06.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Foto: Barbara Cassou)

Balenciaga: a elegância dos chapéus

calendar-blank-line
06.08.2021
Uma exposição que celebra a elegância dos chapéus em uma investigação em conjunto do Museu de Design de Barcelona e Cristóbal Balenciaga.
minutos de leitura

Mais de oitenta peças fazem parte da primeira exposição internacional sobre os chapéus de Balenciaga. Todos eles criados entre a casa de alta costura da marca em Madri e Paris, desde o final dos anos 30 até o final dos anos 60. Ineditamente expostos no Museu de Design de Barcelona, em parceria com o Museu Cristóbal Balenciaga. 

Confira outras exposições no Museu de Design de Barcelona aqui

balenciaga
Entrada da exposição Balenciaga: a elegância dos chapéus no Museu de Design de Barcelona (Foto: Barbara Cassou)

"Os chapéus de Balenciaga fazem parte da sua moda: são cuidadosamente desenhados para complementar a linha de seus conjuntos, balancear volumes e finalizar uma silhueta com perfeição" - Jardin des Modes, 1961.

Os chapéus nasceram, em partes, para criar uma identidade pessoal, de status social e hierarquia nas sociedades. Desde antigamente são considerados tanto como um elementos de proteção, quanto de autoridade. 

Ao final do século XVIII, na França, os modistas da época criaram ateliers de chapéus. Eram considerados elementos de luxo e podiam levar variados tipos de materiais e tecidos. Atualmente os chapéus ainda aparecem em desfiles de moda e cerimônias sociais. 

Balenciaga
80 diferentes tipos de chapéus expostos, desenhados por Cristóbal Balenciaga (Foto: Barbara Cassou)

Cristóbal Balenciaga desenhou chapéus elegantes, que abusam da criatividade e completavam os "looks". Sua exposição no Museu de Design de Barcelona mostra vários tipos e estilos de chapéus realizados pelo departamento de chapéus da Casa Balenciaga em Paris e Madri, entre os anos 1930 e 1968. Levam em conta a importância desse acessório no contexto social e cultural da época. 

As clientes internacionais da marca já apreciavam a Casa Balenciaga desde 1924, quando tinha sede em San Sebastian (norte da Espanha). Depois, expandiu-se para Madri (1933) e Barcelona (1935) também. E atravessou as fronteiras instalando-se também em Paris (1937). 

Era um prestígio ser cliente de Balenciaga. Alguns setores da imprensa chamavam essas clientes de "as Balenciagas". Tinham autoestima, buscavam comodidade e eram principalmente elegantes. Muitas delas pediam um "total look": desde as vestimentas até o chapéu. 

Balenciaga
Exemplo de um chapéu estilo Pamela, por Cristóbal Balenciaga (Foto: Barbara Cassou)

Na exposição, é possível observar os diversos tipos de chapéus que foram sendo criados ao longo dos anos. Alguns deles são:

  • PILLBOX: chapéu redondo com o topo rígido. Ainda muito usado pela família real Inglesa hoje em dia; 
  • CASQUETE: chapéu como uma coroa com a forma convexa no topo da cabeça. Geralmente sem aba e sem cobrir a cabeça totalmente. Derivado da tipologia "casco";
  • PAMELA: chapéu com aba, geralmente grande, criando sombra no rosto. Feito em palha, é associado aos camponeses, porém desde o século XVIII a nobreza também incorporou esse estilo no seu guarda-roupa;
  • TURBANTE: criado a partir de um tecido drapeado e envolvendo ao redor da cabeça, historicamente foi associado à Índia. Ainda que no Oriente seja considerado como um artigo masculino, no Ocidente foi de uso feminino;
  • BOINA - chapéu produzido em feltro, sem nenhuma estrutura interna, de formato redondo e plano. 

Balenciaga se caracteriza pela sofisticação e simplicidade das formas no design de chapéus. Os volumes puros, estilizados, criados a partir de formas simples e escultóricas fazem parte da sua história. 

Balenciaga
(Foto: Barbara Cassou)

A exposição, além de exibir os oitenta diferentes tipos de chapéus, também mostra detalhes como: sketches do designer, a caixa de presente antiga da marca e uma infinidade de adornos, como penas e flores. 

É impressionante ver através da exposição "Balenciaga, a elegância dos chapéus" a imensidão de diferentes possibilidades e adornos que é possível chegar com apenas o design de um chapéu.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Balenciaga: a elegância dos chapéus...

Balenciaga: a elegância dos chapéus

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies