Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Atelier de’ Nerli, um restaurante cheio de glamour no bairro boêmio de Florença

15/05/2020

Em Florença, no bairro San Frediano, um novo restaurante, ou melhor, uma mistura curiosa e acolhedora entre um local boêmio, uma galeria de arte e excelente gastronomia. No post, a seguir, contamos todos os detalhes desse novo trend fiorentino, vem conferir!

Para apreciadores da autêntica vida fiorentina, passear pelas pequenas ruas do Oltrarno em Florença, Itália, é uma programação certeira!

A região é formada pelos bairros Santo Spirito, San Niccolò e San Frediano, os quais são muito frequentados e badalados por jovens italianos e estudantes do mundo inteiro. O Oltrarno é realmente cheio de charme, estilo e glamour, reconhecido mundialmente como a região mais cool de Florença. Famosa pelas tantas bodegas de artesãos locais, lojas de antiquário, lojas de design, mercadinhos e bistrôs, recentemente ganhou um novo spot que já é considerado parada obrigatória na capital Toscana.

 

Fachada do restaurante Atelier de’ Nerli (Foto: fornecida pelo restaurante)

O Atelier de’ Nerli é um local de encontro íntimo e animado, um bistrô com alma de galeria de arte no bairro mais descolado da cidade, San Frediano. O proprietário e responsável pelo projeto, filho do estilista Roberto Cavalli, Daniele Cavalli é um renomado artista e designer italiano.

Sua fachada simples e discreta não contrasta com os prédios históricos do bairro, porém realça o arquitetura interior do restaurante, com luzes baixas e cores fortes que chamam a atenção de quem caminhar pelas ruas do Oltrarno.

Interior do projeto (Foto: fornecida pelo restaurante)

O projeto é marcado por paredes cor-de-rosa, sofás incomuns forrados em veludo, ladrilhos antigos revestindo o chão, luminárias com luz suave e muitos espelhos antigos, que criam uma atmosfera surpreendente – fazendo com que os clientes tenham a sensação de estar em uma sala de uma casa elegante, totalmente acolhedora. Já o mobiliário? A grande maioria produzida por artesãos do próprio bairro, com o espírito de um artesanato elegante e original, trazendo um toque de exclusividade ao restaurante e uma valorização de antigos artistas locais.

 

Detalhes do mobiliário, materiais e cores escolhidos para marcar a identidade do restaurante (Foto: fornecida pelo restaurante)

As mesas são postas como em restaurantes elegantes nova iorquinos dos anos 70 e com uma apresentação impecável. Toalhas brancas, copos em cristal produzidos por artesãos do bairro, uma vela para iluminar delicadamente, flores da estação estrategicamente posicionadas e uma prataria impecável. O ambiente criado aqui é surpreendentemente mágico, um local que foge do comum quando falamos de restaurantes em Florença, realmente um must go no Oltrarno.

Detalhe dos copos produzidos por artesãos locais (Foto: fornecida pelo restaurante)

A noite pode começar com um bom drink de gin – especialidade da casa – no bar, situado logo na entrada principal do restaurante. Depois, seguir com um jantar de culinária simples e autêntica na sala principal, (o chef Gianluca Camilotto vem do histórico restaurante Vini e Vecchi Sapori, localizado no centro histórico da cidade). A cozinha concentra-se em matérias-primas de qualidade e é apresentada em pratos bem confeccionados. Na primeira página do menu, os “clássicos do ateliê” em primeiro plano, cheio de propostas entre terra e mar, com uma forte inspiração sazonal.

 

Detalhes que caracterizam a atmosfera criada para o restaurante (Foto: fornecida pelo restaurante)

 

Detalhes das cores e materiais característicos do projeto (Foto: fornecida pelo restaurante)

Gostaram de conhecer um pouco mais sobre o novo restaurante Fiorentino? Um lugar moderno e diferenciado na cidade, sem falar na saborosa gastronomia. Adoramos conhecer de perto este incrível projeto e saber que jovens designers italianos valorizam tanto o artesanato e produção de mobiliário local, trazendo para o mundo o que o Oltrarno tem de melhor!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *