17.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cozinha C2, da Officina Portobello, na Portobello Shop Brasília (DF)

Desmistificando bancadas de porcelanato na cozinha

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.03.2021
Duas especialistas no assunto respondem todas as dúvidas sobre durabilidade, resistências, bordas e muito mais.
minutos de leitura

Apesar de mobiliarem as cozinhas de todo o mundo, as bancadas de porcelanato ainda geram uma certa polêmica no Brasil. “A gente entende que muitos ainda têm dúvidas se é o material ideal para se colocar numa cozinha, se é aconselhável. O porcelanato é um material muito bacana, e o vemos cada vez mais não só no revestimento de pisos e paredes, mas também no mobiliário”, disse Carol Werner, coordenadora de capacitação de produto Portobello, em live realizada no Instagram, entre as contas do Archtrends e da Officina Portobello, marca de mobiliário em porcelanato do grupo.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

A live teve o objetivo de colaborar na desmistificação das bancadas de porcelanato na cozinha, respondendo dúvidas enviadas pelos seguidores da Officina e da Portobello. “Temos que tranquilizar nosso consumidor sobre o uso de porcelanato na bancada de cozinha”, afirmou Gabriele Berleze, coordenadora de produto da Officina, que também participou da live. Ela e Carol fazem parte do grupo técnico que desenvolve as bancadas com características de melhor qualidade.

Cozinha C2, da Officina Portobello, em Concrete Graphite

“Desenvolvemos soluções técnicas que fazem com que o porcelanato tenha ótima performance na cozinha”, continua Gabriele. “Com todas as vantagens que o porcelanato oferece”, completa Carol. São elas: resistência mecânica, resistência a manchas, resistência a ataque químico, fácil manutenção, fácil limpeza e porosidade zero. Ou seja, é o material ideal para uma bancada ou ilha de cozinha. “Você pode apoiar uma fruta sem receio, por exemplo”, assegura Carol.

Confira a seguir as principais dúvidas respondidas pelas profissionais:

Cozinha C2, da Officina Portobello, em Travertino Navona Grigio

A Portobello faz bancadas de porcelanato? Pergunta da @millebm05

Sim, fazemos há pelo menos três anos, pela Officina Portobello. Para as bancadas de cozinha su misura, ou sob medida, nosso serviço inclui engenharia, validações técnicas, validações estruturais e instalação. Em setembro de 2020, lançamos nossa linha de cozinhas, a Cucine Componibili, que apelidamos de C2. Com ela, lançamos também uma ferramenta que facilita a composição da cozinha na Portobello Shop. A Officina, além de possuir equipamentos de ponta, específicos para corte de porcelanato, conta também com a expertise dos mestres porcelanistas, para um acabamento perfeito.

Como fazer o orçamento de uma bancada da Officina Portobello? Pergunta da @raquel_bressan

É preciso procurar uma loja Portobello Shop, nos estados que a Officina atende (SP, PR, SC e RS). É importante trazer as medidas da cozinha, pelo menos uma noção do espaço disponível, e a ideia de bancada ou ilha que você deseja. O projetista então vai fazer a composição de módulos para o seu projeto. Esse projeto vai para a fase de orçamentos na própria loja. As lojas contam com amostras das superfícies, então é possível ter uma noção muito realista de como vai ficar. A Portobello Shop conta com toda a expertise para o projeto e orçamento, além de atendimento personalizado. Não fazemos orçamentos por e-mail, Whats App, Instagram ou nas unidades fabris da Officina.

Detalhe do acabamento da área molhada da C2

Mas o porcelanato em cozinha é recomendável? Os marmoristas dizem que não, mas eu gostaria de usar pela gama de opções de texturas e desenhos. Pergunta da @roseliwinter

É um material muito bacana para utilizar em cozinha, sim. Porém, quando falamos em bancada de porcelanato, é preciso lembrar da qualidade do acabamento. Marmoristas trabalham, tradicionalmente, com materiais mais rústicos. O porcelanato não tem a mesma composição de mármores e granitos. Ao fazer os cortes, o acabamento das bordas e as colagens, é preciso ter expertise em porcelanato. O marmorista pode realizar muito bem a bancada de mármore, mas não tem a expertise que a Officina desenvolveu com o porcelanato, não tem a tecnologia de ponta que nós temos. O impeditivo está na expertise da mão de obra. Ele pode não ter o equipamento correto, achar dificultoso. Nossa dica é: nunca aceite o primeiro não, procure outras opiniões.

Qual a durabilidade de uma bancada de porcelanato? Pergunta da @lucianaluchini

As bancadas saem da Officina Portobello com garantia de dois anos. A vida útil, porém, é bem superior, de décadas. Mas, para isso, é preciso tomar os cuidados necessários. As bancadas são entregues com o manual do usuário, com as recomendações de manutenção.

bancada de porcelanato na cozinha
Lastras de porcelanato color body são recomendadas para a cozinha, como Bianco di Elba 120x278 dessa ilha

Que tipo de porcelanato usar na bancada? Pergunta da @lucianaluchini

Porcelanato color body é o que utilizamos na C2. Oferece grande resistência, por ser um porcelanato técnico com esmaltação. E as Lastras oferecem peças maiores, para bancadas com menos emendas. Então, o melhor tipo seria Lastra de porcelanato color body. Mas é possível utilizar outros tipos também, dependendo do projeto.

As bancadas de porcelanato não lascam? Pergunta do @elias_alves_elias

O lascamento ocorre em todos os materiais. Toda quina viva corre o risco de lascar, seja a bancada de pedra natural, porcelanato ou outro material. Para proteger a bancada de lascamento, a C2 conta com um bisel nas bordas. Você deixa de ter os cantos vivos e passa a ter os cantos mais protegidos. Se cair um objeto ou bater uma panela, a quina pode lascar, sim. É considerado mal uso. Mas, com o bisel, a chance de lascamento é bem menor. No desenvolvimento da C2, testamos várias tipologias de quinas em nosso laboratório técnico, com as equipes de design e engenharia. Chegamos a esse bisel, que é o que mais oferece resistência ao impacto. Nós inventamos esses testes, pois não há normativa, para desenvolver o melhor produto possível.

bancada de porcelanato na cozinha
Detalhe do bisel das bordas da C2, que protege contra lascamento

Qual a resistência da bancada de porcelanato para o impacto? Pergunta da @fabaianapiovesanmest

Existem vários tipos de impacto. Nós testamos o impacto de borda, como falamos acima, e o impacto no centro da bancada. Nesse segundo caso, uma das soluções que desenvolvemos na engenharia são os reforços estruturais. Utilizamos vários reforços dentro da bancada para oferecer resistência ao centro da bancada.

Bancada de porcelanato na cozinha mancha? Pergunta da @danczukandrea

Uma das maiores questões referentes a bancadas de porcelanato é se mancha. Porque geralmente se vai trabalhar com alimentos sobre a bancada. Mas o porcelanato oferece grande resistência a manchas. Nós testamos com vários agentes manchantes, inclusive vinho, uva, morango e café. Nenhum deles gera manchas permanentes. Para limpar, basta utilizar produtos comuns e fáceis de achar no mercado: detergente neutro, saponáceo cremoso ou Veja Cloro Ativo. Se for porcelanato polido, passar com o lado macio da esponja. Se for natural, pode ser com o lado abrasivo. Vai limpar com bastante facilidade e não vai manchar.

bancada de porcelanato na cozinha
Bancada de porcelanato na cozinha C2, da Officina Portobello, em Travertino Navona Grigio

A bancada de porcelanato pode rachar ou quebrar com facilidade? Pergunta da @danczukandrea

Com facilidade, não. Porém é preciso ter cuidado no uso, como nas bancadas de todos os materiais. A bancada não foi feita, por exemplo, para uma pessoa subir em cima. Não pode subir para guardar algo no armário superior ou trocar uma lâmpada. Nesses casos, utilize sempre uma escada.

Bancada de porcelanato risca? Pergunta da @louhandrade

Pode riscar, porém apenas se houver mal uso de forma intensa. Se o usuário repetidamente arrastar peças de cerâmica não esmaltadas, com o tempo podem surgir pequenos riscos. Um bom jogo americano resolve o problema. As superfícies com mais resistência a riscos são os porcelanatos naturais. Os porcelanatos polidos são mais suscetíveis a riscos. Por exemplo, não podemos limpar com o lado abrasivo da esponja. A maioria das superfícies da linha C2 tem acabamento natural, justamente para evitar riscos. 

O porcelanato mancha com panela quente? Pergunta do @diariodocajuzinho

Não mancha, não queima, não muda de cor. O porcelanato é sinterizado em fornos de 1230 a 1250 graus, então suporta altas temperaturas. Podemos colocar tranquilamente uma panela a 400 graus diretamente sobre o porcelanato que nada vai acontecer. Uma forma com o bolo saindo do forno também podemos apoiar na bancada. O máximo que pode acontecer é a panela com fundo de alumínio deixar um pouco de resíduo no porcelanato. Mas um saponáceo cremoso remove essa sujeira. Existem outros materiais para bancadas no mercado que não suportam altas temperaturas, por exemplo resinas, que já depreciam com 100 graus.

bancada de porcelanato na cozinha
Para cozinhas de alto uso, recomendamos porcelanatos color body e naturais, como Nordik Wood

Como funciona no sentido de durabilidade e resistência para uma cozinha que usa muito? Pergunta da @sandrprado

Na Officina, nós fazemos a diferenciação entre cozinhas de alto e baixo uso. Mesmo nas cozinhas de utilização diária e intensa, a bancada pode ser durável e resistente, basta tomar alguns cuidados. Nesses casos, é interessante optar por porcelanatos naturais, mais resistentes a riscos, e color body. Color body é um porcelanato esmaltado, em que o corpo do produto tem a mesma cor do esmalte. A lateral do porcelanato, a massa, tem a mesma cor da face bela. Não é fácil de lascar, mas se bater algo e acabar lascando, vai ficar da mesma cor, não vai mostrar tanto o dano que pode acabar acontecendo em uma cozinha de alto uso.

A bancada de porcelanato tem a resistência de uma bancada de pedra? Pergunta da @belaone

Sim. O porcelanato é composto por 70% de rochas nobres. Esse material é atomizado – ou seja, destruído para virar outro mais resistente. E ainda passa pelo processo de queima. Então chegamos em uma resistência tão boa quanto, inclusive superior. O porcelanato se mostra mais resistente em comparação com algumas pedras naturais. Podemos dizer com tranquilidade que o porcelanato oferece a resistência necessária para uma bancada de cozinha.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Desmistificando bancadas de porcelanato na co...

Desmistificando bancadas de porcelanato na cozinha

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezados sou do Paraná e onde encontro os serviços de vcs, estou próximo a Maringá?

  2. Tenho dúvida de é necessário colocar uma bancada de alvenaria para, depois, colocar o porcelanato, ou se a bancada de porcelanato pode ser colocada diretamente sobre os móveis planejados da cozinha.

    1. Olá, Cristiane,

      Quando adquire bancadas Officina Portobello, no contrato esta descrito que as bancadas serão instaladas sobre sistema de fixação, que pode ser grapa ou mão francesa.
      Não é recomendado apenas apoiar a bancada sobre o móvel, pois ele pode ceder e danificar as emendas do mobiliário em porcelanato.

      Em ilhas não terá jeito, é necessário apoiar sobre os móveis ou então construir estruturas metálicas ou de alvenaria.

      Grande abraço,
      Equipe Archtrends Portobello

  3. Boa noite, sou acabador de marmores granitos e porcelanato, acho muito mais lindo o projeto sendo executado com porcelanato, depois de instalado, a resistência ea mesma coisa sem contar q mais belo.

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies