30.10.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
tecnologia-arquitetura-designdeinteriores
https://www.anthedesign.fr/w2015/wp-content/uploads/2016/08/Realite-augmente-ikea.jpg

As novidades da tecnologia na arquitetura e no design de interiores

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.10.2017
Quando falamos de inovação em arquitetura e design de interiores, temos uma série de tendências emergentes que surgem a cada ano, porém um fator comum une todos os temas: a tecnologia.
minutos de leitura

Hoje, desde pesquisa, processos de construção de produtos e até a comercialização estão tomando nova forma devido aos novos desenvolvimentos no universo digital. O mundo ficou menor e mais conectado. E essas tecnologias combinadas mudam completamente a maneira como fazemos as coisas.

Um uso interessante de tecnologias que é especialmente relevante para a indústria de design de interiores e arquitetura é a realidade aumentada, onde podemos testar cores, texturas, móveis e objetos nas nossas salas antes de realizarmos as compras. A realidade aumentada já é possível em grandes varejistas internacionais do setor, como Ikea, e deve se expandir cada vez mais facilitando as escolhas, aumentando o universo de possibilidades e também estreitando a relação entre os profissionais e clientes.

Além disso, aplicativos interessantes como o Air Measure ajuda os usuários a medir distâncias, calcular alturas e visualizar móveis. A Portobello também já embarcou nessa onda high-tech. O aplicativo Portobello Digital enriquece a experiência de compra com um QR Code que apresenta informações sobre o produto, desde ficha técnica às indicações de uso.

Já a impressão 3D possibilita o surgimento de formas antes impossíveis e agora cada vez mais reais. Imagine poder fazer móveis personalizados com desenhos exclusivos ou até panelas e mesas. A impressão 3D é a responsável por uma grande revolução no design de interiores e é interessante acompanhar de perto onde estaremos em poucos anos.

estúdio-DUS-Architects
Tecnologias: Estúdio DUS Architects imprime cabine em 3D de bio-plástico sustentável (Foto: Sophia van den Hoek / dezeen.com)

Em Amsterdam, o estúdio DUS Architects imprimiu uma cabine totalmente em 3D de bio-plástico sustentável. Com apenas oito metros quadrados e uma banheira, hóspedes podem se registrar para passar uma noite no espaço. O objetivo do experimento é mostrar como esse novo modelo de construção pode rapidamente criar habitações para, por exemplo, abrigar pessoas no caso de desastres naturais ou apenas casas temporárias.

Não podemos ignorar também a importância de sites que compartilham imagens de decoração e projetos de edificações. Além do Pinterest, com seus famosos moodboards de inspiração, profissionais de design de interiores e da arquitetura ganham o novo Archtrends Portobello, portal que expõe uma variedade de referências de projetos com foco em revestimento.

E não para por aí. A cada ano, inovações tecnológicas surgem para facilitar o trabalho dos profissionais, além de deixar o ambiente mais bem projetado, a partir do uso de aparelhos de ponta e utilização de sites com uma imensa variedade de ambientes e produtos para se inspirar. É preciso estar atento a essas novidades para adequá-las da melhor forma em processos de trabalhos.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

As novidades da tecnologia na arquitetura e n...

As novidades da tecnologia na arquitetura e no design de interiores

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies