Menu
Projetos e Obras
Busca
linha forma-portobello

Conteúdo Matérias

Área gourmet: 7 ideias para deixar o ambiente charmoso e funcional

13/10/2017

Tangram, Forma, Vitra, Workshop, são coleções belíssimas da Portobello que podem ser perfeitamente usadas em áreas gourmet. Acompanhe nossas dicas de decoração para deixar esse ambiente agradável e charmoso para receber amigos e parentes.

A área gourmet de uma casa transformou-se em sonho de consumo das famílias, exatamente pelo fato de contribuir para o momento de descontração e bem-estar. A ideia de preparar um cardápio especial e ter as pessoas próximas para um bate-papo é inspiradora para a criação de ambientes.

O aumento das construções de espaços gourmet em residências pode ser constatado na pesquisa realizada pela Mintel, especialista em análise de mercado. Ela aponta que 81% dos entrevistados afirmam ser mais divertido cozinhar na presença de amigos ou familiares e 61% confessam que cozinhar é um lazer. A pesquisa também revela que há uma maior preocupação em consumir alimentos mais saudáveis e, por isso, boa parte da população está preparando suas refeições em casa.

Tudo isso são motivos para investir em um cantinho gourmet, exclusivo! A instalação de uma ilha de cocção, por exemplo, é quase que peça fundamental nesses espaços. As ilhas, inclusive, saíram dos restaurantes e invadiram as casas e apartamentos nos últimos anos. Elas podem ser básicas, abrigar apenas o fogão ou a pia; ou mais sofisticadas e comportar o fogão, pia e fornos, além dos armários.

Abaixo, reunimos mais sugestões para criar um ambiente agradável, prático e charmoso. Confira!

Inclua uma bancada no espaço gourmet

Uma proposta bastante usada é incluir uma bancada para refeições. Ela pode estar um nível abaixo, ou no mesmo nível da ilha. É a sua preferência que conta. Para a bancada de trabalho, a arquiteta e urbanista, Geruzza da Rosa Porfírio, explica que o ideal é que tenha entre 90 e 94 cm de altura. “Essa medida é padrão, definida pela média de altura da população. É uma determinação ergonômica, que indica a altura das bancadas de trabalho, em cubas ou bancadas com fogão ou cooktop”.

Atualmente, há no mercado, soluções funcionais de mobiliário e equipamentos de última geração para criar um espaço único e especial. Vale a pena investir ainda em revestimentos modernos e sofisticados e acessórios de design.

area gourmet

Foto: arquivo Portobello

Vida longa para o mobiliário

Escolha móveis e acessórios mais práticos e produzidos com materiais mais duráveis. Em relação as banquetas, evite-as com estofamento de pano, por causa das intempéries do tempo, da fumaça da churrasqueira e da gordura do fogão, por exemplo. Podem ficar com cheiro ou manchar. Prefira os tecidos impermeáveis, eles são extremamente resistentes ao sol e a chuva.

Pense ainda na manutenção do espaço. Para as sacadas, há a opção de instalar janelas de vidro, além de persianas, a fim de evitar que os raios solares danifiquem o mobiliário de madeira ou vime.

Priorize um projeto

Seja na cozinha, na varanda do apartamento ou na área externa, o espaço gourmet precisa ser funcional. Procure um profissional da área para que ele encontre a disposição correta do mobiliário e dos objetos de decoração. Não adianta você espalhar cadeiras no ambiente, por exemplo, se pode atrapalhar a passagem de convidados.

Com um projeto bem feito, cada cantinho pode ser aproveitado e o cômodo ficar muito mais agradável e charmoso.

Instale armários e prateleiras

O espaço gourmet precisa estar organizado. Além disso, ter copos, pratos, talheres, xícaras e outros recipientes com cores e design diferenciados. Se a área for pequena, instale armários e prateleiras até o teto, para aproveitar todo o espaço.

area gourmet

Foto: arquivo Portobello

Iluminação de qualidade

A iluminação do ambiente deve ser bem planejada. Tanto a luz natural quanto a artificial facilitam a higienização dos alimentos e oferecem a sensação de amplitude. Uma sugestão é evitar a luz amarela. Elas são capazes de distorcer a cor dos alimentos. Prefira lâmpadas neutras ou brancas. A iluminação deve chegar em todas as superfícies, sem sombras.

area gourmet

Foto: arquivo Portobello

Decoração

Lembre-se que um espaço gourmet é um ambiente de descontração, mas ele precisa fica agradável a você e aos convidados. Uma ideia bem-vinda é a horta. Se o espaço permitir, coloque os vasos no chão, se não, invista em pequenos cachepots e tenha os temperos sempre frescos e à mão.

Se é fã de cores mais fortes, como já comentamos nas dicas acima, avalie a combinação de elementos no ambiente para que não fique chamativo demais. Outra ideia para descontrair, é escolher uma louça num tom mais intenso, por exemplo. O mesmo pode ser aplicado no revestimento, para dar destaque em uma parede. Existe uma infinidade de texturas e modelos. Veja alguns exemplos a seguir.

Modernidade – insira revestimento no espaço gourmet

O porcelanato possui alta resistência à abrasão física e química. Além de revestir a parede, dando cara nova ao cômodo, ou ainda, vestir a bancada, deixando o móvel completamente diferente. As coleções apresentadas abaixo são versáteis, com texturas variadas e podem transformar o ambiente, deixando-o lindos e duradouros. Confira!

Forma

A Linha Forma, por exemplo, é uma releitura com pegada contemporânea para ser matéria-prima de projetos criativos. A proposta é ser estilista substituindo o tecido pelo porcelanato. No lugar das tesouras, tecnologia de ponta com jato d’água para criar looks surpreendentes e exclusivos para todos os ambientes.

area gourmet

Pavone, da Linha Forma (Foto: arquivo Portobello)

Tangram

Design que supera os limites da matéria, para usar, ousar e arrasar. O Tangram – tradicional jogo formado por peças geométricas que podem ser compostas de infinitas maneiras – foi o ponto de partida para brincar com a geometria e os relevos dessas formas e traduzi-las em propostas contemporâneas para paredes. Em branco, concreto ou metal, Tangram inova por combinar relevos intensos com as vantagens técnicas da cerâmica.

area gourmet

Tangram (Foto: arquivo Portobello)

Vitra

As janelas de vidro com estrutura metálica basculante revelam a inspiração de Vitra. Essa reprodução em cerâmica de pequenos vidros retangulares de diferentes texturas, envolvidos pelo metal oxidado das molduras em três tons, tem origem no estilo industrial das décadas de 50 e 60.

A proposta é compor superfícies que insinuam a passagem da luz natural em ambientes que ousam no design.

area gourmet

Vitra – Foto: arquivo Portobello

Workshop

Trabalhar sobre a madeira com incisões, lixas e pintura pode revelar novas e surpreendentes superfícies. Uma inquietude artística conduziu o desenvolvimento da linha Workshop e o resultado são réguas alongadas com texturas fortes e cores quentes, ora suaves, ora intensas.

Para projetos que visam combinar certa ousadia com muita elegância, essa madeira é ideal. E as surpresas continuam nas interações, com a luz do ambiente incidindo sobre as micro incisões no material, que reflete em diferentes intensidades conforme as variações cromáticas.

area gourmet

Linha Workshop – Foto: arquivo Portobello

Dicas incríveis, não é mesmo? E você, ficou com vontade de criar uma área gourmet? Deixe seu comentário abaixo!

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *