta fazer uma boa pesquisa para encontrar o modelo que mais combina com o seu banheiro.

Portanto, é difícil achar motivos para não ter uma dessas em casa, concorda? Será que chegou o momento de ter a sua? Pense nisso. Busque a opção ideal para as suas necessidades e aproveite banhos relaxantes mais do que merecidos.

Aliás, já ouviu falar sobre arquitetura da felicidade? Conheça o conceito e descubra como ele ajuda a nortear projetos em busca de bem-estar e qualidade de vida!

Foto de destaque: Além de proporcionar banhos deliciosos, a banheira de imersão é fácil de ser instalada em diversos tipos de banheiro (Projeto: Portobello S.A.)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *