Menu
Projetos e Obras
Busca

Ambientes feitos especialmente para os momentos de descontração tornam as experiências em casa muito mais agradáveis. (Projeto: Espaço & Casa Arquitetura e Interiores)

Conteúdo Matérias

Áreas de lazer em casa: inspirações para academia, cinema, adega e outros ambientes

21/07/2021

Confira as dicas para montar espaços especiais de convivência em casa e áreas de lazer para suas atividades preferidas!

De uns tempos para cá, as áreas de lazer em casa passaram a ganhar um destaque especial em espaços multiuso ou cantinhos exclusivos para fazer atividades físicas, assistir um filminho e se divertir. Isso porque, além de nos acolher, a casa agora tem outros papeis no nosso dia a dia.

Sendo assim, é importante que os ambientes sejam adaptados para assumir determinadas funções.

Da mesma forma que a escolha das cores, do piso e dos móveis de uma cozinha leva em conta a funcionalidade, os detalhes das áreas de lazer também devem ser pensados com cuidado.

Saiba mais sobre o assunto!

Confira as melhores ideias de áreas de lazer para curtir os momentos em casa

1. Academia

Montar uma academia em casa é uma ótima solução para quem tem menos motivação para praticar atividades físicas ou enfrenta uma rotina muito corrida. Além de não precisar se deslocar, você pode se exercitar a qualquer hora do dia, sem perder tempo.

Em primeiro lugar, é preciso escolher um lugar da casa, sendo que o tamanho do ambiente deve ser suficiente para colocar os equipamentos necessários. Mas isso vai depender dos seus objetivos e dos tipos de exercício que pretende fazer.

Não pense que você precisa ter um espaço grande para montar uma área dedicada aos treinos. Mesmo em casas pequenas ou apartamentos, dá para aproveitar um cantinho da sala de estar, da varanda ou da garagem, por exemplo. Só fique atento para não atrapalhar a circulação de pessoas.

áreas de lazer em casa
Espaços de lazer que integram academia, bar e espaço de convivência são ótimas alternativas para as casas menores. (Projeto: Haus Arquitetos)

Para estruturar o espaço fitness, alguns investimentos são necessários, como uma reforma para adaptação do ambiente e compra de equipamentos. Por outro lado, você elimina os gastos com mensalidade de academia.

A ventilação e a iluminação do ambiente são aspectos que também devem ser considerados. Além de escolher um local bem arejado, veja se não é preciso contar com lâmpadas extras para deixar todos os equipamentos e pesos bem visíveis.

Quanto ao piso, o ideal é que ele não seja muito escorregadio para evitar acidentes durante os treinos. Na área onde ficam os pesos, vale a pena colocar tatames ou tapetes emborrachados para trazer conforto para a prática e não estragar o piso com o tempo.

áreas de lazer em casa
Em ambientes maiores, os equipamentos podem ser separados em estações para exercícios aeróbicos e musculação. (Projeto: Espaço & Casa Arquitetura e Interiores)

Ainda que a funcionalidade seja o mais importante, a decoração também favorece a prática de atividades físicas em casa. Colocar um espelho em que você consiga se ver de corpo inteiro, usar cores neutras para ampliar o espaço, cores vibrantes nos detalhes e pôsteres com frase motivacionais são algumas das dicas.

2. Sala de jogos

A sala de jogos é uma das áreas de lazer em casa que garantem a diversão da família toda. Com criatividade, você pode montar um espaço aconchegante para reunir os amigos para partidas animadas de baralho, sinuca, pebolim, vídeo game e o que mais você quiser.

Avalie antes o espaço disponível para não abarrotar a sala de jogos de coisas. Caso o ambiente seja pequeno, optar por móveis multifuncionais é uma boa pedida.

Caprichar na iluminação, usar cores vibrantes nas paredes e investir em itens decorativos descontraídos são algumas sugestões para deixar o ambiente convidativo.

áreas de lazer em casa
Além de ser necessária para o conforto dos jogadores durante as partidas, a iluminação ajuda a valorizar a sala de jogos. (Projeto: Almeida Santin Arquitetura e Design)

Fique sabendo que você não precisa ter espaço sobrando para montar sua própria sala de jogos. Mesmo em casas menores, é possível aproveitar um cantinho de outro ambiente, como da sala de estar, para garantir a sua diversão. Você pode, por exemplo, colocar uma mesa de sinuca ou uma mesinha com cadeiras para os jogos de tabuleiro.

3. Quarto gamer

Aproveitando essa onda dos jogos, você já ouviu falar de quarto gamer?

Sucesso entre crianças e adolescentes, a ideia é decorar o quarto com a temática dos games. Além dos personagens, o uso de cores fortes, luzes e telas ajuda a compor o estilo do ambiente. Fora o visual, investir em ergonomia para garantir o conforto durante os jogos digitais também é importante.

áreas de lazer em casa
Inspirado nos jogos e filmes de ficção, o quarto gamer faz referência a cenários memoráveis. (Projeto: Mariana Maran)

4. Sala de cinema

Quem é que não gosta de uma sessão de cinema em casa, não é mesmo? Na companhia de pessoas queridas e um balde de pipoca, a experiência se torna ainda mais gostosa.

Com as dicas certas, você pode criar um verdadeiro clima de cinema.

O equipamento que não pode faltar é a televisão ou projetor digital. Quanto ao tamanho da tela, saiba que ela deve ser proporcional ao ambiente. Também precisa estar centralizada no cômodo e a uma distância confortável dos assentos.

Outro elemento fundamental é o áudio. Se possível, invista em um home-theater com uma potência adequada ao tamanho da sala de cinema. Pensando na acústica do ambiente, saiba que os móveis estofados e de madeira ajudam a garantir a qualidade do som.

Além disso, aposte em sofás e poltronas largas para trazer mais conforto. Entretanto, a escolha dos assentos também depende da quantidade das pessoas, espaço disponível e preferência de cada um. Usar tapetes macios e espalhar almofadas com tamanhos, cores e estampas diferentes ajudam a deixar a sala de cinema ainda mais aconchegante.

áreas de lazer em casa
O uso de tons neutros e madeira na decoração cria uma atmosfera acolhedora. (Projeto: Edgar Monteiro)

Se quiser garantir o escurinho do cinema, mesmo durante o dia, opte por cortinas com tecidos sobrepostos ou blackout.

5. Adega

Ter uma adega em casa costuma ser um desejo comum entre aqueles que gostam de brindar à vida. Afinal, nada mais justo do que ter um espaço climatizado para manter a qualidade de suas bebidas preferidas.

áreas de lazer em casa
Além de conservar melhor as bebidas, a adega traz mais personalidade para a decoração da casa. (Projeto: Leticia Traldi)

Mas qual é o lugar ideal para montar uma adega? Tudo vai depender das bebidas que você pretender armazenar.

No caso dos vinhos, por exemplo, a luz, umidade e temperatura são fatores que influenciam suas características. Mas, no geral, o ideal é que o ambiente tenha uma temperatura amena e umidade controlada, além de ser livre de trepidação e afastado da luz.

Ainda, a proposta da adega é oferecer praticidade. Sendo assim, é interessante que ela fique localizada próxima às áreas de convivência, como a sala de estar, integrada à varanda ou área da churrasqueira.

áreas de lazer em casa
Em ambientes maiores, é possível organizar as bebidas de acordo com o tipo para melhor conservação. (Projeto: Edgar Monteiro)

6. Biblioteca

A biblioteca em casa é a concretização do sonho dos apaixonados pela leitura. Por meio dos livros, as pessoas podem viajar sem sair do lugar, ganhar conhecimento e conhecer outras culturas.

Já que eles são tão importantes nas nossas vidas, merecem um cantinho especial, concorda?

Áreas de Lazer
Para quem tem muitos livros, organizá-los em prateleiras, uma ao lado da outra, facilita na hora de buscar os títulos. (Projeto: Sergio Coelho)

Além de prolongar a vida útil deles, a biblioteca ajuda na organização. Assim, quando precisar consultar um livro, você não perde tempo revirando o fundo do armário. Com a ajuda de estantes e prateleiras, os livros ficam facilmente acessíveis.

E o melhor de tudo é que você pode organizá-los do seu jeito.

Use e abuse da criatividade para criar uma biblioteca diferenciada em casa. É possível aproveitar vários cantos da sala, quarto, escritório, corredores, entre outros. Só fique atento para não deixar os livros expostos à luz do sol ou umidade.

áreas de lazer em casa
Uma ótima ideia de como aproveitar espaços inutilizados para montar sua própria biblioteca. (Projeto: Blácio Paulo Ruivo Júnior)

7. Edícula

A edícula, também conhecida pelo famoso nome de “puxadinho”, pode assumir o papel de qualquer uma das áreas de lazer da casa. E quem sabe até uni-las em um único lugar, reservado exclusivamente para os momentos de descontração e relaxamento.

É claro que se trata de uma opção para quem tem espaço sobrando no quintal ou já conta com uma estrutura construída.

áreas de lazer em casa
A edícula pode ser usada como vestiário, abrigo e espaço para refeições após um banho de piscina. (Projeto: Portobello Shop Palmas)

A destinação dela está ligada ao estilo de vida e interesses de cada pessoa. É possível usar a edícula para montar, por exemplo, uma academia, área gourmet, abrigo de piscina, sala de leitura, brinquedoteca, sala de jogos, sala de cinema, escritório ou até um ateliê.

áreas de lazer em casa
Uma edícula pode ser o espaço perfeito para receber as reuniões familiares e com amigos. (Projeto: Marcos Antônio Filho)

Então, o que achou dessas ideias? Como você viu, reservar alguns espaços da casa para o nosso próprio bem-estar é revolucionário. Isso porque eles ajudam a tornar os dias mais gostosos e ainda promovem a convivência em família.

Desde que começamos a passar a maior parte do tempo em casa, o jeito de encarar o lar mudou completamente. Além de valorizar as áreas de lazer da casa, as preocupações com praticidade e conforto se tornaram mais presentes.

Precisa de dicas nesse sentido? Então descubra como manter a organização da casa em dia!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *