Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Eventos

Arte em cerâmica de Hideko Honma inspira arquitetos na Portobello Shop Pacaembu

18/05/2018

A Portobello Shop Pacaembu, em São Paulo, reuniu arquitetos e designers de interiores para uma experiência única, que aguça todos os sentidos, em uma oficina de cerâmica com Hideko Honma. Os profissionais conheceram ao vivo o trabalho da conceituada ceramista, o processo criativo da Linha Toki+ e ainda colocaram literalmente a mão na massa, ou melhor, na argila, para a criação do utilitário chawan (tigela usada para preparar e beber chá). Veja como foi o encontro!

Criar manualmente peças em cerâmica, para alguns, transmite uma sensação de paz e sabedoria, para outros, é um momento emocionante já que utiliza elementos da natureza para transformá-los em utilitários ou até mesmo em obras de arte. Pensando nisso, a Portobello Shop Pacaembu (SP) convidou arquitetos e designers de interiores para uma experiência única com a ceramista e professora Hideko Honma.

Na quinta-feira (17), cerca de 30 convidados puderam ver de perto seu trabalho no torno, instrumento que confecciona as cerâmicas, saber um pouco mais de sua trajetória, além do processo de criação da nova linha Toki+, cocriada junto à Portobello.

Hideko Honma fala ao público sobre o lançamento da Linha Toki+ e de sua parceria com a Portobello

Hideko Honma fala ao público sobre o lançamento da Linha Toki+ e de sua parceria com a Portobello

“Procuramos nos nossos eventos proporcionar experiências bem diferentes aos convidados, sempre com o mote mais inusitado possível. Queremos, que por algumas horas, eles se desliguem do dia a dia corrido e tantas vezes estressante de uma grande cidade como São Paulo, e possam aprender, trocar experiências, ensinar, ou apenas descontrair ! E assim, com certeza, vão sempre lembrar da gente com muito carinho. Seguindo essa linha, convidamos a ceramista Hideko Honma para envolvê-los na arte da cerâmica! E foi uma manhã emocionante! Ela, além de um talento indiscutível, tem um carisma enorme e é uma pessoa muito evoluída”, afirma a gerente Comercial, Renata Segalla”.

Veja o vídeo apresentado na oficina e emocione-se!


“Adorei a ideia de ter o meu torno em produção numa casa que inspira qualidade, beleza, tendência e funcionalidade, que é a Portobello. Foi uma honra demonstrar como produzir o  utilitário
chawan, tradicionalmente utilizado em todas as casas do Japão e muito usado mundialmente, e, em seguida, dar assistência aos participantes que vivenciaram a experiência com todos os 5 sentidos: tato, audição, olfato, visão, além da conexão com os 4 elementos primordiais da natureza : terra, água, ar e fogo”, declara a ceramista.

Convidados tiveram uma experiência no torno elétrico com a assistência da professora Hideko.

 
 
 
 
 
 
 

Linha Toki+

Hideko Honma também falou aos profissionais sobre a construção da Linha Toki+ junto à Portobello. “A cocriação da linha, nas versões algodão, chuva, palha e terra, foi uma felicidade imensa! Um trabalho industrial inspirado nas minhas peças manuais, confeccionadas a partir de técnicas japonesas, mas com utilização de materiais orgânicos reaproveitados da natureza brasileira. Essa oficina me fez relembrar de cada momento, da acolhida extraordinária da Portobello, que fez  iluminar o meu futuro como ceramista”.

Cozinha da loja Pacaembu revestida com a Linha Toki+

Cozinha da loja Pacaembu revestida com a Linha Toki+

Ao final do evento, um almoço japonês foi servido aos convidados em louças confeccionadas pela própria Hideko, na cozinha da loja, que, inclusive, é decorada com as peças assinadas por ela.

Para conhecer em detalhes a história de Hideko Honma e de sua parceria com a Portobello, não deixe de ler sua entrevista exclusiva ao Archtrends!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *