25.03.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Arquitetura em restaurantes contribui para o sucesso do negócio (Projeto: Tassiana Oshiro / CASACOR Bolívia 2023 / Foto: Álvaro Mier)

Arquitetura em restaurantes: desperte o desejo de consumo dos clientes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.03.2024
Um lugar bem decorado traz aconchego e sensação de bem-estar. Confira nossas dicas para a arquitetura em restaurantes
minutos de leitura

Não importa o estilo: minimalista, retrô ou contemporâneo, a arquitetura em restaurantes consegue cativar os clientes e fazer com que permaneçam mais tempos no estabelecimento.

Tudo isso sem falar de lugares pensados para servirem como pano de fundo para redes sociais, com cantinhos “instagramáveis”.

E isso vale não só para restaurantes, mas também para cafés, bares ou bistrôs. Afinal, não são apenas lugares para refeições, mas ambientes de encontros e de muitas histórias.

Vale lembrar que, independentemente do estilo, as normas da prefeitura e da vigilância sanitária precisam ser observadas no projeto. Assim, respeitando as regras é possível unir cozinha e arquitetura.

Vamos ver, a seguir, detalhes sobre alguns restaurantes e saber como o visual ajuda a conquistar clientes.

Leia também:

restaurante mesa do lado, de claude troisgros
Restaurante Mesa do Lado, de Claude Troisgros, é todo revestido em porcelanato (Foto: Fábio Jr. Severo)

Arquitetura em restaurantes: como aplicar o conceito?

Nos últimos anos, vimos o salto na diversidade da arquitetura em restaurantes: de pizzarias e hamburguerias temáticas a cantinas italianas aconchegantes; dos cafés retrôs a restaurantes japoneses com traços contemporâneos.

Tudo que envolve a decoração foi pensado para conquistar clientes e criar a melhor experiência possível.

O projeto arquitetônico comunica o conceito do local e esse tem que ser visível pelo cliente. Até mesmo o endereço do estabelecimento pode dizer muito sobre o estilo.

Arquitetura funcional para restaurantes

decoração em restaurante com quadros e cor cinza
Decoração em restaurante tem piso acinzentado com acabamento natural (Projeto: Claudia Pereira)

A estética precisa ser aliada à funcionalidade que, em um restaurante, envolve o curso do preparo de alimentos, os serviços de mesa, o bar, e até o fluxo de pessoas.

O cliente precisa se sentir bem dentro do estabelecimento e receber os estímulos visuais certos para se sentir bem recebido.

A prova que as pessoas gostam de aconchego na hora das refeições é a procura por projetos de área gourmet, tanto na parte interna quanto externa das residências. Afinal, a comida une as famílias e amigos.

Outros pontos essenciais relacionados à funcionalidade são: circulação de pessoas, ventilação, iluminação e acessibilidade.

Tudo precisa estar previsto no projeto, até porque, está ligado à segurança do local. Pense em todas as ações que os frequentadores do espaço podem fazer dentro do restaurante e planeje da melhor forma possível.

O porcelanato com indicação para uso comercial é ideal para pisos de restaurantes, além de contribuir para a higiene graças a suas características bacteriostáticas.

O que pode ter no projeto de arquitetura em restaurantes?

A arquitetura em restaurantes deve ser pensada para que o cliente tenha a melhor experiência possível. Por isso, tudo deve se apoiar no conceito escolhido, começando pela decoração do ambiente. Abaixo, confira alguns projetos para se inspirar:

Utilize plantas na decoração

As plantas deixam o ambiente mais aconchegante e garantem o ar mais puro. No projeto da cantina italiana abaixo, a arquiteta utilizou um limoeiro para compor a decoração.

No entanto, um ponto importante na hora de escolher as plantas e flores é analisar a luminosidade, o vento e a frequência de rega. Samambaias, por exemplo, deixam os ambientes mais elegantes, mas não podem receber muito vento ou iluminação direta.

Se existe espaço externo, pense na possibilidade de incluir um jardim. Afinal, nada como um café e um bom livro para se deliciar em dias de temperaturas amenas. Outra possibilidade é criar jardins suspensos ou incluir plantas na decoração das paredes.

cafetaria com jardim vertical na parede
Plantas nas paredes deixam o ambiente mais aconchegante, como nesta cafeteria que criou uma espécie de jardim secreto (Projeto: Archibox Arquitetura)

Não se esqueça da decoração do teto

A decoração do teto deve fazer parte do projeto de arquitetura do restaurante. Luminárias, pendentes, objetos rústicos e até mesmo guarda-chuvas são algumas das possibilidades.

espaço com garrafas de vinho na parede e decoração preta
Use a criatividade na hora de incluir a decoração de teto no projeto arquitetônico do restaurante (Projeto: Patricia Makhoul)

Utilize quadros criativos

Nem só de quadro de comida vive o restaurante. Obras de arte, pôsteres e outros objetos podem ser utilizados em sua composição, principalmente se o restaurante for temático.

restaurante decorado com quadros
Quadros são uma excelente opção para restaurantes temáticos (Projeto: Luciano Costa)

Mas não para por aí, outros pontos podem ajudar a criar a atmosfera desejada como:

  • Menu – hoje é muito comum que os cardápios sejam por QR code, mas toda essa concepção deve garantir uma boa experiência. Ou seja, é fundamental que a apresentação do cardápio e a facilidade em achar os pratos também estejam presentes;
  • Aromas – não estamos falando apenas do cheiro da cozinha. Nem todo restaurante pode aproveitar o aroma das panelas, como o da fumaça nas churrascarias. Mas é preciso ter em mente qual aroma você quer para o salão;
  • Caixa de som – a música ambiente é ótima para deixar clientes confortáveis, mas tenha cuidado com o volume;
  • Iluminação – além de influenciar no clima do restaurante, o projeto luminotécnico deve ser desenvolvido de forma que garanta a segurança do cliente, para que ele possa andar livremente pelo salão;
  • Cor – cores vibrantes transmitem energia e entusiasmo, já os tons suaves transmitem calmaria, dão sensação de aconchego;
  • Cuidado com as normas –  lembre-se de consultar todas as regras antes de começar a construir ou reformar. Consulte a sua prefeitura e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para saber as especificações da obra.

E não se esqueça: por meio do projeto arquitetônico é possível gerar estímulos e fidelizar o cliente. Cada tipo de restaurante requer um estilo próprio, por isso, é importante saber qual mensagem você deseja passar.

arquitetura para restaurantes
Som, iluminação e aroma estão entre fatores que influenciam no ambiente do restaurante (Projeto: Francisco Severo)

Use a criatividade para se manter dentro do que foi destinado para o projeto. Estourar o orçamento da obra pode gerar receio e fazer com que você tome decisões equivocadas.

Como escolher revestimento de piso para restaurante?

Ao pensar na arquitetura em restaurantes, a escolha do revestimento de piso é uma decisão crucial que pode afetar a estética, funcionalidade e até mesmo a segurança do espaço.

Afinal, o piso não só precisa suportar o tráfego intenso de clientes e funcionários. Também deve complementar o estilo e a atmosfera do ambiente.

Por isso, nas linhas a seguir, vamos explorar os principais fatores a considerar ao escolher o revestimento de piso para um restaurante. Saiba como identificar qual é o melhor revestimento para piso de restaurante nesse caso.

1. Durabilidade e Resistência

arquitetura de restaurantes
Porcelanato está entre materiais mais duráveis e resistentes para estabelecimentos comerciais (Foto: Tomas Rangel)

A arquitetura em restaurantes precisa considerar que esse é um ambiente sujeito a derramamentos de líquidos, quedas de alimentos e movimentação constante de cadeiras e mesas.

Portanto, é essencial escolher um revestimento de piso que seja durável e resistente o suficiente para suportar essas condições adversas sem perder sua integridade ou estética.

Opções como porcelanato são conhecidas por sua durabilidade e facilidade de limpeza. Sendo assim, o material está entre os queridinhos da arquitetura em restaurantes.

Entre as características do porcelanato está a sua resistência mecânica. Isso quer dizer que ele não arranha ou sofre danos, como trincas, com facilidade.

2. Local de uso

arquitetura para restaurantes, decoração biofílica
Indicação de uso de revestimento ajuda a manter a estética e a funcionalidade (Projeto: Sandra Moura)

Outro ponto a se considerar na arquitetura em restaurantes na hora de escolher o piso é o alto tráfego do local.

Hoje em dia, há pisos indicados para diversos ambientes. Portanto, basta conferir a recomendação de uso do fabricante.

Na Portobello, por exemplo, os pisos indicados para uso comercial são indicados nas páginas dos produtos.

Uma das classificações é o “comercial leve”. Nesse caso, o piso é ideal para tráfego mediano de pessoas. Isso quer dizer que não haverá trânsito de equipamentos, o que é uma boa pedida para o salão do restaurante, por exemplo.

Agora, quando há um trânsito eventual de equipamentos leves e um tráfego intenso de pessoas, o ideal é preferir o “comercial pesado”. Inclusive, essa pode ser a melhor escolha para a cozinha do restaurante, a depender da sua estrutura.

Por fim, tem ainda o porcelanato de uso industrial e urbano. São opções ideais para trânsito intenso de pessoas e tráfego leve de equipamentos e veículos, o que não se aplica à arquitetura em restaurantes.

3. Facilidade de Limpeza

arquitetura para restaurantes
Limpeza é ponto essencial em restaurantes e revestimentos podem ajudar a manter tudo em ordem (Projeto: Sibemberg Pestana Arquitetura / Foto: Cristiano Bauce)

A higiene é uma prioridade em qualquer ambiente de serviço de alimentação, e o piso do restaurante não é exceção. Portanto, é importante escolher um revestimento de piso que seja fácil de limpar e manter.

Superfícies lisas e impermeáveis, como cerâmicas ou porcelanatos, são ideais. Elas permitem a limpeza rápida, usando apenas uma vassoura e pano úmido. Caso haja necessidade, é possível usar outros produtos diluídos em água, como detergente neutro. Ou seja, não requer nenhum material específico.

Vale ressaltar ainda que o porcelanato tem baixa absorção de água. Isso evita que a superfície manche, conservando sua boa aparência por mais tempo.

4. Segurança

A segurança dos clientes e funcionários deve ser uma consideração fundamental ao escolher o revestimento de piso para um restaurante.

Superfícies escorregadias podem representar um risco de quedas e lesões, especialmente em áreas onde há contato frequente com água ou gordura. Como é o caso de cozinhas e áreas de preparação de alimentos.

Optar por revestimentos com resistência ao escorregamento, como porcelanato com acabamento natural ou TACT para áreas molhadas, pode ajudar a reduzir esse risco.

5. Estilo e Design

arquitetura para restaurantes
Porcelanato é capaz de reproduzir diferentes materiais, como madeira (Projeto: Vertentes Arquitetura)

Além de sua funcionalidade, o revestimento de piso também desempenha um papel importante na estética da arquitetura em restaurantes.

O piso escolhido deve complementar o estilo e a temática do espaço, criando uma atmosfera convidativa e agradável para os clientes.

Desde pisos de madeira para um ambiente mais acolhedor e rústico até porcelanatos de aparência moderna para um design contemporâneo, há uma ampla gama de opções disponíveis para atender a diferentes preferências de estilo.

Inclusive, vale mencionar que o porcelanato pode reproduzir diferentes materiais com muita fidelidade. Isso, claro, garantindo a durabilidade, a resistência e a praticidade do material.

Afinal, qual o melhor revestimento de piso para restaurantes?

Embora não haja uma única resposta para qual é o melhor revestimento de piso para todos os restaurantes, uma opção que se destaca em termos de durabilidade, facilidade de limpeza, segurança e estilo é o porcelanato.

O material oferece uma combinação única de resistência, versatilidade e beleza estética. Isso o torna uma escolha popular para uma variedade de ambientes comerciais, incluindo a arquitetura em restaurantes.

Por falar em versatilidade, é possível ir muito além do piso, criando bancadas em porcelanato, prateleiras, nichos e até mesas!

Um exemplo da aplicação do material na arquitetura em restaurantes é no Mesa do Lado, de Claude Troisgros, no Leblon, no Rio de Janeiro.

arquitetura restaurante
Porcelanato se destaca dentre opções de revestimento para piso de restaurante (Projeto: Vanessa Larré / Foto: Guto Campos)

O restaurante é todo em porcelanato Dansk Cement Graphite, da Portobello. Isso inclui não só o piso, como também bancadas e backsplash.

No entanto, é importante considerar as necessidades específicas do seu restaurante, bem como o orçamento disponível, ao tomar uma decisão final sobre o revestimento de piso.

Ao ponderar esses fatores e explorar as diversas opções disponíveis, você poderá encontrar o revestimento de piso perfeito para criar um ambiente convidativo e funcional para os seus clientes e funcionários.

Contudo, vale mencionar que o porcelanato tende a apresentar uma melhor relação entre custo e benefício, quando comparado com materiais naturais, como madeira e mármore.

Sendo assim, não só a arquitetura em restaurantes pode se beneficiar do porcelanato, como também as contas do negócio.

Quer conhecer mais arquiteturas de restaurantes para se inspirar? Conheça restaurantes de Berlim, Madri e Florença.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Arquitetura em restaurantes: desperte o desej...

Arquitetura em restaurantes: desperte o desejo de consumo dos clientes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Excelentes informações, mas gostaria de me aprofundar mais nas escolhas de cores e revestimentos adequados.
    Vocês tem alguma sugestão?

    Att.,
    Arqta Ana Bochnis



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies