29.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Fundamental para quem vai comprar, vender ou alugar, a avaliação de imóveis pode ser feita por arquitetos e urbanistas (Foto: Unsplash)

Avaliação de imóveis: possibilidade de carreira para arquitetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.09.2021
Mudanças no comportamento do consumidor aqueceram o mercado, tornando a avaliação de imóveis ainda mais atrativa para arquitetos e urbanistas.
minutos de leitura

Com o mercado imobiliário em alta, arquitetos e urbanistas têm a oportunidade de apostar em uma atividade que, muitas vezes, não faz parte do seu dia a dia: a avaliação de imóveis. 

De acordo com a resolução 21/2012 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, esse trabalho está entre as competências desses profissionais.

O Art. 2 engloba o seguinte: “vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem”. 

Algumas decisões de Justiças Estaduais e da Federal já determinaram que apenas profissionais de Arquitetura e Urbanismo ou de Engenharia Civil podem fazer avaliação de imóveis.

No entanto, outros também realizam essa atividade em diversas regiões do país. Esse é o caso de corretores de imóveis.

Se você tem interesse em atuar na avaliação de imóveis, acompanhe o nosso artigo de hoje para saber mais sobre o assunto!

Afinal, o que é a avaliação de imóveis? 

O objetivo da avaliação de imóveis é a definição do valor de mercado. Essa informação é importante na hora de comprar, vender ou alugar, pois permite negociar preços de forma justa. 

Dessa maneira, tanto a imobiliária quanto o proprietário e a pessoa que vai comprar ou alugar ficam satisfeitos. 

A avaliação de imóveis pode ser verbal ou por escrito
A avaliação de imóveis pode ser verbal ou por escrito (Foto: Unsplash)

Para chegar à precificação, um profissional faz a avaliação técnica da construção. 

O processo envolve o conhecimento do imóvel para entender aspectos como metragem e conservação, além de características positivas e negativas como um todo. 

A estrutura e o histórico também são avaliados. Outro ponto importante nesse levantamento é a localização. 

Tudo isso aparece em um documento escrito, chamado Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM). Nele vão estar registrados todos os aspectos da construção. 

No entanto, essa avaliação pode ser apenas verbal, o que é mais comum. Apesar de não ficar registrada, pode ajudar a ter uma noção rápida do valor do imóvel. 

Quem pode avaliar imóveis

Assim como arquitetos e urbanistas, engenheiros civis podem emitir pareceres técnicos sobre construções. 

A exigência é apenas estar registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) ou no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), respectivamente. 

Você também já deve ter visto um corretor fazendo avaliação de imóveis. Isso é possível, mas é preciso que ele tenha cursado nível superior em Gestão Imobiliária ou especialização em Avaliação Imobiliária. 

O profissional ainda tem que se inscrever no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI). 

Por que a avaliação de imóveis é uma oportunidade para arquitetos e urbanistas? 

Ao contrário do que se imaginava, a pandemia aqueceu o setor imobiliário e de construção. Passar mais tempo em casa se tornou uma realidade para grande parte dos brasileiros. Com isso, muita gente investiu em reformas ou procurou espaços maiores. 

No primeiro trimestre de 2021, os financiamentos imobiliários aumentaram 113%, em relação aos três primeiros meses do ano anterior. E mesmo com a elevação da taxa básica de juros (Selic) e o encarecimento dos materiais de construção, a tendência é de alta.

Mercado imobiliário em alta representa oportunidade para arquitetos e urbanistas
Mercado imobiliário em alta representa oportunidade para arquitetos e urbanistas (Projeto: Espaço Livre Arquitetura - Patrizia Chippari)

Já podemos ver os efeitos das projeções. Em Cuiabá, por exemplo, a venda de imóveis saltou 66,7% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. Isso representa um movimento aproximado de R$ 1 bilhão. A alta foi puxada pelas construções usadas.

Nesse cenário, arquitetos e urbanistas têm uma boa oportunidade nas mãos: atuar na avaliação. Afinal, ao comprar ou vender uma propriedade, esse parecer é necessário não só para dizer quanto vale o imóvel, como também para analisar suas condições gerais.

Valor da avaliação pode depender do preço do imóvel 

Considera entrar para esse mercado, mas não faz ideia do quanto cobrar por uma avaliação de imóvel? Basta conferir os valores de referência no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) da sua cidade. 

O valor da avaliação por escrito costuma ser de, aproximadamente, 1% do preço do imóvel em questão. Mas isso pode variar de acordo com o estado da federação. Já um parecer verbal equivale a uma anuidade do Creci. 

O que levar em consideração na avaliação de imóveis? 

Há diferentes métodos para fazer uma avaliação de imóveis. Todos precisam considerar aspectos técnicos. 

É importante se distanciar de opiniões ou subjetividades. Confira, a seguir, os elementos que costumam ser levados em consideração.

Infraestrutura 

Aqui, é preciso considerar não só a construção principal, mas toda a área. Aspectos como pavimentação, espaços de lazer e, claro, a localização, interferem no preço do imóvel. 

Ou seja, piscina, churrasqueira, quadra, academia e outros equipamentos precisam ser levados em conta. Isso tanto em casas quanto apartamentos com áreas comuns.

Áreas de lazer, como piscinas, valorizam o imóvel
Áreas de lazer, como piscinas, valorizam o imóvel  (Projeto: AN&C - Arquitetura e Interiores)

A segurança é outro ponto importante. Se estiver em um local tranquilo e silencioso, que proporcione uma vida confortável, certamente o imóvel vai valer mais. 

O que ajuda nesse aspecto é ele ter câmeras ou um sistema de segurança. Estar em um condomínio com portaria também o favorece. 

Características do próprio imóvel 

Quando falamos em avaliação de imóveis, alguns dos principais pontos são a metragem, a pintura e as instalações, como hidráulica e elétrica. 

Esses aspectos são relacionados à construção principal. E, quanto melhor ela estiver conservada, mais alto será seu valor. 

Ter garagem também valoriza o imóvel. 

Quanto menos reparos forem necessários, melhor. Isso engloba a pintura, tanto interna quanto externa, e a conservação de revestimentos. Além disso, um design planejado ajuda a valorizar.

Móveis planejados ajudam a valorizar o imóvel
Móveis planejados ajudam a valorizar o imóvel (Projeto: TAU Arquitetos)

Entorno da construção 

Além da propriedade em si, a avaliação de imóveis precisa incluir fatores externos, como a proximidade de opções de serviços, comércio e lazer.

Também entram questões como saneamento básico, poluição sonora, acessibilidade e oferta de transporte público. 

Região do imóvel também influencia no seu preço final
Região do imóvel também influencia no seu preço final (Foto: Unsplash)

Documentação 

Estar com todos os documentos em dia é outro ponto essencial na avaliação de imóveis. Isso assegura ao comprador que ele vai adquirir um bem legalizado e regularizado. 

Ainda é importante verificar se ele está com o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) pago.

De fato, a avaliação de imóveis representa mais uma oportunidade de atuação para arquitetos e urbanistas. Procurar por imobiliárias e oferecer seus serviços é uma das formas de começar. 

Há outras oportunidades de carreira para arquitetos que listamos aqui no blog. Confira! 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Avaliação de imóveis: possibilidade de car...

Avaliação de imóveis: possibilidade de carreira para arquitetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies