05.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Ambiente externo amplo para área de lazer e descontração (Projeto: Luceia Maria Molena Ambrozio)

Áreas de lazer em casa: inspirações para diversos estilos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.05.2022
Confira as dicas para montar espaços de convivência em casa e áreas de lazer para suas atividades preferidas!
minutos de leitura

De uns tempos para cá, as áreas de lazer em casa passaram a ganhar um destaque especial em espaços multiuso ou cantinhos exclusivos para fazer atividades físicas, curtir a piscina, fazer um churrasco, assistir um filminho e se divertir. Afinal, não há nada mais gostoso do que ter um espaço para aproveitar com a família e amigos após uma semana de trabalho.

Sendo assim, é importante que os ambientes sejam adaptados para assumir determinadas funções. Da mesma forma que a escolha das cores, do piso e dos móveis de uma cozinha leva em conta a funcionalidade, os detalhes das áreas de lazer também devem ser pensados com cuidado.

Para te inspirar nós preparamos este conteúdo com bons motivos para ter uma área de lazer em casa, além de ideias de projetos incríveis para, quem sabe, ser o novo espaço no seu lar. Vamos lá?

Por que investir em uma área de lazer que combina com você?

Reservar alguns espaços da casa para o nosso próprio bem-estar é revolucionário. Isso porque eles ajudam a tornar os dias mais gostosos e ainda promovem a convivência em família.

Desde que começamos a passar a maior parte do tempo em casa, o jeito de encarar o lar mudou completamente. Passamos a procurar mais momentos de relaxamento e descontração e a dar maior importância para a saúde e para o bem-estar no dia a dia.

Mesmo em um cenário pós-pandemia, a valorização da casa continua, mas não mais como uma restrição. Por isso, investir em uma área de lazer que combina com você dá um toque a mais na decoração da casa, deixando cada canto com a sua personalidade e trazendo mais sensações de aconchego e bem-estar para você e para quem usufrui de bons momentos em sua companhia.

Além disso, um espaço de lazer também valoriza o seu imóvel e o torna mais atraente ainda caso a venda seja uma opção para você. São só pontos positivos!

Ideias para áreas de lazer: encontre uma que te agrade!

Está em busca de referências de uma área de lazer para chamar de sua? Nós apresentamos a seguir uma lista de ideias desse espaço de lazer externo e interno para inspirar a criação do seu projeto e ajudar a tirar o sonho de ter um espaço para diversão na sua casa do papel.

Prepare o bloco de notas e a caneta e anote essas ideias incríveis!

Área de lazer com academia

Montar uma academia em casa é uma ótima solução para quem tem menos motivação para praticar atividades físicas fora dela ou enfrenta uma rotina muito corrida. Além de não precisar se deslocar, você pode se exercitar a qualquer hora do dia, sem perder tempo.

Em primeiro lugar, é preciso escolher um lugar da casa para instalar sua academia. É importante verificar o tamanho do ambiente, para que seja suficiente para colocar os equipamentos necessários. Isso vai depender dos seus objetivos e dos tipos de exercício que pretende fazer.

Amplo espaço com mesa de sinuca e aparelhos de academia
Espaço de lazer com mesa de jogos e academia (Projeto: Espaço e Casa Arquitetura e Interiores)

Para estruturar o espaço fitness, alguns investimentos são necessários, como uma reforma para adaptação do ambiente e compra de equipamentos. Por outro lado, você elimina os gastos com mensalidade de academia, além de poder criar um espaço personalizado de acordo com suas vontades.

A ventilação e a iluminação do ambiente são aspectos que também devem ser considerados. Além de escolher um local bem arejado, veja se não é preciso contar com lâmpadas extras para deixar todos os equipamentos e pesos bem visíveis.

Quanto ao piso, o ideal é que ele não seja muito escorregadio para evitar acidentes durante os treinos. Na área onde ficam os pesos, vale a pena colocar tatames ou tapetes emborrachados para trazer conforto para a prática e não estragar o piso com o tempo.

Ainda que a funcionalidade seja o mais importante, a decoração também favorece a prática de atividades físicas em casa. Colocar um espelho em que você consiga se ver de corpo inteiro, usar cores neutras para ampliar o espaço, cores vibrantes nos detalhes e pôsteres com frase motivacionais são algumas das dicas.

Área de lazer com piscina

A área de lazer por si só é um espaço alegre e cheio de coisas boas para viver ótimos momentos de diversão com a família e amigos. Complementar o espaço com uma piscina é uma boa pedida para desfrutar dias ensolarados com quem tanto amamos, não é mesmo?

As piscinas geralmente são instaladas próximas a área gourmet com churrasqueira, bancos, mesas e pufes, para acomodar a todos e manter uma boa relação entre as pessoas que estão no espaço de lazer.

Outro ponto importante é combinar pisos e revestimentos que sejam adequados para ambientes molhados e úmidos, para evitar o desgaste com o tempo e prevenir acidentes próximo à piscina. Ademais, os porcelanatos devem ter acabamento externo (EXT).

Área externa ampla com piscina grande, jardim lateral, integração com poltronas estofadas, cozinha, bancada, bancos e churrasqueira
Área externa de lazer, com piscina e integração para área gourmet. Piso Pau Brasil Natural (Projeto: Bruno Brandini)

Vale a pena decorar o espaço com muita natureza, com plantas e até coqueiros, se o espaço permitir, para criar um clima de praia e sol. Para complementar, leve para o espaço cadeiras espreguiçadeiras para tomar sol.

Piscinas com borda infinita ajudam a valorizar a sensação de espaço com a piscina. Esses espaços combinam muito com deck e gramado, que facilitam a transição entre os espaços, além de dar um charme a mais na decoração.

Área com sombreiro, piscina, coqueiros, espaço de vidro com cozinha gourmet, cadeiras e mesas em madeira
Casa com integração, área gourmet e piscina externa em Mosaico Azul Noronha (Projeto: Licyane Cordeiro)

Área de lazer com sauna

Quer levar uma atividade extremamente prazerosa com vários benefícios para o corpo para dentro da sua casa? É hora de pensar em construir uma sauna em casa. O que acha?

São muitos os benefícios da sauna:

  • melhor circulação do sangue;
  • hidrata e limpa os poros da pele;
  • ajuda a diminuir o estresse;
  • oferece relaxamento aos músculos de todo o corpo;
  • alivia dores nos músculos;
  • elimina toxinas do corpo, entre outros.

Te convencemos a ter uma sauna em casa? Antes de tudo é preciso pensar no espaço que será destinado para ela, seja do lado de dentro ou de fora da casa. É importante que o ambiente seja isolado termicamente e construído com materiais adequados.

Aqui os pisos e revestimentos precisam ser de materiais com característica principal a alta resistência a ambientes úmidos. Para completar, vale a pena investir em uma ducha para se refrescar depois de sair dela.

Área de piscina integrada com sauna com revestimento de quadrados verdes, árvores e plantas espalhadas pelo dack do jardim e banheira
Ambiente externo de piscina integrado com sauna para relaxamento (Projeto: Ciça Figueiredo de Melo)

Spa em casa

Cômodo com pia branca e cuba redonda, mesa de massagem de madeira no centro da sala retangular, ar condicionado e itens de massagem e decoração na bancada
Spa em casa, com maca em madeira e iluminação circular pelo ambiente (Projeto: Carla Felippe)

E por falar em bem estar, não poderíamos deixar o spa de fora da nossa lista, afinal, nada melhor do que ter um momento de descanso em meio a rotina estressante do dia a dia. Se for em casa, melhor ainda!

Para tornar esse espaço aconchegante e especial aposte em uma iluminação mais suave e que não seja invasiva. Isso será um grande diferencial para os momentos de relaxamento no seu spa em casa.

Para decorar o espaço pense sempre em delicadeza e em detalhes minimalistas, para que nada tire a sua atenção. Tenha um local para armazenar todos os seus produtos como sais de banho, produtos de beleza, toalhas, chinelos e mais.

Banheira de hidromassagem, com velas ao lado e televisão na parede
Banheira confortável de hidromassagem e piso porcelanato Karst Argento (Projeto: Portobello Shop Ipanema)

Quanto a estrutura, a madeira é o que mais combina com o ambiente. Usar porcelanatos que reproduz madeira pode ser uma boa saída para não ter problema com umidade. Eles deixam o espaço mais bonito, seguro, além de ser uma alternativa sustentável. Tudo de bom, não é?

Vale a pena inserir cadeiras, camas ou macas para massagem ou até redes, para oferecer mais conforto para quem for utilizar o local.

Área de lazer com churrasqueira

Quer maior sinônimo de lazer do que apreciar um bom churrasco? Complementar a área de lazer com uma churrasqueira permite manter uma área gourmet com tudo o que um bom cozinheiro precisa para criar suas receitas e receber a todos com muito amor.

A área de lazer com churrasqueira pode ser tanto em espaços internos da casa ou do apartamento, quanto em áreas externas, junto ao jardim e, quem sabe, uma piscina para criar o ambiente perfeito para as celebrações com a churrasqueira em casa .

Você pode escolher entre vários estilos de decoração e ver o que mais combina com a sua personalidade: desde a tradicional churrasqueira de tijolinhos em um espaço mais rústico, até uma área com churrasqueira moderna e com design arrojado.

Churrasqueira moderna suspensa, com bancada em armário embutido na tonalidade escura, chão de porcelanato
Varanda gourmet, com churrasqueira moderna em piso porcelanato Bianco Di Elba (Projeto: Juliana Abad)

Neste espaço é preciso investir em conjuntos de mesas e cadeiras para acomodar os convidados enquanto o anfitrião prepara seus pratos, de preferência móveis que sejam dinâmicos e não atrapalhem o fluxo de pessoas no local.

Quanto aos pisos e revestimentos, vale a pena escolher materiais que sejam bastante resistentes a altas temperaturas, de fácil limpeza e maior durabilidade para lidar com impactos e alta circulação de pessoas.

Complete o ambiente com uma boa iluminação para garantir a luz adequada para cozinhar, seja de dia ou de noite.

Sala de jogos

Quer uma área de lazer em casa que garante a diversão de toda a família? Ter uma sala de jogos em casa é uma ótima escolha. Com criatividade você pode montar um espaço aconchegante para reunir os amigos e desfrutar de partidas animadas de baralho, sinuca, pebolim, vídeo game e o que mais você quiser.

Avalie antes o espaço disponível para não abarrotar a sala de jogos de coisas. Caso o ambiente seja pequeno, optar por móveis multifuncionais é uma boa pedida.

Caprichar na iluminação, usar cores vibrantes nas paredes e investir em itens decorativos descontraídos são algumas sugestões para deixar o ambiente convidativo.

Cômodo quadrado e espaçoso, com sala de jogos, uma mesa de sinuca espaçosa, duas mesas com sofás e cadeira.
Amplo salão de jogos, com mesa de sinuca e mesas para refeição (Projeto: Almeida Santin Arquitetura e Design)

Saiba que você não precisa ter espaço sobrando para montar sua própria sala de jogos, viu? Mesmo em casas menores, é possível aproveitar um cantinho de outro ambiente, como da sala de estar, para garantir a sua diversão. Você pode, por exemplo, colocar uma mesa de sinuca ou uma mesinha com cadeiras para os jogos de tabuleiro.

Cineminha em casa

Quem é que não gosta de uma sessão de cinema em casa, não é mesmo? Na companhia de pessoas queridas e um balde de pipoca, a experiência se torna ainda mais gostosa. Saiba que, com as dicas certas, você pode criar um verdadeiro clima de cinema sem sair de casa.

O equipamento que não pode faltar é a televisão ou projetor digital. Quanto ao tamanho da tela, saiba que ela deve ser proporcional ao ambiente. Também precisa estar centralizada no ambiente e a uma distância confortável dos assentos.

Outro elemento fundamental é o áudio. Se possível, invista em um home-theater com uma potência adequada ao tamanho da sala de cinema. Pensando na acústica do ambiente, saiba que os móveis estofados e de madeira ajudam a garantir a qualidade do som.

Sala ampla de cinema, com sofá grande para deitar, mesa de centro com flor, revistas e copos para decoração e cortina blackout
Sala ampla de cinema, com móveis nobres e piso em porcelanato nobre Superquadra Concreto (Projeto: Mariana Pereira)

Ainda sobre os móveis, aposte em sofás e poltronas largas para trazer mais conforto. Entretanto, a escolha dos assentos também depende da quantidade das pessoas, espaço disponível e preferência de cada um. Usar tapetes macios e espalhar almofadas com tamanhos, cores e estampas diferentes ajudam a deixar a sala de cinema ainda mais aconchegante.

Se quiser garantir o escurinho do cinema, mesmo durante o dia, opte por cortinas com tecidos sobrepostos ou blackout. Com essas dicas é só dar play no seu filme favorito e aproveitar!

Adega

Para quem gosta de brindar à vida ter uma adega em casa é um desejo muito comum. Afinal, nada mais justo do que ter um espaço climatizado para manter a qualidade de suas bebidas preferidas e poder celebrar bons momentos ao lado de quem nós gostamos.

Sala de estar, com sofá e puff em tons claros integrado com bancada e adega de vinhos e frigobar.
Living ideal para confraternizações, integração de sala de estar com adega e piso Bianco Covelano (Projeto: Letícia Traldi)

No caso dos vinhos, por exemplo, a luz, umidade e temperatura são fatores que influenciam suas características. Mas, no geral, o ideal é que o ambiente tenha uma temperatura amena e umidade controlada, além de ser livre de trepidação e afastado da luz.

Ainda, a proposta da adega é oferecer praticidade. Sendo assim, é interessante que ela fique localizada próxima às áreas de convivência, como a sala de estar, integrada à varanda ou área da churrasqueira.

Adega ampla completa com prateleiras de vinhos, espumantes e bebida, integração com sala de lazer, sofás e mesas de jogos
Área com adegas, integrado com mesa de jogos e sofás. Piso porcelanato branco (Projeto: Edgar Monteiro)

Área de lazer esportiva

Para quem ama praticar esportes, além da academia, vale muito a pena investir em uma área de lazer esportiva, para cuidar da saúde e manter uma vida ativa, além de aproveitar momentos de diversão com a família e amigos.

Se a sua casa tem um quintal amplo vale a pena investir em uma mini quadra para jogos de futebol, tênis ou vôlei, por exemplo, ou pode ser ainda um espaço aberto para soltar pipas ou andar de bicicleta e patins, aproveitando vários momentos com as crianças.

Agora se você não tem um espaço externo tão amplo, dá para construir uma área de lazer esportiva dentro de casa, aproveitando espaços próximos a sala de estar ou a área gourmet e acrescentar uma mesa de sinuca ou até uma mesa de ping-pong. Ou ainda dedicar um ambiente para outras práticas esportivas como o squash.

Por que contratar um profissional qualificado?

Quando nos perguntamos como construir uma área de lazer em casa quem tem a melhor resposta são os profissionais de arquitetura. São eles que tem o conhecimento necessário para estudar o espaço disponível e, conversando com o anfitrião, definir quais as melhores soluções para criar a área de lazer perfeita.

Além disso, um bom projeto de arquitetura vai ajudar a evitar desperdícios ou falta de material, diminui as chances de erros e otimiza os gastos da obra, oferecendo o melhor custo-benefício para chegar ao objetivo esperado.

É um investimento a curto e longo prazo, com a garantia de uma obra bem feita e gerenciada por um profissional. Você vai se preocupar apenas em usufruir do espaço quando tudo estiver pronto!

Então, o que achou dessas ideias? Esperamos que tenham te ajudado a escolher melhor qual o espaço de lazer mais combina com você e com sua personalidade. Precisa de dicas ? Então descubra como manter a organização da casa em dia e inspire-se com mais ideias!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Áreas de lazer em casa: inspirações para d...

Áreas de lazer em casa: inspirações para diversos estilos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies