13.07.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Imagem principal: A argamassa para porcelanato correta faz toda a diferença na obra. (Projeto: Portobello S.A.)

Argamassa para porcelanato: conheça tipos e diferenças entre elas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.07.2018
Essencial para o sucesso de uma obra, a argamassa para porcelanato vai proporcionar durabilidade e nivelamento à sua superfície. Confira o guia completo! (Atualização: 27/01/2022)
minutos de leitura

Indispensável em qualquer construção, a argamassa para porcelanato tem como função unir, nivelar e impermeabilizar materiais. É importante prestar atenção na especificação, pois cada produto é ideal para determinado ambiente e revestimento.    

A argamassa para porcelanato vai atuar especificamente para o assentamento do porcelanato.

Abaixo vamos facilitar a escolha correta do produto e mostrar como aplicar argamassa para porcelanato em sua obra. Boa leitura!    

argamassa para porcelanato
A argamassa correta faz toda a diferença para a durabilidade do porcelanato (Projeto: Duda Senna Arquitetura)  

O que é argamassa?    

É um material resultado da mistura de cimento, cal, areia (agregado miúdo) e água. Para que ela tenha capacidade de aderência e endurecimento, a indústria adiciona alguns aditivos.  

As argamassas podem ser preparadas de maneiras diferentes. Por isso, diferenciam-se conforme o local de preparo:       

  • Na obra: os operários misturam os materiais no local de obra observando quantidade (traço) e recipiente adequados. É uma forma de preparo bem mais simples, mas o cuidado precisa ser redobrado para que a mistura não seja contaminada com sujidades;    
  • Industrializada: aqui, a indústria faz a dosagem no traço certo, o que melhora significativamente a qualidade do produto com relação ao preparado na obra. Além disso, só é necessário adicionar água na massa antes de utilizá-la no revestimento.    

A argamassa para porcelanato não tem dosagem em obra — ela já vem pronta. Dentro dela, há vários aditivos químicos (polímeros) para garantir a correta aderência do porcelanato, que dificilmente serão encontrados a granel para venda. Além da colagem, os polímeros garantem mais rendimento, elasticidade, resistência e impermeabilidade.

Qual a diferença entre argamassa e rejunte?    

De modo geral, a argamassa é o produto feito para assentar tijolos, azulejos, blocos cerâmicos, granitos e revestimentos de porcelanato e cerâmicos. Pode ser usada em ambientes internos e externos, pisos e paredes — dependendo, é claro, das suas especificações. Além disso, é usada para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos.    

Já o rejunte dá o acabamento, pois une as peças de um revestimento, evitando fissuras e infiltrações. Assim como a argamassa, o tipo de rejunte varia conforme a obra.    

A argamassa para porcelanato serve única e exclusivamente para o assentamento do revestimento em pisos e paredes internos e externos.   

Classificação das argamassas

Antes de iniciar a construção ou reforma, você deve entender como as argamassas são classificadas conforme o local de uso. Veja mais detalhes a seguir.    

AC-1    

Indicada para ser aplicada apenas em cerâmicas, na área interna de projetos em casas ou apartamentos e em cômodos secos ou molhados. Não deve ser utilizada em superfícies de estufas, piscinas e saunas.    

A porosidade do revestimento permite que a peça se fixe na superfície. Durante a secagem, a peça absorve a pasta, o que faz com que ocorra o endurecimento progressivo e, com isso, a fixação do revestimento.    

Quando o tamanho for igual ou menor que 30×30cm, é orientada a aplicação de camada dupla, ou seja, na peça e na superfície trabalhada (piso/parede). Mas deve ser usada em cerâmicas com até 45×45 cm.     

AC-2    

É mais aderente, portanto pode ser aplicada em revestimentos com menos porosidade. É indicada tanto para ambientes internos quanto externos, secos e úmidos, pisos, paredes e, em alguns casos, fachadas.   

Resistente a variações climáticas (como chuva e vento) e movimentação de pessoas, também absorve impactos, como as dilatações e contrações causadas pelas variações de temperatura.    

Mas atenção: se você está utilizando porcelanato, observe se a argamassa escolhida é indicada para esse tipo de revestimento.     

AC-3    

Tem mais adição de polímeros, que deixam sua consistência mais aderente e flexível. Por ser extremamente resistente, é indicada para piscinas, saunas, churrasqueiras e ambientes com intenso tráfego de pessoas, como indústrias, obras urbanas, shoppings e comércios. Pode ser aplicada em fachadas, já que nessas superfícies o perigo de as peças se soltarem é maior.    

É também a melhor argamassa para revestimento de grandes fachadas, ambientes com alta temperatura, locais úmidos e quentes (saunas e piscinas) e revestimentos de pedras naturais. Por isso, é o tipo mais indicado para peças grandes.    

Vale ressaltar, porém, que a argamassa AC-3 não serve para lastras, porque não alcança 70% de colagem. Então, o material vai se soltar, trincar ou quebrar.

AC-3E    

Essa argamassa é especial e indicada para ambientes que exigem maior atenção, como indústrias ou obras urbanas. O que muda de uma AC-1 para AC-2 e AC-3 é a quantidade de polímeros inseridos, que garantem maior aderência e flexibilidade.    

Observações importantes  

Não aplique a argamassa do tipo AC-1 em porcelanatos. Para que a AC-2 tenha bom desempenho nesse tipo de revestimento, o ideal é que a argamassa tenha aderência química para não provocar o descolamento das peças.    

Em relação às cerâmicas, qualquer uma delas pode ser utilizada. O que acontece é que, em alguns casos, a argamassa vai custar mais caro que o revestimento.    

argamassa para porcelanato
É fundamental observar a classificação da argamassa antes de começar a obra (Projeto: Patrícia Anuncibay)  

Apenas a argamassa AC-3 serve para colar porcelanato?

Existe um mito no mercado de que apenas a argamassa AC-3 deve ser usada para colar porcelanato. Mas o tipo AC-2 também pode servir para a aderência do material.

A especificação de argamassa colante não depende apenas dessa classificação. É necessário observar o local de uso e fazer um filtro de obra para chegar ao tipo que oferece o melhor custo-benefício. Dependendo da situação, uma AC-2 pode atender muito melhor do que a AC-3.

Geralmente, o custo da argamassa AC-3 é maior que o da AC-2. Se a argamassa colante 2 atende às necessidades da obra, não é preciso investir mais em um tipo 3. Portanto, filtre a obra para saber se aquela argamassa é específica. Hoje, os fabricantes já estão trabalhando com especificações de uso, e não apenas com esse tipo de classificação.

Aplicação específica de argamassa para porcelanato   

Certifique-se de que o ambiente está “curado” (pronto) há pelo menos 14 dias e de que a superfície está limpa, livre de resíduos como pó, óleo e tinta.    

Qual a cor da argamassa para porcelanato deve ser escolhida? Há um mito de de que se as peças apresentarem cores claras, o ideal é priorizar a argamassa para porcelanato branca. No entanto, o uso de um produto da cor cinza não vai causar prejuízo algum ao resultado da obra.  

Também é importante planejar a disposição das peças antes de iniciar a aplicação. Isso pode ser feito a partir do projeto de paginação, que determina a ordem de colocação das placas e o tipo de desenho que será formado na superfície trabalhada.    

Depois de tudo limpo e organizado, o primeiro passo é preparar a argamassa para porcelanato seguindo as orientações do fabricante. Se optar por um produto em pó, faça a mistura em um recipiente de plástico e mexa devagar até obter uma massa pastosa.   

argamassa para porcelanato
Peças de cores claras precisam de argamassa branca  (Projeto: Portobello S.A.)  

Deixe o conteúdo descansar por 15 minutos e comece a aplicação. Use uma desempenadeira (lado denteado) para espalhar a argamassa na superfície escolhida, de modo a formar cordões. Em seguida, coloque as placas uma a uma, sempre seguindo a ordem das setas apresentadas no tardoz.    

Faça a aplicação cerca de 5 cm da localização final por meio do arraste das peças. Utilize as mãos ou ventosa realizando pressão até que cada peça esteja colada, garantindo o rompimento dos cordões. Não se esqueça de posicionar os niveladores de piso em todos os lados da placa para evitar deslocamentos e garantir o assentamento e o nivelamento perfeitos.    

Com um pano úmido, limpe os resíduos de argamassa que ficarem sobre os revestimentos. Depois, aguarde em torno de 72 horas para finalizar o processo com o rejuntamento.    

A cor do rejunte pode ser diferente ou semelhante à do piso, mas tenha em mente que tons escuros disfarçam melhor a sujeira.    

O passo final é limpar os resquícios do produto utilizado no rejuntamento e esperar a secagem. Pisos em geral ficam prontos para receber tráfego após sete dias da aplicação do revestimento, portanto, é essencial respeitar esse período.    

argamassa para porcelanato
A limpeza dos resquícios deixa o acabamento visualmente limpo (Projeto: Portobello S.A.)  

Argamassa para porcelanato em piso sobre piso    

Uma técnica bastante utilizada em obras para modificação de ambientes é a aplicação de revestimentos sobre pisos mais velhos. A solução é interessante porque evita a necessidade de quebra-quebra e gera menos entulho durante a reforma.    

Apesar das vantagens, transformar o chão de um ambiente sem remover a base antiga exige cuidados específicos para o preparo da superfície. Inclusive, já existe argamassa para porcelanato piso sobre piso, um produto desenvolvido especialmente para esse tipo de trabalho.    

Antes de começar, é preciso considerar que o novo revestimento vai acompanhar o caimento da superfície existente e, por consequência da sobreposição, vai aumentar a altura (espessura) da base.    

Aplicação  

Analise o piso antigo: cerâmicas e outras peças soltas devem ser removidas e substituídas antes do processo para evitar retrabalho.    

Em seguida, limpe a região para eliminar resquícios de poeira, tinta, óleo ou qualquer outro material que prejudique a aderência das novas placas.    

Também é importante reparar defeitos e possíveis irregularidades, a fim de manter a superfície plana e ter sucesso na hora de assentar o revestimento. Tudo pronto, basta preparar a argamassa para porcelanato piso sobre piso até obter uma consistência homogênea.    

A mistura deve ser aplicada na base antiga e também no verso das placas novas. Vá limpando as peças logo após fixá-las na superfície, pois assim você facilita a remoção do excesso de argamassa.   

Assentamento de grandes formatos    

Tendências para decoração de paredes, pisos, mobiliário e fachadas, as peças de maxiformato proporcionam baixa manutenção e diminuem a percepção do rejunte entre placas. As dimensões dos modelos variam, chegando às surpreendentes medidas de 160 x 320cm.    

Aplicação    

O processo para instalar esse tipo de revestimento é praticamente o mesmo realizado no assentamento de peças menores. A diferença está na aplicação da argamassa colante, que deve preencher, além da superfície (piso ou parede), o tardoz da placa (parte de trás).    

Essa técnica é conhecida como dupla colagem e garante que todo o espaço entre o substrato e o revestimento seja preenchido com argamassa. Ela deve ser adotada na instalação de qualquer modelo com dimensões iguais ou maiores que 30x30cm (900cm²).    

Após aplicar a argamassa em porcelanatos de grandes formatos e na superfície a ser trabalhada, siga os mesmos passos da instalação tradicional: coloque as placas contra o piso ou parede a cerca de 5 cm da localização final, faça o arraste as mãos ou ventosa e sempre utilize os niveladores para conferir a qualidade do acabamento.    

Todos os modelos em grandes formatos têm bordas retas (retificados). Essa característica permite que as placas sejam colocadas com até 1,5mm de distância umas das outras, o que reduz a quantidade de rejunte necessária durante a instalação.    

Outra informação importante: para peças de maxiformato que serão colocadas em pisos, o produto mais indicado é a argamassa para lastras.  

Reparos e cuidados necessários    

Queda de peças, fissuras, infiltrações e buracos podem surgir em superfícies trabalhadas com argamassa. Elas costumam ser causadas por excesso de água na mistura do pó, erros na aplicação do revestimento, falhas no processo de cura, entre outros.    

Na observação de qualquer problema que indique a deterioração do substrato e do próprio porcelanato, é importante realizar os devidos reparos. Descolamentos, por exemplo, só podem ser resolvidos com a troca completa dos revestimentos.   

Nesses casos, deve-se remover as placas e a camada velha de argamassa, raspar e limpar a superfície para, então, iniciar o assentamento do zero.    

Se o descolamento for pontual, ou seja, apenas em uma pequena área do piso ou parede, é possível fazer a substituição apenas das peças que faltam. Para isso, prepare a base no local afetado e aplique as novas placas.    

argamassa para porcelanato
Em piscinas e ambientes úmidos, o cuidado com a escolha da argamassa deve ser redobrado (Projeto: Portobello S.A.)  

Cuidados preventivos    

Áreas com tráfego intenso de pessoas e de máquinas tendem a sofrer mais com o desgaste, afinal, suportam diferentes impactos e cargas estáticas que danificam os revestimentos.   

Com o passar do tempo, o uso de produtos agressivos para a limpeza de pisos e paredes também prejudica o acabamento.    

Nesses casos, é essencial a aplicação de argamassas resistentes à compressão, com boa flexibilidade e aderência elevada. O rejuntamento também deve ser trabalhado com produtos resistentes a deformações, água, substâncias químicas e cargas pontuais.    

Por fim, nada melhor para prevenir problemas do que fazer a escolha certa da argamassa em porcelanato. Então, considere as orientações do fabricante, invista em produtos adequados e utilize a melhor técnica para colher bons resultados.     

Argamassas e rejuntes Portobello 

A Portobello tem uma linha própria de argamassas, além de rejuntes, epóxis e removedores específicos para cada fase da obra. Conheça:

argamassa para porcelanato

Colante Superior Branca   

Do tipo AC-2, a argamassa para porcelanato Colante Superior Branca faz sobreposição interna e externa. Também pode ser utilizada sobre outros pisos e em superfícies de grandes formatos, com secagem rápida. É resistente às alterações climáticas e, por isso, ideal para ambientes externos.    

É ideal para:      

  • Sobreposição de formatos de até 80×80 cm e porcelanatos de fina espessura em paredes de até 3 metros de altura em áreas externas;   
  • Sobreposição de formatos até 120×120 cm em paredes internas de até 3 metros de altura;   
  • Sobreposição em pisos em áreas internas e externas;   
  • Pisos e paredes de áreas internas e externas.    
argamassa para porcelanato

Colante Clássica   

Do tipo AC-2, a argamassa para porcelanato Colante Clássica da Portobello é utilizada para porcelanatos de pisos internos, cuja especificação é para peças de até 1,90×1,90 m.   

argamassa para porcelanato

Colante Máxima Branca   

Também do tipo AC-2, a argamassa para porcelanato Colante Máxima Branca é indicada para locais que sofrem com variações térmicas. Por isso, é ideal para áreas externas, como piscinas, saunas e churrasqueiras.    

Também é indicada para:      

  • Porcelanatos de até 90×90 cm em pisos de áreas internas, assim como formatos cujas áreas sejam inferiores a 8.100 cm²;   
  • Cerâmicas em pisos de áreas internas.    
argamassa para porcelanato

Colante Ultra Biocomponente Rápida  

A argamassa para porcelanato Colante Ultra Bicomponente Rápida é indicada para o assentamento convencional e sobreposição em pisos de ambientes internos e externos, mas também pode ser aplicada em:      

  • Assentamento convencional de todos os formatos em piscinas aquecidas e não aquecidas, saunas úmidas e secas;   
  • Sobreposição em paredes de ambientes internos e em ambientes externos de até 3,2 metros;   
  • Assentamento convencional de grandes formatos em fachadas.    
argamassa para porcelanato

Colante Múltipla  

A argamassa para porcelanato Colante Múltipla tem uma composição química que a torna adaptável a ambientes internos e externos. Além disso, pode ser utilizada em ambientes domésticos e em locais comerciais de tráfego leve, como shoppings e restaurantes.     

Também pode ser utilizada em:    

  • Cerâmicas, porcelanatos esmaltados, técnicos, de grandes formatos (a partir de 80×80 cm) e de espessura convencional acima de 7 mm em pisos e paredes de áreas internas e pisos de áreas externas;   
  • Cerâmicas, porcelanatos esmaltados e porcelanatos técnicos de até 80×80 cm em paredes de áreas externas com até 3 metros de altura;   
  • Cerâmicas e porcelanatos em placas de DryWall (gesso acartonado) em ambientes internos;   
  • Cerâmicas de até 45×45 cm em fachadas de no máximo 6 metros.   
argamassa para porcelanato

Argamassa Lastras  

Pensada para assentar superfícies de grandes formatos, a argamassa para porcelanato no formato Lastras foi pensada para as seguintes situações:      

  • Assentamento convencional de paredes de ambientes internos e em ambientes externos de até 6 metros de altura;   
  • Sobreposição em paredes de ambientes internos e em ambientes externos de até 3,2 metros;   
  • Assentamento convencional e sobreposição em pisos de ambientes internos;   
  • Piscinas aquecidas e não aquecidas;   
  • Saunas úmidas e secas.   
argamassa para porcelanato

Rejuntamento Especial Prime  

Cimentício, o Rejuntamento Especial Prime não contém areia em sua composição, o que proporciona maior desempenho e durabilidade para a cor. É indicado para:      

  • Porcelanatos robustos (grandes formatos e espessos) que imitam peças de concreto;   
  • Revestimentos de texturas variadas que imitam tijolos à vista, madeiras e pedras;   
  • Peças que simulam superfícies contínuas, como mosaicos prensados;   
  • Porcelanatos técnicos e esmaltados;   
  • Cerâmicas artesanais;   
  • Pastilhas.    
argamassa para porcelanato

Rejuntamento Epóxi Máximo  

O máximo em durabilidade e impermeabilidade, o Rejuntamento Epóxi Máximo contém um agente biocida que protege o rejunte da ação de fungos e bactérias. Também pode ser usado para superfícies de grandes formatos, como as lastras. Oferece alta resistência mecânica, flexibilidade, textura fina, boa trabalhabilidade e facilidade de acabamento.   

Ideal para:      

  • Porcelanatos esmaltados e técnicos (polidos ou naturais);   
  • Pedras especiais (mármores e granitos) e cerâmicas em geral com juntas de 2 a 8 mm para piso, e 2 a 5 mm para parede;   
  • Áreas internas e externas;   
  • Saunas e piscinas;   
  • Espelhos d’água.   

Gostou de saber mais sobre argamassa para porcelanato e quer acompanhar nossas publicações em outros espaços? Nos acompanhe também no Instagram e Pinterest

Imagem principal: A argamassa para porcelanato correta faz toda a diferença na obra. (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Argamassa para porcelanato: conheça tipos e ...

Argamassa para porcelanato: conheça tipos e diferenças entre elas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por engano meus pedreiros assentaram
    meu piso Porcelanato polido 60×60 com argamassa branca para piso sobre piso e agora??

  2. Qual a argamassa correta para aplicar
    placas de granito sobre o flange da borda em piscinas de fibra?

  3. Olá Ricardo!

    Muito obrigada!

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Continue nos acompanhando.

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  4. Olá Jessica!

    Tudo bem?

    Não temos, mas aproveitamos a dica e vamos produzir.

    Continue nos acompanhando!!!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  5. Olá, Maria das Graças,

    Nossos produtos contemplam revestimentos cerâmicos e não pedras de granito.

    Acesse o site da Portobello para conhecer nosso portfólio. Clique aqui.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  6. Olá, Zuleika,

    Você poderia nos dizer qual o nome da argamassa e o ambiente que você aplicou (interno ou externo)?

    Assim poderemos dar uma resposta mais assertiva.

    Ficamos no aguardo.

    Abraços,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies