Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Tij: observatório de pássaros mescla arquitetura e natureza

26/05/2021

Localizado em uma reserva natural na Holanda, esse projeto inusitado que mescla arquitetura e natureza remete a um ninho de pássaros em escala humana. Venha conferir mais detalhes desse projeto incrível!

Você já imaginou como seria a sensação de estar dentro de um ninho de pássaros? Tij, um projeto que mescla arquitetura e natureza, não é apenas um observatório, ele possibilita que os usuários se sintam imersos no habitat natural das aves que vivem por ali.

Localizado em uma reserva natural, a área consiste em um dique com vários canaviais e ilhas que são locais de alimentação e procriação das aves da região.

arquitetura e natureza
Vista interior do Observatório Tij (Foto: Ana Luiza Camargo)

‘Tij’ significa maré em holandês, um fenômeno que os arquitetos da RAU architects + RO&AD Architecten tiveram que levar em consideração ao desenvolver esse projeto.

A parte inferior do observatório pode ser submersa na maré alta, portanto, os arquitetos escolheram a madeira certificada de acoya que possui maior resistência à água. Já na parte superior, optaram pela madeira pinus. A cobertura é composta de cana local, colhida na região da reserva natural, e o telhado é feito de palha. A maior parte dos materiais usados nesse projeto são materiais naturais, certificados e de baixo impacto ambiental.

Além disso, o projeto foi pensado inteiramente de forma modular e atende aos princípios básicos para uma construção sustentável com potencial circular.

arquitetura e natureza
Vista externa do observatório localizado em Scheelhoek. (Foto: Ana Luiza Camargo)

Você deve estar se perguntando: como foi possível a aprovação de construção de um projeto inserido dentro de uma reserva natural?

Este projeto faz parte de um plano urbano e paisagístico de grande escala que conecta toda a região com caminhos de pedestres que proporcionam aos visitantes uma conexão com a natureza.

Por ter sido projetado de forma modular, o observatório pode ser desmontado facilmente sem grandes perdas de valor. Ė um projeto temporário, pensado de forma a minimizar ao máximo o impacto ambiental e proporcionar aos visitantes uma experiência única.

Caminhos de pedestres que dão acesso ao Observatório Tij (Foto: Ana Luiza Camargo)
Caminhos de pedestres que dão acesso ao Observatório Tij (Foto: Ana Luiza Camargo)
 Vista interior do observatório, aberturas estratégicas que emolduram a paisagem exterior, possibilitando aos visitantes observarem as aves da região (Foto: Ana Luiza Camargo)
 Vista interior do observatório, aberturas estratégicas que emolduram a paisagem exterior, possibilitando aos visitantes observarem as aves da região (Foto: Ana Luiza Camargo)

Identificamos nesse projeto a referência da forma conhecida de um ninho. O ninho é meticulosamente projetado pelos pássaros que, talvez, pudessem ser considerados aqui como os grandes arquitetos mestres da natureza.

Os arquitetos se inspiraram na natureza, se inseriram no entorno do projeto de forma a respeitar a reserva natural e ao mesmo tempo projetaram algo inovador, único e inusitado.

Vista interior da cobertura do observatório (Foto: Ana Luiza Camargo) 
Vista interior da cobertura do observatório (Foto: Ana Luiza Camargo) 

O Observatório Tij se tornou um ponto atrativo de visitação na Holanda. Famílias chegam ao local portando os seus binóculos para conseguirem observar com precisão as aves.

Incrível como as crianças se encantam com o local e como a própria arquitetura desperta a curiosidade em aprender mais sobre as diferentes espécies de aves, olhando através das aberturas inusitadas a natureza do entorno, ouvindo com calma e atenção os diferentes sons dos pássaros.

A entrada do Observatório Tij se dá através de um pequeno túnel, possibilitando aos visitantes se aproximarem dos pássaros de forma "invisível" (Foto: Ana Luiza Camargo)
A entrada do Observatório Tij se dá através de um pequeno túnel, possibilitando aos visitantes se aproximarem dos pássaros de forma “invisível” (Foto: Ana Luiza Camargo)

Esse projeto recebeu alguns prêmios de arquitetura e sustentabilidade, dentre eles, o prêmio de segundo lugar no ‘Building of the Year Public Prize Award’ em 2020.

 Vista interior do Observatório Tij (Foto: Ana Luiza Camargo)
 Vista interior do Observatório Tij (Foto: Ana Luiza Camargo)

Viram como a arquitetura pode estar sim em sintonia com a natureza? Compartilhem com a gente o que acharam desse projeto!

Leia também: De Ceuvel’ em Amsterdã, desenvolvimento urbano sustentável

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *