14.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A escolha do armário de cozinha pode fazer toda diferença no visual do ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Armário de cozinha: 14 inspirações de projetos para todos os estilos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.06.2022
O armário de cozinha ajuda a dar o tom da decoração nesse espaço tão importante da casa. Confira projetos e dicas para se inspirar
minutos de leitura

Eles são úteis, ajudam na organização dos alimentos e utensílios, e ainda podem dar cara nova para o espaço. O armário de cozinha é um dos protagonistas desse ambiente e, sendo assim, é capaz de dar o tom da decoração.

Com tanto destaque, o móvel merece mesmo atenção nos projetos. Afinal, a cozinha é um centro de interação social, local de preparar as refeições da família e onde se criam diversas memórias afetivas.

Além disso, para quem quer renovar o visual do ambiente, uma dica é olhar para o armário de cozinha. A cor e o estilo do espaço ganham uma nova leitura dependendo da escolha que você fizer. Isso, claro, sem deixar de lado o principal papel desse móvel, que é proporcionar praticidade no dia a dia dos moradores da casa.

A seguir, confira 14 dicas e inspirações para um armário de cozinha que combine com o seu projeto. Acompanhe!

1. Armário de cozinha moderno sem puxadores

Ausência de puxador leva modernidade para armário de cozinha (Projeto: Portobello S.A.)

O design e a tecnologia evoluem e trazem novas possibilidades para os ambientes internos. Esse é o caso do armário de cozinha sem puxador. Ele pode funcionar por meio de um sistema em que você pressiona para que a porta se abra, por exemplo.

No entanto, os puxadores também podem ser embutidos, esculpidos na madeira, deixando o visual mais clean e moderno.

Essa ainda é uma ótima opção para quem tem uma cozinha pequena e precisa otimizar cada cantinho, além de melhorar a circulação do local.

2. Armário de cozinha colorido deixa ambiente mais alegre

Ponto de cor em armário de cozinha pode alegrar ambiente (Projeto: Yuli Felde)

Sofisticação e personalidade estão entre as características buscadas por quem escolhe um armário de cozinha colorido. Para não sobrecarregar a visão com tanta informação, é possível concentrar os móveis coloridos fora da linha de visão de quem entra na cozinha.

Outra possibilidade é mesclar um armário de cozinha colorido com porcelanato ou cerâmica neutra, além da bancada e outros elementos que equilibrem a decoração.

Mais uma ideia é ter só um armário de cozinha colorido e os demais em tons neutros. Assim, você inclui cor na decoração, mas sem exageros.

3. Quer reformar o armário de cozinha? Troque as portas

Quem já tem bons armários, em perfeito estado de conservação, mas quer apenas renovar o layout do ambiente, pode optar pela troca das portas.

É possível acrescentar portas com detalhes, sem puxador ou com o puxador embutido. Ou ainda trocá-los para dar uma nova aparência.

Isso sem falar na possibilidade de pintar o armário de cozinha para que ele pareça novinho em folha. Com uma simples reforma, você reaproveita o material que está em bom estado e evita desperdícios.

4. Ilha com armário de cozinha

É possível incluir armário em diferentes partes da cozinha, como na ilha (Projeto: Portobello S.A.)

Ter uma ilha é o sonho de consumo de muita gente. E quem consegue tirar esse desejo do papel tem mais uma alternativa para armazenar os itens de cozinha.

Afinal, dá para embutir um armário de cozinha abaixo da ilha, otimizando os espaços. A ideia é ótima tanto para um ambiente menor quanto para aqueles amplos, mas em que os moradores contam com muitos itens para guardar.

Essa ainda pode ser uma boa ideia para armazenar aqueles utensílios e louças usadas ali mesmo, na ilha ou bancada. Isso inclui xícaras, pires e pratos de fácil acesso para tomar café da manhã. Ou ainda panelas, colheres e espátulas para o preparo dos alimentos.

5. Armário de cozinha vintage

Muitas pessoas desejam ter móveis planejados. Mas existem outras possibilidades, como investir em um móvel com estilo Shaker.

Neste caso, ele tem um estilo vintage, inspirado no design que ganhou popularidade no século XVIII. Ele também é ótimo para compor uma decoração rústica, realçando detalhes. 

Uma das vantagens desse tipo de móvel é que, quando não é fixado na parede, você pode mudar de lugar facilmente.

Ele pode tanto servir como armário de cozinha, como estar em uma sala de jantar, por exemplo. Sem falar que é uma ótima opção para quem mora de aluguel, já que você pode levar quando for se mudar.

6. Madeira é opção para deixar espaço mais aconchegante

Móveis em madeira deixam a cozinha mais acolhedora (Projeto: Maria Araújo/ Foto: Felipe Araújo)

Se a cozinha é um ambiente em que muitas famílias criam memórias, nada melhor do que tornar o espaço mais aconchegante.

Isso é possível por meio de elementos naturais, como a madeira. Portanto, um armário de cozinha assim pode transformar o clima do espaço, deixando ele mais acolhedor.

Outras dicas para ter uma casa refúgio (chillhouse) é apostar em plantas e outros materiais como porcelanato que reproduz madeira, mármore e outros elementos da natureza.

7. Armário de cozinha com porta de vidro

Portas em vidro levam charme ao armário de cozinha (Projeto: Loft Palm Beach - Adelia Estevez/ Foto: Xico Diniz)

A cristaleira ainda é uma ótima opção de armário de cozinha para facilitar o dia a dia nesse ambiente. E ela pode aparecer de diferentes formas.

No projeto em destaque, ela surge presa à parede, como um armário de cozinha, só que com as portas transparentes, de vidro. Assim, dá um toque de modernidade, fazendo uma releitura desse móvel clássico.

Além de servir para armazenar os utensílios e louças mais usadas, ela ainda ajuda a decorar a cozinha ou a sala de jantar. Isso sem falar que, com portas de vidro, fica mais fácil de encontrar o que deseja.

8. Armário de cozinha embutido na parede

Embutir armário de cozinha na parede deixa visual mais alinhado (Projeto: Portobello S.A.)

Imagine ter um armário de cozinha embutido, com um visual moderno e organizado? No geral, isso é possível por meio de móveis planejados que dão um toque de sofisticação ao projeto.

Essa ideia também é interessante para quem prefere uma aparência sem muitas quebras, pois é como se o armário de cozinha fosse uma parede.

9. Prateleira é alternativa ao armário de cozinha

Prateleira na cozinha pode ser de diferentes materiais, e até embutida na parede (Projeto: Portobello S.A.)

E que tal ter prateleiras na cozinha para manter produtos sempre à mão? Além da praticidade de ter ingredientes e louças disponíveis facilmente, elas também podem ser usadas como decoração, com itens que combinem com o estilo do restante dos móveis e objetos.

Dá para ter prateleiras de diferentes estilos e materiais. Até mesmo embutida na parede com revestimento em porcelanato ou cerâmica.

Agora, quem opta por essa alternativa tem que ter dois pontos em mente. O primeiro é a organização. Afinal, se os itens ficarem bagunçados, pode dar um aspecto visual poluído na cozinha.

Também é fundamental ter em mente os itens que vão estar nas prateleiras, para que o móvel seja capaz de suportar o peso.

10. Armário de cozinha para embutir eletrodomésticos

Escolher ter um armário de cozinha planejado pode oferecer diversas vantagens, como a possibilidade de embutir eletrodomésticos.

Essa é uma alternativa prática e que também pode deixar o visual da cozinha mais alinhado e moderno. Há várias possibilidades, como um forno embutido e um cooktop em cima, a criação de uma torre quente, que inclua micro-ondas, e por aí vai.

11. Cerâmica em tom parecido mescla armário à decoração

 (Projeto: Portobello S.A.)

Principalmente em projetos minimalistas, a aposta na mesma tonalidade para o revestimento cerâmico e o armário de cozinha é aquele básico que nunca sai de moda.

É uma ótima solução tanto para quem está em busca de atemporalidade, quanto para quem quer complementar a decoração com outros elementos coloridos, que possam ser trocados com mais facilidade.

12. Branco é opção para móvel atemporal

Armário branco dá flexibilidade para brincar com cores na cozinha (Projeto: Portobello S.A.)

Por falar em armário de cozinha atemporal, o branco é uma das cores queridinhas. Tanto para quem compra móveis prontos quanto para quem manda fazer sob medida.

A tonalidade permite brincar com outras cores na cerâmica, em outros móveis ou até em objetos de decoração.

E, claro, o fato de ser um tom neutro faz com que você tenha uma cozinha que nunca sai de moda. Quando quiser variar um pouco, basta trocar outros elementos.

13. Armário de cozinha vertical também serve como despensa

Ter uma espécie de depósito para os alimentos é bastante útil. Dá para organizar melhor as compras, além de estocar determinados produtos que não podem faltar na mesa.

Nesse caso, uma opção interessante de armário de cozinha é o vertical. Ele pode ter prateleiras e até gavetas que ajudam a manter tudo em ordem. Isso torna o dia a dia de quem cozinha mais prático, já que é possível ter uma visão ampla do que está disponível.

14. Móveis com pés altos facilitam a limpeza

Armário de cozinha pode ser fixado no chão, ter pés baixos ou altos (Projeto: Portobello S.A.)

Para quem gosta de tudo bem limpinho, ter móveis de cozinha com os pés altos pode facilitar a vida. Afinal, dá para passar a vassoura embaixo com facilidade, removendo toda a sujeira e poeira que se acumular.

No entanto, os pés altos também podem revelar a sujeira com mais facilidade. Por isso, é importante manter a limpeza em dia.

Não há dúvidas de que o armário de cozinha é um móvel muito importante para compor o visual do coração da casa. Continue com a gente para descobrir como transformar outros ambientes e ter a casa dos sonhos!

Imagem principal: A escolha do armário de cozinha pode fazer toda diferença no visual do ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Armário de cozinha: 14 inspirações de proj...

Armário de cozinha: 14 inspirações de projetos para todos os estilos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies