Menu
Projetos e Obras
Busca
Arte em Porcelanato

Conteúdo Matérias

Arte em porcelanato: como personalizar seu projeto com mosaicos e cortes

14/10/2019

Os mosaicos são uma forma de criar arte em porcelanato nos seus projetos. Veja algumas ideias e como aplicar esse design no seu ambiente!

Grande resistência ao desgaste e elegância: essas são algumas das características do porcelanato. Um outro atributo do material, porém não menos importante é a criatividade, que é uma opção para quem quer dar um ar descontraído aos seus ambientes e ainda brincar com ideias inovadoras explorando a arte em porcelanato!

Uma dessas opções é personalizar seus projetos com cortes e mosaicos. Continue lendo e veja algumas ideias inspiradoras para os seus projetos!

Arte em Porcelanato - Formas orgânicas inspiradas na cauda do pavão trazem personalidade para decoração

Formas orgânicas inspiradas na cauda do pavão trazem personalidade para decoração (Foto: projeto Portobello S.A)

Arte em porcelanato: a inovação dos mosaicos

Um mosaico é uma forma de arte que utiliza pequenos pedaços de pedras coloridas, azulejos ou vidro para tornar um design artístico. Além disso, um desenho em mosaico consiste em padrões geométricos ou padrões fractais, que se repetem em diferentes escalas.

Os mosaicos também podem não ter nenhum padrão e podem parecer uma peça de arte moderna criada por acidente.

Já a arte em porcelanato com mosaicos é caracterizada pela diversidade de azulejos colocados juntos, embora desenhos mais simples também possam ser considerados mosaicos, se os azulejos forem pequenos e alternados em cores ao longo do desenho.

Criando arte em porcelanato: fazendo seu próprio design

Se você tem uma inclinação artística, pode tentar esboçar manualmente o seu próprio projeto de revestimento de mosaico. Seu primeiro passo será criar seu design no papel. Essa etapa pode leva algum tempo. Porém, para muitos profissionais, essa pode ser a parte mais agradável do processo.

Entretanto, para quem não têm muita facilidade para criar o seu próprio design a dica é encontrar fotos de peças e duplicá-las. Então, a partir daí, você pode organizar essas imagens, de acordo com o que imagina do projeto final.

Arte em Porcelanato - Projeto único com a essência das cores básicas que se opõem e se complementam em várias escalas

Projeto único com a essência das cores básicas que se opõem e se complementam em várias escalas (Foto: projeto Portobello S.A)

Se você não criou seu design com azulejos específicos, será necessário pesquisar os ladrilhos que mais se aproximam de suas peças de design. É importante que você seja flexível o suficiente para mudar sua concepção, caso não encontre exatamente o que imaginou.

Ideias criativas para aplicar os mosaicos aos seus projetos

Um azulejo de forma geométrica adicionará uma estrutura em mosaico ao painel. Outras formas, como, por exemplo, o azulejo geométrico de seis lados também é uma excelente alternativa aos estilos tradicionais de quadrados e lineares.

Arte em Porcelanato - Mosaico central de porcelanato impressiona pela magnificência

Mosaico central de porcelanato impressiona pela magnificência (foto: projeto Daniele Barros Costa)

Com a sua forma e padrão inesperados, esse azulejo hexagonal dá uma sensação mais artística. E quando combinado com uma textura visual elegante, como a aparência de pedra, esse design revolucionário pode elevar o estilo de uma sala inteira.

Aparência de textura aprimorada

Mosaicos criam a aparência de textura aprimorada com seus pequenos cortes e padrões complexos. Se você pretende adicionar uma aparência semelhante que apresenta textura alternativa, considere o visual arrojado da linha Tangram Branco, que tem uma aparência 3D.

Arte em Porcelanato - Movimento dos tons representa a intensidade da natureza da Islândia

Movimento dos tons representa a intensidade da natureza da Islândia (Foto: projeto Portobello S.A)

Ao invés de tamanhos de ladrilhos aleatórios, que compõem alguns padrões de mosaico, a linha Tangram apresenta um padrão repetido que adiciona estrutura ao piso e pode ajudar a definir espaços menores.

Já se você está procurando uma aparência de mosaico fácil de instalar, experimente uma peça padronizada, como as peças decorativas da linha Forma. O revestimento de mosaico também funciona bem quando é usado para adicionar textura visual a um design monocromático.

Arte em Porcelanato - Superfície expressiva e intensa que reverencia o movimento de tons 

Superfície expressiva e intensa que reverencia o movimento de tons (Foto: Portobello S.A)

Gostou de conhecer novas formas de arte em porcelanato? Aproveite e veja também alguns cortes de porcelanato diferenciados para inspirar seus projetos!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *