15.05.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Arquitetura online: novas possibilidades que a internet oferece aos profissionais

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.05.2020
Aproveite o melhor da arquitetura online e explore esse terreno sem limites como vitrine de seus projetos, fonte de networking e muito mais!
minutos de leitura

Aproveitar as possibilidades de um terreno sem limites instiga a imaginação de qualquer apaixonado por arquitetura. Mas hoje, não é de um espaço físico que falamos, e sim do virtual. Com esse meio em expansão, a arquitetura online deve ser explorada ao máximo. E como profissional e usuário, você deve aproveitar o que ela oferece, para levar seus projetos além.

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play!

O mundo muda na velocidade de um tweet. Ou seja: com rapidez e sem parar. Cartões de visitas, portfólios impressos e reuniões presenciais foram engolidos por sites, redes sociais e e-mails. E esse combo online, que substituiu o modo convencional de promover projetos, reserva muito mais em poucos cliques.

Una a sua criatividade a um plano de internet veloz e mantenha o seu backup de projetos em dia. Agora, você vai conhecer as melhores ferramentas e os principais recursos que a arquitetura online oferece e como aproveitá-los para ganhar, além de muitos seguidores, contatos e clientes!

Use a internet como fonte de aprimoramento e inspiração

World Wide Web. Essa teia virtual que começou com um site, em 6 de agosto de 1991, hoje reúne centenas de milhares de páginas de arquitetura. E você deve explorar cada fio de dados dessa rede, que é uma fonte inesgotável de inspiração.

Aproveite os cursos online

arquitetura online
Não apenas cursos de arquitetura devem entrar no rol de suas escolhas, como também de marketing digital, programação e outros que garantam conhecimento técnico sobre ferramentas digitais (Foto: Pexels)

Estudar é sempre preciso. E opções online sobre arquitetura não faltam! Desde cursos livres a graduações e pós-graduações. Portanto, é possível se especializar a distância e dar aquele up na sua carreira.

Em várias plataformas o investimento é baixo. Ainda há muitas opções gratuitas na rede. Então, faça as suas buscas e acompanhe sempre as melhores escolas e os grandes profissionais que promovem cursos.

Acompanhe plataformas especializadas

Na arquitetura online, você deve abusar do consumo de páginas dedicadas à área. Ou seja, abra janelas em busca de fontes de informações para aprender e criar o seu próximo projeto. Mas sem Control+C e Control+V, ok?

Archtrends

arquitetura online
Home do Archtrends: novidades de arquitetura, design de interiores e decoração todos os dias (Foto: Archtrends/Reprodução)

O Archtrends — este site aqui mesmo! — é uma delas. A plataforma de conteúdos e projetos da Portobello nasceu com a proposta de entregar o melhor de arquitetura, design de interiores e decoração, tanto a profissionais quanto a admiradores.

Aqui, você confere muito conteúdo sobre o que acontece no setor, além de acompanhar bastidores e novidades da Portobello. O Archtrends ainda abre espaço para você expor o seu trabalho e fazer parte de uma rede com mais de 11 mil profissionais.

Assim, o site não tem só a proposta de alimentar a arquitetura online, mas também de consumir projetos feitos por você. Então, já sabe: aqui é a vitrine para quem ama esse universo.

Atente-se às redes sociais

arquitetura online
Acompanhar páginas de arquitetura e curtir o que elas publicam faz com que os algoritmos enviem cada vez mais conteúdos similares (Foto: Archtrends Portobello/Reprodução Instagram)

Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e YouTube priorizam basicamente um tipo de conteúdo: o visual.

A arquitetura reina nesse quesito, o que a faz muito contemplada nessas e em outras redes sociais. Principalmente no Instagram, que "bomba mais" em relação às outras e é repleta de perfis.

Mas não se prenda à sua área de atuação. Gastronomia, pintura, desenho, escultura e muitas outras vertentes também devem fazer parte de suas navegações. Quando é para se inspirar, como cantava Tim Maia, "vale tudo".

Siga arquitetos que são influenciadores digitais

arquitetura online
Arquiteta Patricia Pomerantzeff foi uma das palestrantes do Artchtrends Summit 2020, evento de conteúdo da Portobello que reúne profissionais do mundo todo em busca de novos olhares e tendências da área (Foto: Archtrends)

Tudo bem que a obra está sempre à frente do artista, mas a arquitetura online não deixa que arquitetos não sejam reconhecidos.

Nesse sentido, profissionais que estão na web, principalmente nas redes sociais, ganham o status de influenciadores digitais. Assim, trazem muita arquitetura online com vídeos, imagens e textos ao público.

Doma Arquitetura

arquitetura online
Projetos que abusam da criatividade são marcas da página (Foto: Doma Arquitetura/Reprodução)

Dentro desse universo de influenciadores da arquitetura online, a arquiteta Patricia Pomerantzeff é uma expoente, com o maior canal do segmento no YouTube.

O Doma Arquitetura tem mais de 660 mil inscritos. Já em redes como Instagram, Facebook e Twitter, a profissional soma mais de 400 mil seguidores.

Trazer dicas, obras, referências e diálogos, em linguagem descomplicada, foi a mola propulsora que deu reconhecimento à arquiteta.

Certamente, um canal para se inspirar, se inscrever, deixar o like, comentar e compartilhar. Quem sabe você monta o seu em breve?

Conheça e se inspire com startups focadas em produzir projetos online

Frutos de um universo digital em expansão, as startups de arquitetura online se destacam levando serviços a públicos cada vez maiores.

Equipes enxutas, uso de ferramentas avançadas e relacionamento com o consumidor. Essas são algumas das chaves dessas empresas que revolucionam o modo de atender clientes, desenvolver projetos e executar obras.

Por isso, é bom saber como a arquitetura online é feita por algumas dessas startups, para entender como você também pode estruturar o seu negócio frente ao mundo 4.0.

Você na Obra

Anos de experiência aliados a novas tecnologias possibilitaram o surgimento da plataforma (Foto: Você na Obra/Reprodução)

arquitetura online
Anos de experiência aliados a novas tecnologias possibilitaram o surgimento da plataforma (Foto: Você na Obra/Reprodução)

Com uma proposta de atender projetos do residencial completo ao empresarial de grandes proporções, a plataforma Você na Obra funciona 100% no online, por meio de um site.

A startup investiu em arquitetura online há alguns anos, mas já atua na área há mais de uma década, transportando expertise do analógico ao digital.

Ela atrai clientes no meio virtual usando, entre outros recursos, canal para dúvidas, detalhes de cada serviço e custos atrativos.

Arquiteto de Bolso

arquitetura online
Criadores da plataforma perceberam que a maior parte das pessoas que reformam e decoram seus espaços não têm ajuda profissional. Então, investiram em tecnologia para oferecer o serviço por valores acessíveis (Foto: Arquiteto de Bolso/Reprodução)

Um projeto em 3D entregue em até 2 horas ou dois projetos entregues em até 4 horas. Essa é a proposta da Arquiteto de Bolso, startup que enxergou no online uma forma de democratizar a arquitetura com custos baixos e entregas de qualidade. Combo perfeito, que vai ao encontro de clientes que precisam de acessibilidade, especialmente nesse momento.

Utilize ferramentas online para otimizar e aperfeiçoar o seu trabalho

Além de todas as plataformas para você buscar inspiração e expor os seus projetos, otimizar o seu tempo para que tudo ande no ritmo da web é lei na arquitetura online.

Nesse sentido, há ferramentas de sobra para que os seus trabalhos sejam cada vez melhores e atualizados com o que há de mais avançado no mundo digital.

SketchUp

arquitetura online
Layout simples facilita ao usuário descobrir as funcionalidades do SketchUp (Projeto: Otávio Mendes)

Ter a intuição como um pilar. Esse é o SketchUp, software que facilita os projetos como seus antecessores de mesma categoria não faziam.

Uma das sacadas da ferramenta inovadora é dar respostas mais rápidas aos comandos. E a vantagem vale desde o projeto pontual de um banheiro até a urbanização de uma cidade.

REVIT

arquitetura online
Arquitetura online exige cada vez mais ferramentas avançadas, e o REVIT traz a inovação que a área precisa (Foto: Autodesk)

Dotado da tecnologia Building Information Modeling (BIM), que trabalha modelos 3D com alta fidelidade ao projeto final, o software tem precisão na entrega dos desenhos.

O programa também fornece previsões de erros, tempo de projeção e orçamento da obra. Com tantos benefícios, o REVIT é indispensável para quem se aventura na arquitetura online.

Grasshooper

arquitetura online
Alta fidelidade da escolha, dos parâmetros ao produto final, são vantagens trazidas pelo Grasshooper (Foto: Arch20)

O Grasshooper é um plugin — tipo de extensão como as que você usa no Google — desenvolvido pela empresa Rhinoceros, produtora de softwares de arquitetura e design.

Com o recurso, você pode exportar os seus arquivos feitos no SketchUp e no REVIT, por exemplo, com 100% de compatibilidade. Isso evita erros no projeto finalizado, por causa de uma versão desatualizada ou avançada do software escolhido.

Além disso, o plugin funciona com inteligência artificial e designs generativo e paramétrico. Duas maneiras de criar formas por meio de, respectivamente, operar com regras lógicas e algoritmos, e de definir formatos geométricos a partir da relação entre vários parâmetros.

Invista na arquitetura online para promover o seu trabalho

arquitetura online
Gráficos detalhados com o comportamento dos seus potenciais clientes e conversões em vendas são algumas das "joias" que o marketing digital dá de presente (Foto: PxHere)

O marketing digital é um dos suprassumos dos recursos da web que podem ser usados por profissionais de arquitetura. Com as ferramentas e os métodos dessa vertente online para promover produtos e serviços, não há limites para você alcançar.

E os recursos do marketing digital garantem, acima de presença virtual, um acompanhamento afiado de resultados. Sim, você vai medir seu desempenho na arquitetura online! Aqui, descubra algumas das melhores formas de entrar com o pé direito nesse universo.

Tenha um site

Ter um site hoje é o básico da arquitetura online. Nele, admiradores e clientes terão acesso a informações como biografia, currículo, especialidades, projetos de destaque, serviços e meios de contato.

Com o seu arsenal de trabalhos em um lugar só, os visitantes saberão em que você manda bem e porquê os projetos deles devem ficar em suas mãos.

Crie o seu blog

arquitetura online
O WordPress é um "queridinho" no mundo dos sites e blogs (Foto: Pexels)

O blog é o par perfeito de um site, funcionando como uma vitrine do que existe de tendência no setor, suas dicas para o segmento e tudo o que se relacionar à área. Ou seja, é um canal de conteúdo que as pessoas podem acessar e aprender, sem custo algum.

É por meio desse espaço com conteúdos em textos, imagens, vídeos e áudios que você vai atrair cada vez mais interessados em fechar negócios. Com uma estratégia eficiente de Inbound Marketing — o marketing de atração —, você terá leitores fiéis e clientes recorrentes.

A plataforma mais viável para você fazer o seu blog é o WordPress. Com interface simples e cheio de plugins que ajudam a ranquear Google, a ferramenta é muito segura e oferece layouts diversos para combinar com a identidade visual da sua marca.

Faça SEO

SEO bem feito faz "a magia acontecer" no maior buscador: links sempre no topo da primeira página do Google (Foto: Reprodução Google)

arquitetura online
SEO bem feito faz "a magia acontecer" no maior buscador: links sempre no topo da primeira página do Google (Foto: Reprodução Google)

Não basta ser um profissional com expertise na área e reconhecimento no mercado se o Google não sabe quem você é. Isso mesmo: o maior buscador de páginas do mundo favorece quem tem sites e blogs bem estruturados.

Em linguagem técnica, com Search Engine Optimization (SEO) na medida.

SEO se refere à otimização de conteúdos de sites e blogs, para que os motores de busca do Google encontrem e favoreçam páginas.

Imagens e textos com as palavras mais buscadas no setor, páginas que abrem rapidamente e site seguro. Esses são alguns dos critérios que a gigante do Vale do Silício usa para ranquear uma página e colocá-la em primeiro lugar.

Assim, quem "der um Google" encontra você rapidamente, aumentando suas chances de angariar leitores e clientes.

Publique conteúdos e faça lives nas redes sociais

arquitetura online
O Archtrends sempre faz lives com profissionais do setor, bem como com seu time técnico. Vale a pena assistir para se inspirar (Foto: Instagram Archtrends/Reprodução)

Além de as redes sociais servirem como multiplicadoras do alcance de conteúdos de sites e blogs e para o contato direto com o seu público, elas são um polo de negócios. Por esses meios, você pode alcançar pessoas que não estão necessariamente buscando serviços de arquitetura no Google.

Preparar chamadas, imagens e vídeos de qualidade é garantia para atrair muitos clientes para curtir suas páginas e fechar projetos com o seu escritório.

Também explore o recurso das lives em redes sociais como YouTube, Facebook e Instagram. Esse formato está em alta e promete continuar crescendo bastante. Escolha o seu assunto, chame um convidado expert no tema para conversar, faça a chamada para o momento e tenha uma luz e um cenário adequados. Com essa receita, vai ser sucesso de views.

Aproveite o melhor que as conexões na web oferecem e sempre leve em conta o fator humano

Além de muito acesso à informação, o que a internet trouxe de revolucionário foi a conexão entre pessoas de diferentes partes do mundo. Nesse sentido, aproveitar os recursos do meio virtual cria, além de negócios, relacionamentos transparentes com clientes e admiradores.

Assim, para o cliente, ouvir do próprio profissional dicas, truques, conceitos e explicações sobre projetos enriquece ainda mais a relação. Isso faz a arquitetura online ir muito além de simplesmente deixar que as obras falem por si.

Por isso, prepare-se para, além de dominar ferramentas digitais, entender como os algoritmos funcionam e interpretar gráficos cheios de dados, humanizar sua atuação online.

Não se esqueça que na internet, como cantou Cazuza, "o tempo não para". Então, você terá bastante trabalho pela frente, porque a arquitetura online funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, durante os 365 dias do ano.

Comece bem no mundo online. Cadastre-se no Archtrends e use a plataforma para divulgar os seus trabalhos, conhecer outros profissionais e se inspirar muito com os nossos conteúdos!

--

Foto de capa: Com recursos online, planejar, colocar em prática e acompanhar projetos vai muito além (Foto: Pexels)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura online: novas possibilidades que ...

Arquitetura online: novas possibilidades que a internet oferece aos profissionais

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies