10.02.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Armário Coletivo e o zeitgeist do futuro

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.02.2020
Iniciativa independente começou em Florianópolis e pretende conquistar o mundo disseminando uma nova mentalidade de consumo.
minutos de leitura

Julho de 2015 é a data oficial de uma história que iniciou pelo menos 5 anos antes, carrega uma inquietação pessoal e se transformou em um exemplo tangível de empreendedorismo social, ambiental e cultural. Armário Coletivo é o nome dessa iniciativa independente e de rua que nos diz muito sobre consciência coletiva, compartilhamento, novas economias, mudança de mindset. Representa, de certa maneira, o zeitgeist do futuro unindo o melhor de dois mundos: off-line e on-line para gerar uma grande transformação em nossos hábitos e valores de consumo.

Uma “necessidade de” mudança que já causava desassossego em Carina Zagonel, designer de interiores por formação e empreendedora social à frente do Armário Coletivo. “Tu conhece a história da canequinha?”, pergunta a gaúcha que mora em Florianópolis desde 1999. Sim, conhecia a história das centenas de canecas de barro jogadas no chão ao final de uma festa junina que Carina juntou, pintou e, com a venda, pagou o aluguel do mês seguinte. “O meu olhar para os materiais descartados já vem de tempo”, diz a também artesã, que na época abriu o Ateliê de Ideias para produzir ‘coisas’, como fala, já que ninguém a conhecia na cidade. Entre uma capacitação e outra, ela e o marceneiro e criativo Albano Bernardes produziram mosaicos durante 10 anos para a L’occitane com material de resíduo, foi incubada no Sapiens Park justamente por trabalhar com descarte e, naquele momento, começou sua inserção no setor de tecnologia. 

armário coletivo
Albano Bernardes, marceneiro e criativo à frente do Armário Coletivo junto com Carina (crédito: divulgação Armário Coletivo)
armário coletivo
Ateliê de Ideias onde são realizadas outras ações a partir das roupas do Armário Coletivo (crédito: divulgação Armário Coletivo)

EXPERIÊNCIA DO COMPARTILHAMENTO  

Paralelamente, Carina ajudava amigos com reformas e sempre voltava com o carro cheio para casa. “As pessoas enjoam das peças, as vezes têm uma história ruim ali, mas a gente que recebe não carrega essa carga e ressignifica”, explica. Para fazer o descarte, a ideia foi colocar o material em frente à sua casa, no bairro Vargem Pequena, como uma experiência de observação do comportamento da vizinhança. 

Em julho de 2014 levou a ação para a esquina da rua para tornar a iniciativa mais independente e iniciar um processo educativo, inserindo a placa com a frase “Deixe aqui o que você não usa mais, mas que pode servir para outros” ao lado de um par de tênis usado. Em seguida, o sapato sumiu e outros objetos foram colocados na calçada. “Arrumei um problema pra mim”, fala rindo sem imaginar onde o embrião do futuro Armário Coletivo a levaria. 

armário coletivo
Desenho do Armário Coletivo (crédito: divulgação Armário Coletivo)

Todas as peças desprezadas que ficavam na calçada eram retiradas sempre que chovia. Para não danificar, Albano fez um móvel com telhado e pés e, junto com Carina, batizou de Armário Coletivo.  “Descobri que a gente tem demais, em excesso, e que muita coisa vai parar no lixo porque as pessoas não se deslocam para fazer o descarte”, conta. Foi então que Carina se deu conta da necessidade coletiva do compartilhar e nunca mais usou a palavra doar, mudando seu mindset – faz 6 anos que ela não compra roupas. 

ARMÁRIOS COLETIVOS ASSUMEM AS RUAS

“A fofoca logo se espalhou”, nas palavras da empreendedora social e, em julho de 2015, oficialmente o Armário Coletivo assumiu as ruas disseminando seu caráter social, ambiental e cultural. Além de influenciar novos hábitos, conexões e economias, o armário gera relação de vizinhança e interfere positivamente na paisagem urbana por meio da transformação dos espaços públicos onde está inserido. 

armário coletivo
Armário Coletivo reúne público diverso do ecossistema que já entende este propósito (crédito: divulgação Armário Coletivo)

Atualmente existem 15 Armários Coletivos oficiais, 14 na Ilha de Santa Catarina e um em Curitiba, além de cinco inspirados neste modelo espalhados em outras estados como Bahia e Minas Gerais, cuja gestão é independente. Na capital do Paraná, o armário foi implantado com todo o cuidado dentro de um ecossistema que entende o propósito do negócio social, já que Carina e Albano não estão por perto para fazer a gestão. 

armário coletivo
Armário Coletivo na Badu Desing, em Curitiba, com a idealizadora Ariane Santos e o marceneiro Albano Bernardes (crédito: divulgação Armário Coletivo)

São eles à frente de todo o processo, desde a manutenção do móvel feito em madeira maciça de reaproveitamento à comunicação por meio de palestras, e a geração de conteúdo on-line. Voluntários ajudam a organizar e informar sobre os armários por meio de redes sociais. Seis modelos foram desenvolvidos numa parceria com o departamento de Design do IFSC, durante dois anos. 

DADOS

A partir da conta que considera uma média do valor dos objetos e do compartilhamento por dia, multiplicado pelo número de armários e o tempo que estão na rua, chegou-se ao dado de 400 mil compartilhamentos/dia. “Acreditamos que esse número possa ser muito maior, por enquanto estamos conseguindo gerar esses dados ao analisar um dos armários por uma semana, e assim termos ideia do impacto econômico que a rede faz aqui em Florianópolis”, explica Carina.

Segundo artigo de Valdecir Babinski Júnior, professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Jaraguá do Sul, este projeto está inserido nos mercados de redistribuição, quando um produto deixa de fazer sentido em um local e passa a ter importância em outro. De acordo com o pesquisador em sustentabilidade e moda do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), um único armário gera uma economia em torno de 10 mil reais para o ecossistema que o utiliza.

PRÊMIO ODS

armário coletivo
As ações do Armário Coletivo receberam o Prêmio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina 2019, na categoria Pessoa Física (crédito: divulgação Armário Coletivo)

Há cada ano, novas demandas e inquietações desafiam a dupla. Uma delas diz respeito à geração de experiências disruptivas dentro de lojas convencionais de vestuário. Grandes marcas já estão abrindo as portas para outros modelos de consumo que extrapolam a compra de uma peça de roupa. “As pessoas estão acordando e percebendo que esse modelo não se sustenta mais, entendendo que não estamos falando sobre dinheiro, mas sobre impacto social”, analisa Carina, que já participou de projeto com o Instituto Renner e de uma ação com o armário na sede administrativa das Lojas Renner, a maior rede de departamento brasileira.

armário coletivo
Armários na sede da Lojas Renner, em Porto Alegre (crédito: divulgação Armário Coletivo)

E somam muitas conexões na história recente do armário: Trama Ética, Hering, Social Good Brasil, Comas, Mercado Nomad, Festival Subtropikal só para citar algumas.

Em 2019, a designer foi contemplada com o Prêmio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina 2019, na categoria Pessoa Física, por colaborar com ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis, através das ações do Armário Coletivo. Ela também nem imaginava, lá atrás quando recolheu as canequinhas naquela festa junina, que seria convidada para contar sua história no Google for Startup Campus, em São Paulo, passaria por diversas aceleradoras de tecnologia, estaria presente no Fashion Revolution Brasil e iria ouvir professores defendendo artigos sobre o movimento de rua e independente chamado Armário Coletivo.

armário coletivo
Carina foi convidada para contar sua história no evento Google for Startup Campus, em São Paulo, em 2019 (crédito: divulgação Armário Coletivo)

FUTURO

Qual o futuro do Armário Coletivo? Carina aponta duas formas de crescer: contratando equipes para cuidar dos móveis e disseminar a cultura do compartilhar ou reproduzir o modelo como já vem acontecendo. “A gente quer fazer com que as pessoas sintam essa cultura, que a gente já tem naturalmente, é só resgatar. Precisamos levantar de novo a esperança de que as pessoas possam se ajudar. Por mais que o Armário Coletivo seja off-line, ele também está no mundo on-line. Ele acessa os dois mundos”, diz

Assim como foi dito no começo desta matéria, o Armário Coletivo é um case tangível de empreendedorismo social, ambiental e cultural, que reflete o zeitgeist do futuro e traz para o debate conceitos como de sustentabilidade, upcycling, consumo consciente. “O que podemos mudar é a consciência das pessoas, vamos reduzir quando passarmos a consumir menos. Na indústria da moda, por exemplo, o problema é ela mesmo, que produz demais, e nós consumidores, que compramos demais, somos parte disso tudo”, afirma Carina.

armário coletivo
Placa educativa (crédito: divulgação Armário Coletivo)

Foto de destaque: Empreendedora social Carina Zagonel, idealizadora do Armário Coletivo (crédito: divulgação Armário Coletivo)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Armário Coletivo e o zeitgeist do futuro...

Armário Coletivo e o zeitgeist do futuro

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Simone Bobsin
Colunista
Colunista

Jornalista com atuação no segmento de arquitetura e design há mais de duas décadas....

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies