24.11.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A automação incorpora uma série de tecnologias e, com isso, torna o dia a dia mais prático e seguro (Projeto: HR Arc Arquitetura e Interiores)

Automação residencial: o que é e como aplicar a tecnologia em projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.11.2023
Automação residencial incorpora tecnologias que revolucionam casas com controle inteligente, economia de energia e segurança avançada
minutos de leitura

A automação residencial está cada vez mais presente nos projetos. O crescente uso de sensores e termostatos nas residências está revolucionando a maneira como interagimos com as nossas casas no pós-pandemia.

Com a incorporação dessas tecnologia em itens do cotidiano, é possível dizer que a arquitetura residencial tem passado por uma revolução no que diz respeito à automação.

Mas a automação residencial ainda é um tema que gera muitas dúvidas. Nos últimos anos, ela se tornou acessível para mais pessoas e isso gerou um aumento de demanda.

Falaremos, a seguir, das principais vantagens e custos da automação residencial.

Foto de banheiro com banheira e box de vidro, revestido com porcelanatos claros e bem iluminado.
Com a automação residencial, é possível criar cenários como “SPA”, controlando a temperatura do piso aquecido e a iluminação do ambiente (Projeto: Liliara Damo / Foto: João Peroza)

O que é automação residencial?

Automação residencial consiste no uso de tecnologias para facilitar o controle e a gestão de uma casa. O objetivo principal é tornar mais eficiente e conveniente o gerenciamento de dispositivos e sistemas para os moradores.

Com a automação residencial é possível controlar a iluminação, a segurança, a irrigação do jardim e inúmeros aparelhos eletrônicos. Este controle pode ser feito através de um dispositivo ou por comando de voz.

Quanto custa a automação residencial?

O valor da automação residencial pode variar muito. Alguns fatores que podem impactar no custo são: tamanho da residência e nível de automação que será instalado.

É importante destacar que a automação residencial pode ser adaptada para atender a orçamentos diversos. Um projeto básico de automação de iluminação de determinadas áreas certamente será mais acessível que um projeto que contemple toda a casa.

Termostatos conectados, lâmpadas e tomadas inteligentes são alguns exemplos de itens de baixo custo que já são utilizados para automatizar casas.

Os benefícios são significativos e fazem valer o investimento: ele vai te proporcionar comodidade, garantir eficiência energética e mais segurança.

Painel de controle de temperatura branco instalado sobre parede rosa
A automação residencial pode ser feita por meio de smartphones, painéis inteligentes ou por comandos de voz (Foto: Erik Mclean / Unsplash)

Como funciona a automação residencial?

A automação residencial funciona utilizando dispositivos e sensores inteligentes. Estes dispositivos se comunicam entre si por redes com ou sem fio. O controle da automação pode ser feito por smartphone, assistentes de voz e painéis de controle.

Uma tecnologia relativamente simples, mas que pode ser orquestrada para gerar resultados incríveis.

Por exemplo, garantir que as luzes e a temperatura da casa estejam ajustadas ao chegar. Ou configurar momentos programáveis como “hora de dormir” e “cinema”, que vão criar o ambiente ideal para tais situações.

Essa flexibilidade permite personalizar a automação residencial de acordo com as preferências e necessidades dos usuários.

Leia também:

Foto de celular na tela de programação de um sistema de automação residencial
Com apenas um clique, a iluminação, a temperatura e o som de um ambiente podem mudar (Foto: Patrick Campanela / Unsplash)

Vantagens da automação residencial

São inúmeras as vantagens da automação residencial. Um exemplo é a possibilidade de controlar de forma intuitiva e prática os dispositivos e sistemas da casa. Este controle facilita a gestão da residência, o que gera economia de tempo e muito conforto.

A automação também pode significar uma economia significativa de energia. Com o uso de sensores é possível controlar de forma eficiente a iluminação e os sistemas de refrigeração e calefação da casa.

Outro aspecto muito importante é a segurança. Mas a maior vantagem da automação residencial é, sem dúvidas, a personalização. Ela permite que você crie ambientes únicos e que atenderão às suas necessidades.

Por fim, vale ressaltar que ter automação residencial em um imóvel pode garantir a sua valorização no mercado. Tornando-o mais atraente por conta das tecnologias empregadas nele.

O que é possível automatizar em casa?

A automação residencial apresenta inúmeras possibilidades para tornar a vida mais conveniente, segura e eficiente. Separamos alguns exemplos de sistemas e dispositivos que podem ser automatizados em uma residência.

iluminação automatizada pela Alexa
Automação controla toda a iluminação pelo dispositivo Alexa, por comando de voz (Projeto: Victor Romansini / Studio Roma)

Iluminação inteligente

A iluminação inteligente é uma das formas mais comuns de automação residencial. Com lâmpadas inteligentes você pode controlar a intensidade da luz, temperatura de cor e até programar cenários personalizados.

Com o sistema de automação residencial é possível controlas as luzes da sua casa por smarthphone ou assistente virtual. É possível acender as luzes antes de chegar em casa ou ajustar a iluminação para um momento aconchegante, sem sair da cama.

Home Theater

Imagine poder programar um cenário “Sessão de cinema” integrando seu Home Theater, cortinas, iluminação, TV e ar condicionado.

Ativando o modo “Sessão de cinema” suas cortinas se fecham, as luzes se ajustam, a TV e Home Theater ficam programados para um modo imersivo e a temperatura do ambiente se ajusta.

Um toque de comodidade que pode gerar experiências incríveis.

Controle de temperatura

Controlar a temperatura da casa é uma vantagem que a automação residencial oferece. Com um termostato inteligente é possível ajustar a temperatura remotamente pelo smartphone.

Esta tecnologia permite que você ajuste a temperatura antes de chegar na sua casa. Alguns sistemas de automação mais modernos aprendem suas preferências de temperatura e otimizam o uso de aquecimento e resfriamento. Uma maneira de economizar energia elétrica.

Segurança

Foto de fechadura inteligente ao lado de um aparelho celular
As fechaduras inteligentes são aliadas da segurança. Com elas é possível controlar os acessos a distância
(Foto: Sebastian Scholz / Unsplash)

Com a automação residencial é possível proteger sua casa de novas maneiras. Fechaduras inteligentes, câmeras de segurança e sensores de movimento permitem monitorar a casa em tempo real.

A automação pode integrar sistemas de alarme, sirenes e alertas no smartphone. É possível criar códigos de acesso únicos para visitantes, utilizar seu smartphone para destrancar ou trancar as portas.

Uma garantia extra de controle e segurança para a casa.

Som ambiente

Instalar caixas de som em posições estratégicas pode ser uma maneira de garantir uma música ou áudio em toda a casa. Com a automação residencial você pode facilmente controlar o volume de cada área com um dispositivo de controle ou um aplicativo.

Eletrodomésticos

Também é possível automatizar eletrodomésticos, uma funcionalidade que pode adicionar praticidade à sua rotina.

Cafeteiras, lava-louças, lavadora de roupas e outros eletros podem ser programados conforme suas necessidades.

Cortinas e Persianas

A programação pode incluir uma horário para abrir as cortinas, junto com seu despertador. Ou mesmo um horário para fechar, garantindo privacidade para o sono.

Em resumo, a automação residencial oferece benefícios significativos em termos de praticidade, economia de energia, segurança e personalização. É um investimento que melhora significativamente a qualidade de vida e agrega valor ao imóvel. A automação ainda tornará sua casa mais eficiente e conveniente.

Você também pode se interessar em ler nosso artigo sobre o UIA 2023: 10 lições para o futuro da arquitetura.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Automação residencial: o que é e como apli...

Automação residencial: o que é e como aplicar a tecnologia em projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies