14.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A arquiteta Anne Lacaton recebeu o Prêmio Pritzker de 2021 (Foto: Columbia GSAPP)

13 arquitetas contemporâneas que são referência para o setor

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.02.2023
Que tal conhecer um pouco da trajetória e do trabalho de algumas das arquitetas mais renomadas do mundo hoje? Leia o artigo completo
minutos de leitura

Quantas arquitetas famosas você conhece? Embora as mulheres estejam presentes na arquitetura há muito tempo, o reconhecimento de seu trabalho é relativamente recente.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Cada vez mais temos visto profissionais se destacando pelo mundo todo, desenvolvendo projetos impressionantes e recebendo os principais prêmios da área.

Que tal prestigiar a carreira e as conquistas dessas grandes arquitetas que se destacam atualmente? Vem com a gente!

13 arquitetas contemporâneas com trabalhos inspiradores que você precisa conhecer

Conheça, a seguir, algumas das arquitetas responsáveis pelos projetos mais admirados no mundo inteiro atualmente.

Leia também:

1. Allison Williams

Arquitetas, Allison Williams
August Wilson African American Cultural Center, em Pittsburgh, foi projetado por Allison Williams
para abrigar uma organização de arte sem fins lucrativos (Foto: Minnaert)

Entre as arquitetas que são referências mundiais, Allison Williams se destaca pelas suas instalações em grande escala.

Ao longo de sua consolidada carreira, ela conquistou diversos prêmios pelos seus projetos de edifícios que unem cultura, tecnologia e meio ambiente.

Williams também explorou muito bem seu instinto inventivo e design interdisciplinar para transmitir valores e tradições dos locais onde as construções foram erguidas.

Em 2017, fundou seu próprio estúdio de arquitetura, o AGWms_studio, baseado no poder das ideias e no design como ferramenta criativa para solucionar problemas.

A arquiteta ainda atua como jurada de premiações, realiza palestras e trabalha como professora adjunta na Universidade de Stanford.

2. Benedetta Tagliabue

Projetado pelo estúdio de Benedetta Tagliabue, o Mercado de Santa Caterina tem uma estética que mistura o antigo e o contemporâneo
(Foto: John Fader)

Benedetta Tagliabue é uma arquiteta italiana que vive em Barcelona, na Espanha, onde leciona na Universidade de Arquitetura ETSAB.

Em parceria com Enric Miralles, Tagliabue também fundou o estúdio EMBT, responsável por projetar prédios icônicos e espaços públicos premiados.

Entre os destaques em Barcelona estão o Edifício Gas Natural, o Mercado de Santa Caterina e o Parc Diagonal Mar.

Além desses, outros projetos marcaram a carreira da arquiteta, como o Parlamento Escocês, em Edimburgo, e o Conselho Municipal de Utrecht.

3. Carla Juaçaba

Arquitetas, Carla Juaçaba
Pavilhão Humanidade 2012 foi um edifício temporário projetado para o encontro internacional Rio +20
(Foto: Leandro Ciuffo)

Carla Juaçaba é uma arquiteta brasileira conhecida pelo seu trabalho experimental e interdisciplinar com arquitetura.

Em 2000, ela abriu seu próprio escritório, criando, principalmente, projetos residenciais de grande sensibilidade, por aproveitar o potencial do ambiente natural do entorno.

Ao longo de sua carreira, Juaçaba foi responsável por projetar instalações e obras culturais premiadas, como o Pavilhão Humanidade 2012, criado para a Rio +20, e a Capela da Bienal de Veneza de 2018.

4. Denise Scott Brown

Arquitetas, Denise Scott Brown
Fachada do Museu da Criança de Houston, projetado por Brown e Venturi
(Foto: WhisperToMe)

Denise Scott Brown é considerada uma das arquitetas mais influentes do século XX, tanto por conta das suas criações quanto por seu trabalho como docente e escritora.

Junto de seu marido e sócio, Robert Venturi, ela foi responsável por projetos de planejamento urbano em vários países e uma grande crítica do modernismo na arquitetura.

Entre seus edifícios mais famosos estão o Quartel de Bombeiros número 4, o Museu das Crianças de Houston, o Allen Memorial Art Museum e a Sainsbury Wing da National Gallery.

5. Liz Diller

Arquitetas, Liz Diller
Granoff Center for the Creative Arts, nos Estados Unidos, projetado pelo escritório de Diller
(Foto: Doug Olson)

Liz Diller já foi incluída mais de uma vez na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo da revista TIME. Isso nos dá uma dimensão do alcance do seu trabalho.

Com seu marido, ela assinou projetos importantes, como o Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro; o High Line e a expansão do MoMA, em Nova York; o Broad Art Museum, em Los Angeles; entre outros.

Mais do que criar edifícios bonitos, a arquiteta enxerga o potencial da arquitetura em transformar a vida das pessoas e das cidades.

6. Kazuyo Sejima

Arquitetas, Kazuyo Sejima
O Louvre Lens Museum, projetado por Sejima, fica na França e exibe peças emprestadas de coleções do Louvre
(Foto: Julien Lanoo)

Segunda mulher a ganhar um Pritzker, Kazuyo Sejima está entre as arquitetas mais renomadas do mundo.

Nascida no Japão, ela se encantou pela arquitetura desde cedo. Depois de um tempo trabalhando para outros arquitetos, abriu o seu próprio escritório em Tóquio.

Recebeu várias premiações ao longo de sua carreira, com destaque para o Prêmio Pritzker de 2010 pelo projeto New Museum, em Nova York, e pelo Rolex Learning Center, na Suíça.

7. Jeanne Gang

Arquitetas, Jeanne Gang
Com mais de 260 m de altura, a Aqua Tower tem curvas e vidros que criam a impressão de movimento
(Foto: George Showman)

Com seu olhar visionário, a arquiteta norte-americana Jeanne Gang é considerada a primeira mulher no mundo a projetar um arranha-céu.

Ela enxerga a combinação entre verticalização, sustentabilidade e tecnologia como uma solução para a expansão dos centros urbanos.

Entre os seus edifícios mais famosos estão a embaixada dos Estados Unidos, em Brasília; a Aqua Tower, em Chicago; o Colégio das Artes, na Califórnia; entre outros.

8. Frida Escobedo

Arquitetas, Frida Escobedo
Serpentine Gallery Pavilion, no Hyde Park, em Londres, mistura referências mexicanas
com elementos tradicionais da arquitetura londrina (Foto: Giogo)

A arquiteta Frida Escobedo sabe usar sua sensibilidade artística e seu pensamento crítico para projetar edifícios que dialogam com contextos contrastantes.

Ela foi a primeira mexicana e a mulher mais jovem a trabalhar no projeto de 2018 do Pavilhão da Serpentine Gallery, um famoso evento do mundo da arquitetura.

Também estão entre suas obras mais famosas o La Tallera, um centro cultural no México, e a nova ala do Museu Metropolitano de Nova York.

9. Lucía Cano

Arquitetas, Lucía Cano
Serpentine Gallery Pavilion de 2025, projetado pelo casal Lucía Cano e José Selgas
(Foto: Images George Rex)

Conhecida por se inspirar na natureza para idealizar seus projetos, Lucía Cano é uma arquiteta espanhola à frente do escritório SelgasCano, que fundou com seu marido, José Selgas.

Trabalhando lado a lado, Cano e Selgas receberam diversos prêmios e conquistaram importantes oportunidades.

Uma delas foi a criação do Pavilhão da Serpentine Gallery em 2015 e o convite para participar da Bienal de Veneza em 2010 e 2012.

10. Carme Pigem

Arquitetas, Carme Pigem
Soulages Museum, na França, foi projetado por RCR Arquitectes, empresa da qual Carme Pigem é uma das fundadoras
(Foto: Waltercolor)

Nascida em uma pequena cidade da região da Catalunha, na Espanha, a arquiteta Carme Pigem desenvolveu uma relação especial com o interior que se reflete no seu trabalho.

Independentemente do local, ela tem a preocupação de compor com a natureza, ou seja, com o que está ao redor de suas obras.

Em 1987, fundou o escritório RCR Arquitectes, com os sócios Rafael Aranda e Ramon Vilalta. Após 30 anos juntos, receberam o Prêmio Pritzker. Pigem foi a terceira mulher na história a receber a premiação.

11. Yvonne Farrell

Arquitetas, Yvonne Farrell
Yvonne Farrell e Shelley McNamara foram as arquitetas responsáveis pelo projeto
da Universidade de Engenharia e Tecnologia de Lima (Foto: Steve Silverman)

Yvonne Farrell é uma arquiteta irlandesa, co-fundadora da Grafton Architects, empresa criada em 1978 com sua colega de universidade, Shelley McNamara.

Juntas, elas ficaram conhecidas, principalmente, por projetarem espaços acadêmicos.

Tanto é que foram premiadas em 2018 pelo edifício da Universidade Bocconi, em Milão, e em 2016 pelo prédio da Universidade de Engenharia e Tecnologia de Lima.

Em 2018, Farrell foi curadora da Bienal de Veneza. Dois anos depois, recebeu o Prêmio Pritzker, junto de sua sócia.

12. Shelley McNamara

Arquitetas, Shelley McNamara
Shelley McNamara e Yvonne Farrell foram premiadas pelo edifício da Universidade Bocconi, em Milão
(Foto: Nico Cavallotto)

Como você deve ter notado, as carreiras de Shelley McNamara e Yvonne Farrell se confundem. Afinal, há décadas as duas arquitetas desenvolvem projetos juntas.

McNamara dividiu com a parceira diversos prêmios e oportunidades, como a de participar da curadoria da Bienal de Veneza.

Em paralelo ao escritório, ela leciona no curso de Arquitetura na University College, em Dublin, e em outras universidades.

13. Anne Lacaton

Arquitetas, Anne Lacaton
Projetado pelo escritório de Anne Lacaton, FRAC Dunkerque, centro de arte regional em Dunkirk, na França,
fazia parte de um antigo centro industrial (Foto: William Veerbeek)

Anne Lacaton, junto de sua dupla Jean-Philippe Vassal, com que fundou o escritório Lacaton & Vassal, foi a ganhadora do Prêmio Pritzker de 2021.

A arquiteta francesa é conhecida por desenvolver habitações sustentáveis, com arquitetura aberta, que confere liberdade às pessoas.

Ela já criou dezenas de projetos, incluindo espaços públicos, instituições acadêmicas e centros culturais, entre outros.

Essas são algumas das arquitetas que ganham cada vez mais reconhecimento em seus países e internacionalmente.

A partir de um novo olhar sobre a arquitetura e sua relação com as pessoas e o meio ambiente, essas mulheres inovam e são fontes de inspiração para as novas gerações de profissionais.

Arquitetura natural e atemporal: conheça um pouco do trabalho da arquiteta Patricia Ieno!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

13 arquitetas contemporâneas que são refer�...

13 arquitetas contemporâneas que são referência para o setor

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies