Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Bancadas em porcelanato: projetos de Aline Lopes aliam elegância e funcionalidade

25/06/2018

As bancadas são elementos que merecem destaque, pela funcionalidade e também pela beleza e personalidade que conferem às cozinhas e banheiros, por exemplo. Para falar na prática desse assunto, o Archtrends Portobello traz informações importantes sobre o uso de porcelanato em bancadas, com dicas da arquiteta Aline Lopes, além de modelos de projetos versáteis e sofisticados.

Há algum tempo, quando se falava em bancadas de cozinha ou banheiro, o pensamento logo voltava ao uso de mármores e granitos. Atualmente, com a alta tecnologia empregada na produção do porcelanato, o material está cada vez mais presente nas superfícies, garantindo acabamento de qualidade e personalidade ao espaço.

O uso do porcelanato já superou revestir apenas pisos e paredes. Hoje, com os grandes formatos e cortes especiais, por exemplo, é possível criar tampos de mesas de centro ou mesas de jantar. Bancadas de pias para banheiros, cozinhas ou churrasqueiras, cubas esculpidas ou até mesmo painéis decorativos como se fossem uma obra de arte.

Arquite Aline Lopes, com perfil no Archtrends Portobello

Arquite Aline Lopes, com perfil no Archtrends Portobello

Parceira da Portobello, a arquiteta Aline Lopes (veja seu perfil no Archtrends) tem experiência em projetos com o uso de porcelanato. Num apartamento situado no Jardim Marajoara, Zona Sul de São Paulo, o revestimento da Linha Marmi Clássico, no modelo Nero Venato Silk, foi instalado na bancada da pia e nicho da churrasqueira de uma varanda gourmet.

A resistência aos riscos, a alta impermeabilização, aliados a textura marmorizada deixou o ambiente mais sofisticado, e segundo Aline, viabilizou a estética que originalmente em mármore não seria indicada. “Como as características técnicas são superiores às pedras naturais, é bastante recomendado para o uso em cozinhas. Eles resistem ao calor das panelas quentes e não trincam”, reforça a arquiteta.

Porcelanato Nero Venato Silk na bancada da pia e nicho da churrasqueira e Mos Paonazzetto revestiu parede da área gourmet

Porcelanato Nero Venato Silk na bancada da pia e nicho da churrasqueira e Mos Paonazzetto revestiu parede da área gourmet

Em outro projeto, também localizado na Zona Sul, ela lembra que os clientes eram jovens e recém-casados, e procuravam por soluções inovadoras. A decisão foi instalar um porcelanato que reproduz madeira, na versão Eucalipto Autoclavado PátinaLinha Ecollection. “Esse projeto aconteceu em 2013, e naquele ano era lançamento esse tipo de bancada. Acabamos fazendo em todos os banheiros e o casal ficou impressionado com o resultado”, pontua.

Projeto Cruz, Banheiro Máster, assinado por Aline Lopes

Projeto Cruz, Banheiro Máster, assinado por Aline Lopes

Composição com porcelanato Eucalipto Autoclavado Pátina, da Portobello, na parede do box e bancada da pia

Composição com porcelanato Eucalipto Autoclavado Pátina, da Portobello, na parede do box e bancada da pia

Características técnicas

As medidas de bancadas variam de acordo com o tamanho do ambiente. É importante avaliar o local, respeitando a circulação e abertura das portas de armários e eletrodomésticos. Aline recomenda em cozinhas, profundidades de pias entre 60 e 65cm, com altura de 90cm. Nos banheiros, o ideal é uma bancada com 40 a 50cm, e altura entre 80 e 85cm. No caso de balcões para refeições, eles precisam de pelo menos 35 a 40cm de profundidade com altura de 76cm para cadeiras e ainda, 1,10cm para banquetas mais altas.

Mais um projeto com bancada em porcelanato Steel Corten Mate, da Portobello

Mais um projeto com bancada em porcelanato Steel Corten Mate, da Portobello

Especificadora da Portobello Shop Brooklin, Aline Lopes atua em São Paulo e região. Ela conta que se considera arquiteta desde criança e lembra que passava a tarde reproduzindo plantas baixas de folder que o avô trazia. “Minha brincadeira de bonecas se resumia em montar as casinhas. Meu interesse era saber quem seriam os moradores, quantos filhos e qual a idade. E hoje, estou fazendo o que realmente me dá prazer”, afirma.

Quer planejar também uma bancada em porcelanato? Acesse o site www.portobello.com.br. Lá você encontra informações técnicas e produtos ideais para seu ambiente.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *