03.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Chromatik House, espaço da Hommés Studio
Chromatik House, espaço da Hommés Studio (Imagem: Divulgação)

7 atrações imperdíveis para visitar em Milão durante a semana de design

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.06.2022
Confira um roteiro que mescla locais tradicionais e novas promessas para 2022 do mais importante evento de design do mundo
minutos de leitura

Depois de tempos de reclusão e edições adiadas, enfim a Semana de Design de Milão se prepara para retomar suas atividades e receber visitantes de todo o mundo ávidos para conhecer as novidades desta que é a capital mundial do design. De 6 a 12 de junho, a cidade sediará diversos eventos espalhados por várias regiões. No FuoriSalone – nome dado a tudo que acontece fora do Salão do Móvel (Salone del Mobile), evento âncora que chega a 60ª edição em 2022 – são cerca de 960 marcas cadastradas. 

Para quem está em busca de um roteiro do que visitar em Milão pela primeira vez durante a design week, aqui vai uma dica: separe apenas um dia inteiro para visitar o Salão do Móvel (este funcionará de 7 a 12 de junho) e deixe o restante da viagem para desbravar os eventos do FuoriSalone, onde instalações de arte e design se fundem com a arquitetura milanesa. A região do Centro Histórico está repleta de showrooms das principais marcas da indústria moveleira, portanto vale uma visita em pontos estratégicos como a Via Durini e a Corso Monforte. O distrito de Brera é outra região que também traz boas novidades de mobiliário e vale a visita. Para te ajudar nesse roteiro, elencamos a seguir outros sete endereços que prometem se destacar nesta edição do FuoriSalone.

1. Alcova

Com abertura no dia 5 de junho, um dia antes do início oficial da design week, esta mostra vem ganhando bastante notoriedade. Em sua quarta edição, Alcova estará novamente no Centro Ospedaliero Militare di Milano, repetindo o feito da última edição de setembro, porém ocupa uma área ainda maior de um antigo hospital militar desativado: são 200 mil metros quadrados. O evento é focado no design independente, tem caráter experimental e promete um experiência disruptiva, revivendo um local abandonado fora do tradicional circuito da Semana. É um prato cheio para conhecer novos nomes.

Quando: 5 a 12 de junho

Endereço: Via Simone Saint Bon 1

sala do antigo hospital militar desativado de Alcova
Uma das salas do antigo hospital militar desativado de Alcova (Foto: Divulgação/Alcova)

2. Baranzate Ateliers

Outro endereço fora do circuito e também no mesmo estilo de Alcova é o espaço Baranzate Ateliers, que apresenta as criações do coletivo belga Zaventem Atelier. A área de 3 mil metros quadrados pertencia à antiga fábrica de máquinas de costura Necchi e promete um mix entre design, arte, música, drinks e muitas experimentações de materiais ecológicos. 

Quando: 6 a 12 de junho.

Endereço: Via Milano 251, Baranzate

Baranzate Ateliers, outra exposição fora do circuito que ocupará um galpão
Baranzate Ateliers, outra exposição fora do circuito que ocupará um galpão

3. INTERNI – Design Re-Generation 

A famosa mostra da revista Interni que ocupa a Universidade de Milão este ano estará repleta de instalações que alertam para questões entre meio ambiente e a cidade. É lá que também se encontram duas exposições que envolvem marcas e designers brasileiros.

Isay Weinfeld assina o espaço Supercalifragilisticexpialidocious, que leva o apoio da Portobello. Revestimentos destacarão uma série de obras que resgatam a memória afetiva e criativa do arquiteto brasileiro, tais como a canção de Mary Poppins, que dá o longo nome da mostra, o projeto de arquitetura da Villa Savoye, de Le Corbusier, e o filme Melancolia, de Lars von Trier. 

Croqui da instalação assinada por Isay Weinfeld
Croqui da instalação assinada por Isay Weinfeld na Universidade de Milão (Foto: Divulgação)

Outra imperdível é a mostra Poesia do Cotidiano, com 55 marcas brasileiras. O curador Bruno Simões faz um resgate da produção nacional brasileira do início do século 20, passando pelo processo de industrialização, até os dias atuais, com peças de jovens talentos do design. Por lá, encontraremos a primeira faca produzida pela Tramontina, datada de 1911, peças consagradas dos mestres Lina Bo Bardi e Jorge Zalszupin, além de designers relevantes do atual cenário como Giácomo Tomazzi e Sergio Matos.

4. Doppia Firma

Desde 2016, o projeto Doppia Firma (“duas assinaturas”, em português) une designers europeus com artesãos para criação de peças únicas. Em 2022, traz 22 nomes internacionalmente reconhecidos, como Patricia Urquiola, em conjunto com Istituto Caselli e Real Fabbrica di Capodimonte; India Mahdavi e Longwy; Ferruccio Laviani e Villari; entre outros. E se não bastasse pelas novidades em design, desta vez a mostra ocupa o encantador Palazzo Litta, construção barroca que data de 1648. Vale muito a pena conhecer! 

Quando: 7 a 12 de junho

Endereço: Palazzo Litta – Corso Magenta, 24

exposição criada por Patricia Urquiola
Uma das peças em exposição na Doppia Firma, criada por Patricia Urquiola em conjunto com Istituto Caselli e Real Fabbrica di Capodimonte (Foto: Laila Pozzo/Doppia Firma)

5. Certosa Initiative 

Outra novidade no FuoriSalone é o Certosa Initiative, que reúne num galpão industrial de 10 mil m2 talentos emergentes e marcas já conhecidas. Dos mesmos criadores do extinto Ventura Centrale, o espaço estreante promete surpreender.  

Quando: 7 a 12 de junho

Endereço: Via Barnaba Oriani, 27

 tapetes inspirados em fungos
A designer holandesa Lizan Freijsen, conhecida por seus tapetes inspirados em fungos, é um dos nomes confirmados em Certosa Initiative (Foto: Divulgação)

6 e 7. Cappellini, Hommés Studio e outras iniciativas no metaverso 

Vale se atentar em como o design no metaverso e demais iniciativas com produtos digitais vão se comportar nessa design week. Na programação já é possível perceber algumas tentativas: a Cappellini irá ocupar o IBM Studios para lançar novas coleções e também prepara um ambiente digital em conjunto com alunos do Istituto Marangoni. Já a Hommés Studio divulgou em suas redes sociais a Chromatik House, uma exposição no Museu Bagatti Valsecchi com ambientes coloridíssimos que misturam realidade e metaverso.  

Quando: 7 a 12 de junho

Endereços: Chromatik House – Museo Bagatti Valsecchi: Via Gesù, 5

Cappellini – IBM Studios: Piazza Gae Aulenti 

Chromatik House, espaço da Hommés Studio
Chromatik House, espaço da Hommés Studio (Imagem: Divulgação)

O Archtrends fará a cobertura em tempo real da design week no Instagram. Siga-nos aqui para não perder!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

7 atrações imperdíveis para visitar em Mil...

7 atrações imperdíveis para visitar em Milão durante a semana de design

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amanda Sequin
Colunista
Jornalista

Jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em marketing digital e redes...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies