10.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Bancada de cozinha em porcelanato, com cooktop, fruteira e outros utensílios de cozinha
Cozinha com bancada larga de porcelana e utensílios funcionais (Projeto: Amanda Miranda)

Bancada para cozinha: estilos, materiais e por que usar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.05.2022
Saiba mais sobre os modelos de bancada para cozinha e as melhores dicas para aplicá-la em seu projeto. Confira
minutos de leitura

Pensar na bancada para cozinha é uma das principais etapas ao elaborar um projeto de cozinha planejada, porque ela é essencial para deixar o espaço mais prático e funcional na hora de fazer as atividades culinárias do dia a dia.

Porém, a ideia de uma bancada de cozinha funcional não nasce do zero: é preciso pensar no tamanho, material e revestimentos ideais para sua criação, para que ela seja uma solução para o ambiente e não um problema.

No conteúdo de hoje nós vamos entender juntos tudo o que é importante na hora de escolher uma bancada para a cozinha e quais são os estilos e materiais mais comuns para usar em um projeto, visando entregar uma cozinha funcional para qualquer residência.

Bancada para cozinha: o que é?

Bancada de cozinha integrada com mesa e cadeira para refeições, ambiente amplo com prateleiras suspensas para utensílios
Bancada de cozinha com curvas em apartamento escultórico (Projeto: Portobello S.A.)

A bancada da cozinha nada mais é do que o mobiliário da cozinha utilizado para fazer as mais variadas tarefas feitas no ambiente, entre cozinhar, lavar louça, fazer refeições, entre outras atividades.

A bancada de cozinha tem várias funcionalidades dentro de um projeto: ela serve como um local de apoio para preparar alimentos, ao mesmo tempo que pode ser uma mesa para refeições rápidas ou até uma divisória de ambientes integrados, delimitando a área da cozinha de outro espaço da casa.

Em uma área gourmet, por exemplo, a bancada da cozinha pode ser facilmente um local onde as pessoas podem interagir e passar mais tempo juntas, enquanto a refeição está sendo preparada, um dos bons motivos para inserir a bancada em um projeto.

O que muitas pessoas não sabem é que as bancadas podem ser diferenciadas de acordo com a utilização: a bancada molhada é aquela que tem a torneira e a cuba, onde a água é bastante utilizada. Já a bancada seca geralmente serve de apoio para eletrodomésticos, itens de decoração e alimentos.

A seguir falamos um pouco mais sobre os tipos de bancadas para cozinha, acompanhe!

Estilos de bancadas para cozinha

Se você está pensando em inserir uma bancada no projeto de cozinha planejada vale a pena conhecer antes os tipos mais comuns, para ver qual se adequa melhor ao estilo de cozinha que deseja montar.

Existem 3 tipos de bancadas mais comuns para se instalar em um projeto de cozinha planejada: a bancada península, a bancada da pia e a bancada em ilha. A seguir falamos sobre as característica de cada uma delas.

Bancada península

Um dos estilos mais comuns nas cozinha. Sua característica principal é estar acoplada à parede ou a algum móvel, e, por isso, se torna uma ótima opção para otimizar o espaço de cozinhas pequenas.

Bancada da pia

Embora seja fundamental para a cozinha, muitas pessoas não sabem que a pia também é considerada uma bancada. Inclusive é um bom exemplo de bancada molhada que precisa de cuidados especiais por estar em constante contato com água, gordura e outros líquidos.

Além dia pia comum, você pode utilizar a pia na bancada com ilha, que é nosso próximo item.

Bancada em ilha

A famosa bancada em ilha é bastante conhecida, principalmente em projetos de cozinha americana, que tem a bancada como o móvel que delimita o espaço integrado com outros. Nesse tipo, a bancada não é fixa na parede, ou seja, ela fica “isolada” no meio do ambiente, o que permite que a circulação de pessoas seja livre ao seu redor.

Nela é possível inserir eletrodoméstico, a própria pia, cooktop e outros elementos que facilitem o dia a dia de quem vive na cozinha, além de ser uma ótima opção para ampliar os espaços de convivência com outros ambientes do imóvel.

Vale a pena avaliar o tamanho do espaço e a disponibilidade em inserir uma bancada ilha, combinando móveis como banquetas para ocupar menos espaço e lustres para aprimorar a iluminação e criar um ambiente ainda mais aconchegante.

Principais materiais para bancada de cozinha

Entre os materiais para bancada da cozinha é preciso destacar a importância da escolha certa, para evitar transtornos futuros. Existem diversas cores e estilos diferentes de materiais, para levar a elegância e sofisticação para a decoração, entretanto a prioridade deve ser: um material durável e muito resistente para compor a bancada da cozinha.

As possibilidades são infinitas, desde as mais naturais até as desenvolvidas com tecnologias mais arrojadas e resistentes: bancadas de porcelanato, de pedras naturais, de madeira… porém, priorize materiais que não absorvam água, que tenham alta resistência a impacto e a alto trânsito de pessoas, garantindo que sua bancada dure décadas, sem transtornos. Ou então, um porcelanato que reproduza esses materiais. Confira a seguir alguns estilos de bancada para cozinha:

Bancada de porcelanato

Cozinha ampla, com área aberta, plantas verdes, parede em mármore com tons de verde e bancada de cozinha retangular grande em porcelanato
Bancada de cozinha em porcelanato, amplo espaço verde integrado com área externa (Projeto: Portobello S.A.)

A bancada de porcelanato tem sido uma das opções mais escolhidas entre os profissionais de arquitetura nos projetos de cozinha planejada, isso porque é o tipo de material que melhor atende às exigências que o espaço demanda: resistência, durabilidade e, é claro, beleza.

O porcelanato na cozinha tem uma série de qualidades e vantagens:

  • é resistente ao calor, o que permite apoiar diretamente panelas quentes, por exemplo;
  • a absorção de água é nula, o que evita manchas e não compromete a qualidade da bancada como em pedras porosas;
  • é de fácil limpeza, por ser totalmente impermeável;
  • impossibilita a proliferação de bactérias e micro-organismos comuns em ambientes úmidos;
  • não acumula gordura se limpo corretamente;
  • é sustentável;
  • representa diversos tipos de texturas naturais como mármore, madeira e pedras raras, levando beleza ao espaço com maior resistência;
  • não tem porosidade e não lasca fácil.

Existem muitos mitos sobre o uso de porcelanato na cozinha e para ajudar a entender ainda mais a vantagens da bancada de porcelanato na cozinha nós realizamos uma live, com um conteúdo riquíssimo e disponibilizamos aqui no Portal Archtrends, não deixe de conferir.

Bancada de madeira

Cozinha integrada com sala de jantar, revestimento na parede e bancada toda de madeira, mesas e cadeiras brancas e eletrodomésticos nas tonalidades cinza
Cozinha integrada com sala de jantar sofisticada, parede e bancada de cozinha em madeira (Projeto: Patrícia Ieno)

Uma opção bastante procurada fora do Brasil e que tem ganhado adeptos é a bancada de madeira, principalmente por pessoas que querem uma cozinha rústica, onde a proposta mais característica é a união da madeira com outros elementos. Porém, é preciso ficar alerta a este tipo de material na cozinha, porque se não for cuidado adequadamente pode ocasionar problemas futuros.

Com a madeira o cuidado com a umidade precisa ser intensificado, já que a madeira molhada pode ficar com manchas e fazer com que ela perca a sua beleza e estabilidade com o passar do tempo. Outro ponto de atenção é em relação a objetos pontiagudos que podem causar danos à peça e a possíveis aparecimentos de cupins e outros insetos que podem prejudicar o material.

Quer entender se a bancada de madeira para cozinha é indicada? Acesse nosso conteúdo a respeito, com mais dicas e opções alternativas para utilizar. Confira!

Bancada de mármore

Cozinha com ilha pequena central em tons de verde, bancada em mármore branco e chaleira laranja em cima do cooktop
Cozinha com ilha central de mármore e armários em tom verde pastel aconchegante (Projeto: Juliana Abad)

Quando se pensa em bancadas de cozinha, o mármore é, com certeza, um dos materiais mais desejados. Ele traz um ar mais elegante e sofisticado para a decoração do ambiente e combina com diversos estilos de decoração, principalmente o clássico.

Existem muitos padrões de cores diferentes de mármore, com beleza inigualável, abrindo um leque de possibilidades para uma cozinha planejada. Entretanto, alguns cuidados também precisam ser tomados em relação a esse material, porque é uma pedra natural e com bastante porosidade, o que propicia o acúmulo de água e microorganismos que podem deteriorar e prejudicar a resistência do mármore com o passar do tempo.

Vale a pena apostar no porcelanato que reproduz mármore, que oferece a resistência necessária para o espaço, sem deixar a beleza estética de lado. Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens da bancada de mármore na cozinha e conheça algumas opções alternativas no conteúdo que publicamos aqui no Portal Archtrends, vale a pena a leitura.

Bancada de cimento queimado

Cozinha planejada com depurador industrial, bancada de cimento queimado e móveis em cinza
Cozinha estilo moderno industrial com bancada em tom de cimento queimado (Projeto: Renata Pedreschi)

O cimento queimado é outra alternativa de bancada de cozinha, utilizada principalmente em projetos de cozinha planejada com estilo industrial. Uma observação importante em relação a este tipo é a necessidade recorrente de impermeabilizantes para proteção contra a ação da água.

Entretanto, existem modelos de porcelanato que reproduzem o cimento queimado como a Linha Dansk. Vale a pena conferir!

Bancada de granito

Bancada de granito com cooktop, cafeteira e sanduicheira em tons cinza e preto. Armário em creme embutido na pia
Bancada de cozinha de granito, armário em tom sóbrio e utensílios no estilo minimalista (Projeto: Lara Gusmão)

Granito é o material mais comum para bancadas nas cozinhas brasileiras, por ser acessível e fácil de trabalhar nas marmorarias. Além disso, é indicado para compor um estilo mais neutro e clean na decoração, dependendo de sua tonalidade.

Por ser uma pedra natural, apresenta porosidade, podendo acumular microorganismos. Em cores claras, pode manchar com facilidade.

Bancada de silestone

Cozinha grande integrada com sala de estar e churrasqueira. Móveis, parede e teto nos tons branco e iluminação embutida no teto
Cozinha gourmet integrada com sala e bancada de silestone (Projeto: Carla Felippi)

Silestone é um material que mistura pedras naturais como o quartzo com resinas de poliéster. Possui aparência lisa com grande variedade de cores, mas o branco é mais tradicional neste tipo de material.

É um pouco mais resistente do que as pedras naturais, porque tem menor porosidade, entretanto vale a pena tomar cuidado com objetos quentes, por conta da resina presente em sua composição.

Projeto de bancada de cozinha: conte com um profissional

Contar com a ajuda do profissional de arquitetura é fundamental para o sucesso de uma cozinha planejada. Poder aliar os desejos pessoais do morador com os conhecimentos técnicos de um profissional de arquitetura é o melhor cenário para criar uma cozinha funcional, prática e seguindo as melhores tendências de decoração.

O mesmo vale na hora de escolher a bancada para a cozinha. O profissional deverá indicar os materiais que mais combinem com a decoração e priorizem as vontades do cliente.

Veja algunspontos a considerar na hora de projetar a bancada de cozinha e como aliar as expectativas do morador e do arquiteto.

Avalie o aspecto estético

Cozinha integrada com área externa, bancada em L ampla em tons de madeira e cooktop preto na ilha central
Bancada ampla em tom rústico para cozinha integrada a área externa (Projeto: Morada 31.12 Arquitetura e Interiores)

Cuidar da decoração e fazer com que ela combine com os demais compartimentos da casa é um aspecto importante a considerar na hora de projetar a bancada da cozinha, afinal, ela toma um espaço de destaque no ambiente e não pode destoar do restante do espaço.

Como existem diversas possibilidades de cores, texturas e designs, vale a pena uma reunião entre cliente e arquiteto, para validar os gostos pessoais com as principais opções do mercado. Além disso, vale a pena buscar referências – nisso, é possível contar com a Archtrends, que possui 40 mil imagens e é um ótimo recurso para te ajudar com as inspirações.

É sempre importante lembrar que é de extrema importância aliar a estética e beleza das peças com a sua durabilidade, item que tratamos a seguir.

Não deixe a durabilidade de lado

Em ambientes de alto fluxo de pessoas e que tenham constante contato com a água e outros componentes químicos, além de receber bastante impacto e variação de temperatura, é preciso escolher materiais duráveis e resistentes, para ser conservável ao longo do tempo e evitar constantes manutenções que podem ocorrer quando o material é mais sensível.

Considere o tamanho

Outro ponto de bastante atenção tanto para criar o projeto da cozinha, quanto na escolha do material da bancada, é pensar no tamanho delas. Uma bancada muito grande tem maior destaque na cozinha, então optar por um tom neutro ajuda a manter a suavidade do ambiente.

O arquiteto deverá orientar o cliente, mostrando as várias possibilidades neste sentido.

Em relação à altura da bancada da cozinha, vale a pena pensar na pessoa que mais utilizará o ambiente, para que fique tudo mais prático e atenda às suas necessidades.

Priorize a praticidade

Nós apresentamos diversos materiais ao longo deste conteúdo, com suas características principais, vantagens e desvantagens. Alguns são mais práticos de limpar, outros demandam manutenção recorrente.

Se a praticidade é um dos desejos do projeto da cozinha, vale a pena escolher materiais que não tenham porosidade e nem risquem de forma fácil ou se danifiquem com diferentes temperaturas ou impacto. Dessa forma a cozinha ficará sempre bonita e, ao mesmo tempo, o morador não terá dificuldade em limpar a bancada.

Essas foram nossas dicas para entender mais sobre a importância e funcionalidade da bancada para cozinha, que, além de decorar, é ideal para deixar o espaço útil e agradável para celebrar os melhores momentos, com refeições deliciosas entre amigos e famílias.

Continue acompanhando nossos conteúdos e dicas para levar o que há de melhor para a decoração de casas, residências ou qualquer outro tipo de ambiente. Até a próxima!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Bancada para cozinha: estilos, materiais e po...

Bancada para cozinha: estilos, materiais e por que usar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies