26.04.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Aeroporto Internacional de Dubai: conheça um dos maiores projetos do mundo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.04.2019
O aeroporto, nos Emirados Árabes, recebe quase 90 milhões de passageiros por ano. Conheça sua arquitetura!
minutos de leitura

Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes, já é mais do que famosa em todo o mundo, especialmente por seus luxuosos projetos de construção, como a cidade climatizada que pretende construir no meio do deserto e o edifício mais alto do mundo, o "Burj-Khalifa".

Mas não é só pela construção de prédios que atravessam as nuvens que a cidade chama atenção — o Aeroporto Internacional de Dubai possui uma das arquiteturas mais impressionantes do mundo.

Ficou curioso? Conheça os detalhes desse projeto de construção gigantesco!

Projetos de construção: o Aeroporto Internacional de Dubai

Aeroporto Internacional de Dubai (Foto: reprodução site Feira Construsul)

O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) é o 3° mais movimentado do mundo, com mais de 89 milhões de passageiros somente em 2018.

Os saguões do aeroporto se assemelham a um casulo gigante. Os edifícios de aproximadamente 900 m de comprimento, 9 m de largura e até 30 m de altura são notáveis devido à sua forma geométrica incomum, com um telhado curvado em todas as três dimensões.

Além dos saguões, o conceito do Terminal 3, o mais novo do DXB, foi bastante revolucionário. A área disponível, a rede viária de acesso e a infraestrutura aeronáutica associada para a construção do novo terminal eram insuficientes.

Para resolver o problema, a proposta do projeto consistia na construção de um terminal subterrâneo, acessível por uma estrada que passaria por baixo de um grande toldo semicircular.

Os terminais do aeroporto, pistas de taxiamento e torre de controle foram construídos acima dessas instalações para lidar com as restrições de espaço. Por isso, os materiais de construção foram concebidos de forma a absorver facilmente o impacto e a carga de vibração causados pelas aeronaves acima.

Outro edifício que impressiona é o Saguão A do Terminal 3, inaugurado em 2013, construído para acomodar aeronaves de fuselagem larga. Esse terminal, usado pela Emirates, é o maior edifício aeroportuário do mundo, com uma área útil de 1.500.000 m².

Engenharia misturada à arquitetura: funcionalidade no DXB

Os engenheiros da ADPI combinaram tecnologia e arquitetura para projetar e instalar todos os sistemas funcionais e operacionais — desde o acesso ao aeroporto até o acesso à aeronave — de forma única, para otimizar os procedimentos e necessidades do DXB.

área interna aeroporto de dubai projetos de construção
Saguões com telhado curvo - Aeroporto de Dubai (Foto: reprodução site Dubai Airports)

As esteiras de bagagem têm mais de 90 km de extensão e são capazes de manusear 12.000 peças de bagagem por hora. Para chegar a esse resultado, a ADPI realizou um estudo de engenharia de valor para tornar o projeto mais eficiente a um custo menor.

A arquitetura complexa dos saguões com telhado curvo exigiu um design inovador. Devido à estrutura incomum do edifício, 120.000 peças de telhas tiveram que ser projetadas e fabricadas na Suíça para instalação em 60.000 posições diferentes.

Cada telha foi aplicada com um revestimento em pó de alto desempenho. Dessa forma, o telhado não é apenas excelente em termos de resistência, mas também possui uma superfície perfeitamente lisa.

Pilares imponentes no saguão - DXB  (Foto: reprodução site Dubai International Airport)

Com 252 balcões de check-in, mais de 8.000 m² distribuídos por lojas, instalações de relaxamento e entretenimento, e um estacionamento para 1.870 veículos, o terminal é certamente um dos maiores projetos de construção do mundo.

Outro gigante se aproxima: o Aeroporto Al Maktoum

Maquete - Aeroporto Al Maktoum (Foto: reprodução site Meed)

A apenas 40 km de distância do Aeroporto Internacional de Dubai, estão em andamento os projetos de construção do novo Aeroporto Internacional Dubai World Central: Al Maktoum, que será ainda maior. A expectativa é que ele seja capaz de acomodar 130 milhões de passageiros por ano e movimentar 12 milhões de toneladas de mercadorias.

Além de impressionantes do ponto de vista estético, esses gigantes são verdadeiras engrenagens financeiras para a economia local. Inspirações para projetos de construção bonitos e funcionais, de qualquer porte.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a arquitetura de dois dos maiores projetos de construção de aeroportos do mundo, aproveite para ver detalhes também do projeto do Harpa Concert Hall, um edifício impressionante na Islândia!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Aeroporto Internacional de Dubai: conheça um...

Aeroporto Internacional de Dubai: conheça um dos maiores projetos do mundo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies