Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Técnica

Assentamento em grandes formatos: o que considerar antes da obra?

09/09/2020

Em nosso IGTV, promovemos uma live sobre assentamento em grandes formatos. Confira um resumo da conversa e tire as suas dúvidas!

Ao trabalhar com lastras e porcelanato em grandes formatos é preciso ter cuidados especiais com o assentamento. Esse foi o tema que tratamos em uma live desenvolvida em nosso canal no IGTV.

A live foi uma conversa entre o Rodrigo Santos, que é técnico comercial em argamassa e executivo de contas da Sika Brasil, e o André Moral, arquiteto e diretor da Lab 88, empresa que é especializada no assentamento de  revestimentos.

Especialistas debateram sobre o assentamento em grandes formatos e lastras em nossa live (Projeto: Portobello S.A.)

Especialistas debateram sobre o assentamento em grandes formatos e lastras em nossa live (Projeto: Portobello S.A.)

A seguir, apresentaremos um resumo sobre os principais tópicos que foram debatidos no encontro virtual. Continue a leitura e confira agora mesmo!

Manuseio de grandes formatos

Para manusear peças em grandes formatos é fundamental que se tenha a ferramenta ideal para isso, que é a ventosa. Trata-se de uma borracha que é fixada na peça e permite que seja feito o transporte, com segurança.

A quantidade de ventosas a ser utilizada depende do tamanho da peça que será manuseada e é importante que o transporte seja feito de maneira correta, para não torcer ou danificar o produto.

Além disso, a ferramenta correta ajuda a manter a boa ergonomia do profissional, garantindo a boa saúde e evitando acidentes de trabalho.

A importância da escolha do profissional para realizar o assentamento do revestimento

A escolha de bons profissionais é essencial para o assentamento em grandes formatos com qualidade (Foto: Pixabay)

A escolha de bons profissionais é essencial para o assentamento em grandes formatos com qualidade (Foto: Pixabay)

Ao fazer o assentamento de grandes formatos, é fundamental que se escolham profissionais qualificados para isso. O assentador precisa ter experiência nessa área e buscar sempre se especializar.

O trabalho com grandes formatos é diferenciado e o profissional deve ter especialização nessa área, sabendo como lidar com as ferramentas corretas, como as ventosas.

Benefícios da dupla colagem no assentamento de grandes formatos

A dupla colagem garante o preenchimento completo das peças com argamassa (Foto: Freepik)

A dupla colagem garante o preenchimento completo das peças com argamassa (Foto: Freepik)

A dupla colagem é muito importante no assentamento de grandes formatos e lastras, uma vez que é o que garante o total preenchimento da parte  detrás das peças com argamassa.

Assim, se garante uma boa aderência, sem que se formem bolsas de ar, que podem fazer com que o porcelanato quebre no futuro.

Se a peça não for totalmente preenchida, poderá quebrar caso o decorador, posteriormente, for fazer um furo para colocar um quadro na parede ou se as pessoas caminharem em uma peça colocada no chão, por exemplo.

Também se recomenda que a argamassa seja batida no batedor elétrico e descanse por 10 minutos, para se observar as reações químicas que ocorrerão. Isso é relevante, tendo em vista que variações podem ocorrer, de acordo com o clima de cada região.

O desempenho da argamassa em grandes formatos

As argamassas da Portobello garantem uma boa aderência às peças (Foto: Portobello)

As argamassas da Portobello garantem uma boa aderência às peças (Foto: Portobello)

Quando falamos em desempenho da argamassa, estamos nos referindo a quanto ela tem de aderência e flexibilidade. É fundamental saber que esse preparo não leva apenas areia e cimento, mas sim aditivos químicos, por isso é preciso estar atento às composições.

A argamassa escolhida precisa ser de qualidade e adequada para cada projeto. Caso contrário, se não tiver flexibilidade, as placas correm o risco de trincar ou sofrer danos com o passar do tempo.

Ainda sobre o desempenho da argamassa, depois da aplicação do produto na parte traseira das peças de grandes formatos e lastras, é preciso esperar por cerca de 30 minutos.

Ao escolher a argamassa para grandes formatos, deve-se ser muito criterioso. Lembre-se que colar é algo que todas as marcas fazem, mas é necessário pensar no futuro, por quanto tempo o revestimento permanecerá colado.

As argamassas da Portobello, por exemplo, são pensadas e desenvolvidas com uma tecnologia que garante uma boa aderência em longo prazo. Assim, não se corre o risco de as placas caírem com o tempo, por exemplo.

Algumas de nossas argamassas contam com uma tecnologia que possibilita a adição de mais água. Assim, se garante mais fluidez e facilidade no arraste, algo fundamental para quando se está trabalhando com peças de grandes formatos.

Argamassa com tratamento contra umidade

A Múltipla + é uma argamassa que protege contra a umidade (Foto: Portobello)

A Múltipla + é uma argamassa que protege contra a umidade (Foto: Portobello)

Atualmente, já existe no mercado a argamassa com tratamento contra umidade. Na linha da Portobello, inclusive, há dois tipos de produtos com essa característica, a Clássica e a Múltipla +.

Esses produtos têm uma tecnologia que auxilia o assentamento em áreas mais úmidas, como banheiros e cozinhas.

Rejunte para grandes formatos

O rejunte epóxi é ideal para uso em ambientes hospitalares e piscinas (Foto: Portobello)

O rejunte epóxi é ideal para uso em ambientes hospitalares e piscinas (Foto: Portobello)

A escolha do rejunte para lastras e grandes formatos varia muito, de acordo com o ambiente em que a peça é aplicada. Todos têm resistência, mas alguns são ainda mais reforçados, como o acrílico e o epóxi.

O epóxi, por exemplo, tem ação bactericida e é mais interessante para ambientes que necessitam ter mais assepsia como hospitais e clínicas médicas. Esse tipo de rejunte também é obrigatório quando estamos falando de piscinas e saunas, já que o cimentício, com o tempo, começa a soltar com a água.

Revestimento de paredes cruas com grandes formatos

Paredes cruas podem ser revestidas com lastras e grandes formatos (Projeto: Portobello S.A.)

Paredes cruas podem ser revestidas com lastras e grandes formatos (Projeto: Portobello S.A.)

Os porcelanatos em grandes formatos e lastras podem ser utilizados para revestir paredes cruas, ou seja, sem tinta, gesso, massa corrida ou nada aplicado.

Dependendo do caso, também é necessário estruturar melhor a parede. Em geral, os grandes formatos podem ser instalados em qualquer local.

Cuidados especiais para escolha de revestimentos em ambientes com maresia

Em praias e regiões litorâneas, onde há maresia, não há restrição sobre a escolha do revestimento. Porém, é recomendado fazer limpezas mais frequentes.

Ao falar com o consultor que está ajudando a escolher os revestimentos, é aconselhável informar que a obra será em região praiana, para evitar problemas. O especificador, portanto, pode ajudar nesse sentido.

Limpeza da base ao tirar os produtos da caixa

Antes de passar a cola em qualquer produto é necessário que a área esteja muito limpa. Por isso, ao tirar as peças de porcelanato da caixa, é preciso sim fazer uma limpeza antes de aplicar a argamassa e fazer o assentamento.

Isso é fundamental para que a poeira e outras sujidades não interfiram na qualidade do assentamento da peça, assim como a aderência na parede.

Cuidados com o arraste

Ao fazer o arraste das peças de grandes formatos e lastras é preciso ter alguns cuidados. Esse sistema é o único que funciona para esse tipo de produto. Vale lembrar que, para isso, não precisa fazer força.

Para romper os cordões é preciso “surfar” na peça, sendo necessário usar as ferramentas adequadas, como as ventosas, que citamos anteriormente.

Instalação artesanal

O assentamento de grandes formatos e lastras é considerado um trabalho artesanal, porém muita tecnologia vem sendo injetada no processo. A argamassa e os revestimentos evoluíram consideravelmente nos últimos anos, por exemplo.

O corte também precisa ser preciso e os recursos utilizados modernos, como as  quinas e as ventosas. É uma conciliação entre habilidades e ferramentas.

Preocupações com grandes formatos e lastras Portobello

A Portobello oferece soluções completas para a instalação de lastras em projetos (Projeto: Portobello S.A.)

A Portobello oferece soluções completas para a instalação de lastras em projetos (Projeto: Portobello S.A.)

A Portobello lançou recentemente as lastras, que são peças de porcelanato em grandíssimos formatos. Porém, não foi apenas colocado um novo produto no mercado, há também a preocupação em fornecer aos clientes informações e tecnologias para que o uso seja feito de maneira adequada.

A linha de argamassas exclusiva da Portobello, por exemplo, conta com cinco tipos de produtos, que atendem inúmeras especificações para a instalação de lastras, como assentamento em fachadas, churrasqueiras, piscinas etc.

Instalação e assentamento de lastras

A Lab 88 está lançando um sistema de assentamento de lastras. Assim, o arquiteto terá garantia total da qualidade em suas obras.

A fabricação das lastras no Brasil também será feita, por meio da Portobello. Além disso, será lançada uma argamassa específica para o uso nesse tipo de revestimento.

Esses são alguns dos principais pontos que foram debatidos na live que promovemos sobre assentamento em grandes formatos. Muitas dúvidas foram esclarecidas e esperamos que você tenha aproveitado bem o conteúdo.

Para saber mais, que tal conferir a conversa na íntegra? Para isso, basta acessar o vídeo em nosso IGTV.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *