17.12.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Design Miami 2021: playground de escultura do Studio Proba chamado Tomorrow Land recepciona visitantes (Crédito: Reprodução/ @alexproba / Kris Tamburello)

Art Basel e Design Miami 2021: os destaques das edições e instalações que perduram até fim de janeiro

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.12.2021
Galerias reaparecem em eventos internacionais, com maior investimento em NFT e busca por diversidade.
minutos de leitura

Após hiato causado pela pandemia de Covid, a Art Basel e a Design Miami reabriram as portas reunindo expositores de todo mundo na Flórida (EUA). Entre os destaques, aparecem o investimento de galerias em obras NFT, busca por diversidade e peças que saltam aos olhos, de cores vibrantes e formas ousadas.

Realizada entre 2 e 4 de dezembro, a Art Basel reuniu 60 mil pessoas no Miami Beach Convention Center para conhecer trabalhos de 253 galerias. Entre 14 brasileiras, destaque para A Gentil Carioca, que levou obras de grande escala do artista do Rio de Janeiro Maxwell Alexandre.

Em “sem título” (2021), o carioca pinta duas meninas negras, com uniforme de escola municipais do RJ, observando uma obra de arte, em um museu. O trabalho faz parte da série “Novo Poder”, feito para explorar a ideia da comunidade preta dentro dos templos consagrados para contemplação de arte.

Art Basel 2021 Miami: “sem título” (2021), do carioca Maxwell Alexandre, apareceu entre os destaques (Crédito: A Gentil Carioca/ Reprodução)

No mesmo setor, chamado Meridians, há a obra “Sumptuous Memories of Plundering Kings” (2021), de Todd Gray, apresentado pela galeria novaiorquina David Lewis, que explora a história e o impacto duradouro do colonialismo europeu, da escravidão e da diáspora africana.

Reflexo da luta de movimentos sociais e questionamentos sobre o meio das artes, neste ano a organização disse ter investido mais em diversidade, “relaxando” nos requisitos de inscrição para expositores, com a intenção de atrair novos nomes, de diferentes portes.

Tendência no setor, marcaram presença as obras NFT – uma espécie de selo de autenticidade digital que facilita comercialização de peças virtuais. Como exemplo, a galeria alemã Nagel Draxler optou investir num espaço virtual de projeto assinado por Zaha Hadid Architects. Chamado de NFTism, o ciberespaço explora a arquitetura e interação social no metaverso.

A poderosa novaiorquina Pace, que criou um setor exclusivo para NFT, vendeu a 550 mil dólares (cerca de 3,06 milhões de reais) a obra NFT Block Universe (2021) de Lonneke Gordijn e Ralph Nauta, do estúdio Drift, com imagens de planetas na forma de cubo flutuando em torno de um sol retangular.

Art Basel Miami 2021: edição contou com NFTism, galeria virtual desenvolvida por Zaha Hadid Architects (Crédito: Divulgação/ Zaha Hadid Architects)

Na calçada vizinha da Art Basel, ocorreu a 17ª edição da Design Miami que, neste ano, desenrolou-se por meio do tema Human • Kind. Com curadoria de Wava Carpenter, o evento busca destacar “visões de design para um futuro mais equitativo e interconectado, que inclui comunidades BIPOC (sigla para pretos, indígenas e não brancos) e LGBTQ, mulheres, nações em desenvolvimento, populações deslocadas, corpos deficientes e grandes e pequenas formas de vida”.

Na entrada, os visitantes são recebidos por um playground de esculturas do Studio Proba chamado Tomorrow Land – um paraíso instagramável.

A extravagante Carpenters Workshop Gallery apresentou um gabinete de parede, desenhado por Vincenzo De Cotiis, feito em vidro e latão, que parece um pedaço de pedra preciosa partido.

Design Miami 2021: Carpenters Workshop Gallery apresenta gabinete dourado que lembra mineral precioso (Crédito: Reprodução)
Design Miami 2021: Gabinete aberto da Carpenters Workshop Gallery (Crédito: Reprodução)

A novaiorquina Friedman Benda lançou uma nova iteração da coleção Bolotas dos Irmãos Campana em tom amarelo vibrante. A galeria sul-africana Southern Guild optou por apresentar cerâmicas neste ano, como as do conceituado artista e designer sul-africano Andile Dyalvane.

Cito ainda a francesa Kreo, que levou uma obra chamada Efflorescence Console, do estilista americano Virgil Abloh, diretor de criação na Louis Vuitton e fundador da marca Off White, morto em novembro em decorrência de um câncer. A peça única, feita em concreto, em 2020, tem grafite de Abloh.

Design Miami 2021: Friedman Benda lançou uma nova iteração da coleção Bolotas dos Irmãos Campana (Crédito: Reprodução)
Design Miami
Design Miami 2021: obra de Andile Dyalvane, representado pela Southern Guild (Crédito: Reprodução)
Design Miami
Design Miami 2021: Kreo levou uma obra chamada Efflorescence Console, de Virgil Abloh Crédito: Reprodução)

Fora do espaço expositivo, no Miami Design District, a Louis Vuitton apresentou novas peças de sua linha Objets Nomades (é possível ver o tour virtual neste link designmiami.com/gallery/objets-nomades)

A loja de Miami ganhou revestimento de formas orgânicas, em tons claros, como dunas em um deserto, por meio de curadoria da designer espanhola Patricia Urquiola.

Design Miami
Louis Vuitton, no Miami Design District: lançamento dos Irmãos Campana, o pufe Merengue (Crédito: Divulgação)

Entre os lançamentos do ano, o pufe Merengue, dos Irmãos Campana; a poltrona Petal, de Marcel Wanders, e o sofá Signature, do chinês Frank Chou – estreante no time Nomades. Para essa linha outdoor, ele se inspirou nas curvas de campos da província de Yunnan. A exposição segue até o dia 31 de janeiro de 2022.

Design Miami
Louis Vuitton, no Miami Design District: poltrona Petal, de Marcel Wanders (Crédito: Divulgação)
Design Miami
Louis Vuitton, no Miami Design District: designer Frank Chou entra para o time com o sofá e poltrona Signature (Crédito: Divulgação)

Serviço:

Em 2022, a edição suíça da Art Basel – maior feira de artes do mundo – está prevista para ocorrer entre 16 e 19 de junho; em Hong Kong, será entre 24 e 26 de março e, em Miami, 1 e 4 de dezembro.
Design Miami 2022: a edição na Basileia, na Suíça, será realizada entre 14 e 19 de junho e, em Miami, de 30 de novembro a 4 de dezembro 2022. 

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Art Basel e Design Miami 2021: os destaques d...

Art Basel e Design Miami 2021: os destaques das edições e instalações que perduram até fim de janeiro

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Taissa Buescu
Colunista
Colunista

Taissa Buescu nasceu em Nova York e cresceu em São Paulo. Formada em direito,...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies