03.08.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arte da porcelanateria

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.08.2020
Officina Portobello é a marca de mobiliário em porcelanato, que executa desde projetos sob medida, até produtos prontos para pegar e levar.
minutos de leitura

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Desde que existe porcelanato, ele é usado para revestir, além de pisos e paredes, bancadas. É um material resistente para mobiliário, com características como impermeabilidade, durabilidade e sustentabilidade. Nos últimos anos, com as peças de porcelanato alcançando formatos cada vez maiores, esse uso se potencializou. As grandes lastras permitem construir grandes bancadas ou amplos tampos de mesas, sem emendas. Foi nesse cenário de evolução tecnológica que nasceu a Officina Portobello, em 2016.

Maquinário de ponta permite recortes precisos na Officina Portobello
Maquinário de ponta permite recortes precisos na Officina Portobello

Interessada em transformar suas superfícies em objetos tridimensionais, a Portobello montou sua primeira Officina em Santa Catarina, a poucos metros da fábrica principal, com altos investimentos em maquinário de última tecnologia e em capacitação de mestres porcelanistas. Em seguida, uma segunda Officina foi instalada em São Paulo. Assim a Officina Portobello passou a atender o estado mais rico do Brasil e toda a região Sul, através da rede de lojas Portobello Shop.

Os mestres porcelanistas garantem o acabamento perfeito com arte da porcelanateria
Os mestres porcelanistas garantem o acabamento perfeito

Os mestres porcelanistas garantem o acabamento perfeitoTrabalhar a arte da porcelanateria com acabamento de alfaiataria sempre foi o objetivo da Officina Portobello. A marca não apenas executaria projetos de mobiliário em porcelanato, mas sim, como líder de mercado, desenvolveria novas técnicas, entregaria produtos impecáveis e surpreenderia com o design. A Officina já nasceu ambiciosa e evoluiu muito nos últimos quatro anos. 

Bandeja da Serie Oasis, apoiada sobre mão-francesa exclusiva. A espessura é de 1cm, com bisotê (BS) executado no centro de usinagem da Officina Portobello
Bandeja da Serie Oasis, apoiada sobre mão-francesa exclusiva. A espessura é de 1cm, com bisotê (BS) executado no centro de usinagem da Officina Portobello

A equipe de design desenvolveu soluções únicas, como as bancadas de espessura finíssima da Serie Oasis, de 2018, e o fundo de inox das cubas Gourmet, de 2019. Outro grande diferencial da Officina, talvez imperceptível num primeiro olhar, é o sistema de fixação. Bancadas de porcelanato costumavam ser embutidas, chumbadas na parede, portanto, fixas. Já as bancadas da Officina são instaladas com mãos-francesas exclusivas, ou simplesmente apoiadas sobre mobiliário, como no caso da Serie Oasis. Isso permite que todo o mobiliário de porcelanato seja levado para novas residências, potencializando a durabilidade.

A básica bancada de porcelanato da Serie Blocco, que pode ser executada sob medida
A básica bancada de porcelanato da Serie Blocco, que pode ser executada sob medida

O porcelanato vira tampo de mesa seguro e de formas ousadas, graças às tecnologias de corte. E, claro, a Officina também executa bancadas básicas de porcelanato para banheiros, na Serie Blocco, sempre com acabamento impecável e design contemporâneo, nas lindas superfícies da Portobello. Sem falar nos nichos em porcelanato, que rapidamente se tornaram indispensáveis em qualquer banheiro.

Serie Sonatta, design de Jader Almeida, pode ser customizada com acessórios móveis
Serie Sonatta, design de Jader Almeida, pode ser customizada com acessórios móveis

Ainda, nesses quatro anos, a Officina promoveu cocriações com grandes nomes do design brasileiro, como Ruy Ohtake, autor das mesas curvas da Serie Ohtake, de 2016, e Jader Almeida, autor da premiada bancada Ícaro, de 2017, e das inteligentes Serie Codice, de 2017, e Serie Sonatta, de 2019. A inserção de metal no porcelanato da linha Atmosfera, invenção do designer de joias Antonio Bernardo, só foi possível graças à Officina. Uma nova parceria com o designer Guilherme Wentz está se desenvolvendo em 2020. O Coletivo Criativo Portobello, ainda, sempre considera as possibilidades da Officina em suas criações.

Embalagem do Prêt-à-Porter, para transportar produtos de porcelanato para todo o Brasil
Embalagem do Prêt-à-Porter, para transportar produtos de porcelanato para todo o Brasil

Outro grande passo foi a abrangência nacional da Officina, em 2019, com o Prêt-à-Porter. Uma seleção de produtos passou a ser distribuída nas lojas Portobello Shop de todo o Brasil. São bancadas com cubas esculpidas, nichos, mesas e acessórios de porcelanato, prontos para pegar e levar, para instalação in loco. A Officina desenvolveu técnicas, manuais e vídeos para garantir a instalação segura, além de embalagens para o transporte de longas distâncias com proteção. Assim, houve um salto na democratização do mobiliário de porcelanato, com design.

Atualmente, a Officina atua em quatro frentes. São elas:

Cozinha su misura executada pela Officina Portobello com arte da porcelanateria
Cozinha su misura executada pela Officina Portobello

Projetos su misura

É quando um profissional de arquitetura contrata a Officina Portobello para executar seu projeto sob medida. É um trabalho de cocriação, em que a Officina utiliza sua experiência e conhecimento sobre mobiliário de porcelanato para tornar realidade o desejo do profissional de arquitetura. Em geral, são projetos complexos, de cozinhas, que realmente exigem uma solução personalizada. O tempo de execução é longo e o custo é mais alto. Atualmente, os projetos su misura podem ser contratados nas lojas Portobello Shop dos estados de SP, PR, SC e RS.

A Serie Oasis é um dos destaques da Coleção Officina 2020. A bancada com cuba esculpida em porcelanato foi apoiada sobre mobiliário
A Serie Oasis é um dos destaques da Coleção Officina 2020. A bancada com cuba esculpida em porcelanato foi apoiada sobre mobiliário

Coleção Officina 2020

Engloba todos os produtos da coleção da Officina Portobello, com grande variedade de superfícies para execução e algumas possibilidades de medidas personalizadas, como a Serie Blocco. A coleção também engloba a Serie Codice, modular, e acabamentos funcionais da Serie Spa. Atualmente, a Coleção Officina 2020 está disponível nas lojas Portobello Shop dos estados de SP, PR, SC e RS. Confira a coleção completa no catálogo aqui.

Há opções de bancadas Sonatta no Prêt-à-Porter com Arte da porcelanateria, na Portobello Shop de todo o Brasil
Há opções de bancadas Sonatta no Prêt-à-Porter, na Portobello Shop de todo o Brasil

Prêt-à-Porter

É um portfólio selecionado da Officina, em que o critério é, literalmente, “pegar e levar”. São produtos que não demandam ajustes de medidas e são oferecidos em superfícies sugeridas. A instalação é in loco. O prazo de entrega é curto, muitas vezes a pronta entrega, e o custo é competitivo. O Prêt-à-Porter está disponível na Portobello Shop de todo o Brasil. Informe-se sobre mais detalhes na loja de sua região. Confira aqui o portfólio Prêt-à-Porter no catálogo. 

A bancada Brooklin com arte da porcelanateria está à venda nos principais home centers do Brasil
A bancada Brooklin está à venda nos principais home centers do Brasil

Revenda

A Officina Portobello também está presente em home centers de todo o Brasil. São quatro linhas de bancadas e uma de nichos, prontas para pegar e levar. São produtos que não demandam ajustes de medidas e são oferecidos em superfícies sugeridas. A instalação é in loco. O prazo de entrega é curto, muitas vezes a pronta entrega, e o custo é competitivo.

Conheça os produtos exclusivos de revenda no catálogo

Foto de destaque: Bandejas de porcelanato da Serie Oasis. De formas orgânicas e espessura finíssima, podem ser apoiadas sobre mobiliário

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arte da porcelanateria...

Arte da porcelanateria

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies