17.02.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Arquitetura contemporânea e autoral da Ágape na Residência R.R.

Amor pela arquitetura

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.02.2021
Em Uberaba, MG, o escritório Ágape desenvolve arquitetura contemporânea e autoral em um processo de criação amoroso e positivo.
minutos de leitura

Ágape significa amor em grego. Esse foi o nome que uma consultoria de branding sugeriu para o casal de arquitetos Juliana Melo e Gustavo Hueb. “Queríamos desvincular o escritório de nós, pois nossa forma de trabalhar é colaborativa”, conta Juliana. A consultoria logo percebeu o amor dos profissionais pela arquitetura; como eles nunca reclamavam dos problemas, mas, sim, tinham otimismo em superá-los para atingir um objetivo. Assim, a Ágape Arquitetura foi batizada com um nome que reflete sua essência.

Os arquitetos Juliana Melo, Gustavo Hueb, Youssef Mauad e Nathália Cardoso

Atuando há 15 anos em Uberaba, MG, hoje o escritório conta com, além dos sócios fundadores, os jovens arquitetos Youssef Mauad e Nathália Cardoso. Se, por vezes, o trabalho em equipe não funciona bem em áreas criativas, a Ágape encontrou uma fórmula diferente. “Temos uma troca muito legal, porque todos se sentem parte da história do projeto e se envolvem muito mais”, releva Juliana.

Cozinha integrada na Residência R.R.

A arquitetura de linguagem contemporânea da Ágape costuma atrair como clientes famílias jovens de Uberaba. Pilares redondos que permitem a integração, tanto dos ambientes sociais, quanto do interior com o exterior, são a marca registrada do escritório. O uso do concreto também. 

Painel de Athos Bulcão como obra de arte integrada com arquitetura

É o caso da Residência R.R. erguida para um jovem morador. Toda a área social é integrada: sala de estar, sala de jantar, sala de tv, espaço gourmet e cozinha. E a integração com o exterior se dá na face dos fundos, com pilares redondos que permitem que a laje seja solta e fechada por fora com grandes portas de vidro.

Pilares permitem a laje solta. As portas de vidro se abrem para a área externa

Quatro revestimentos Portobello compõem as grandes superfícies dessa área social. No piso, a reprodução de concreto Silos. A pastilha Blocks Black reveste a área gourmet e o azulejo Liverpool White, a cozinha. Mas o grande destaque vai para o painel com os Arcos de Athos Bulcão. “Encaramos como uma obra de arte. Como esse projeto não teria muitas paredes disponíveis para quadros, trouxemos a arte nos azulejos”, conta Youssef.

A Residência M.H. I é um projeto da Ágape Realizações Imobiliárias

Também foi pensada para uma jovem família a Residência M.H. I. Nesse projeto, no entanto, não havia um cliente específico. Entrou em cena a Ágape Realizações Imobiliárias, em que os arquitetos projetam e constroem casas para serem posteriormente vendidas. As casas são completamente acabadas, incluindo revestimentos, iluminação e mobiliário planejado. “Os revestimentos Portobello valorizam o imóvel no mercado imobiliário”, justifica Gustavo, à frente das construções.

Integração com área externa na Residência M.H. I

A Residência M.H. I também utiliza o recurso dos pilares estruturais para permitir a abertura completa da sala e do espaço gourmet para o jardim. A área social traz o frescor moderno de Concretissyma. “Eu gostei tanto do projeto dessa casa, que quase acabei me mudando para lá com a minha família”, brinca Juliana. Nessa frase, fica claro o amor pela arquitetura. O resultado causa encantamento nos arquitetos.

Arquitetura Uberaba
Araucária no piso da área íntima da Residência M.H. I

Já a área íntima oferece aconchego. “Devo confessar que tinha preconceito com reproduções de madeira, até conhecer Araucária”, conta Juliana. O mesmo ocorria com as pedras vulcânicas. “Há anos não fazemos piscinas com pastilhas, utilizamos Barlavento em praticamente todas. Cria um efeito lindo, de piscina natural, que é tendência”, justifica Gustavo.

Arquitetura Uberaba
Barlavento Caribbean na piscina da Residência M.H. II

Barlavento Caribbean reveste a piscina de outra casa de investimento imobiliário, a Residência M.H. II. Esse projeto, no entanto, tinha como público-alvo moradores de gosto um pouco mais tradicional. Então, nada de colunas modernas ou de concreto. Área social e espaço gourmet receberam o clássico Travertino Navona Bianco, no grande formato 120x120, revestindo piso, churrasqueira e bancada. Ainda assim, a integração dos espaços sociais e com a área externa é garantida, mantendo a linguagem contemporânea da arquitetura da Ágape.

Arquitetura Uberaba
Travertino Navona Bianco nos interiores da Residência M.H. II, mais tradicional

Nos últimos anos, Juliana esteve mais afastada do escritório devido à maternidade – seus filhos hoje têm 4 anos e 1 ano e 3 meses. Youssef, que já está há 6 anos na Ágape, tem sido seu parceiro na retomada. “Por mais que eu goste de fazer mil coisas ao mesmo tempo, tenho limitações. Ele é responsável por nossa atuação em design de interiores e decoração, que são paixões que compartilhamos”, conta Juliana. 

Arquitetura Uberaba
Casablanca Nuage na cozinha do Apartamento E.A.

Assim, além da arquitetura de casas, a Ágape também faz projetos de interiores para apartamentos. No compacto, mas vistoso Apartamento E.A., Youssef esteve à frente da escolha de revestimentos, mobiliário e produção. O azulejo Casablanca Nuage trouxe diferenciação à cozinha. Já no Apartamento M.A., os arquitetos trabalharam com o conceito de envelopamento, com Pietra Lombarda Off White do piso subindo pela churrasqueira e pela bancada da varanda gourmet.

Arquitetura Uberaba
Pietra Lombarda Off White envelopa o Apartamento M.A.

“Os escritórios que admiramos são formados por equipes de arquitetos. O nosso sucesso profissional se deve a isso”, reconhece Juliana, sobre a contribuição de Youssef. O trato amoroso da arquiteta com a equipe é mais uma justificativa para o nome do escritório, que segue inovando com arquitetura contemporânea e autoral em Uberaba.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Amor pela arquitetura...

Amor pela arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies