06.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
area de servico planejada
Planeje sua área de serviço sim! (Projeto: Diego Mendes Gonçalves)

Área de serviço planejada: saiba como decorar a sua!

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.05.2022
Uma área de serviço planejada une o funcional ao belo. Que tal ter acesso a dicas de como fazer isso? Aqui nós te contamos!
minutos de leitura

Pensar em uma área de serviço planejada é tão importante quanto a busca de otimização dos outros ambientes de uma residência. Como a percepção sobre esse espaço da casa tem evoluído, que tal ficar por dentro de maneiras de torna-lo mais funcional e bonito?

O Archtrends Portobello trouxe as principais dicas para que você consiga montar uma área de serviço planejada, coerente com o visual de sua residência e que facilite as atividades do dia a dia. Falaremos sobre quais elementos priorizar para incluir nesse espaço, quais as adaptações para áreas de serviço pequenas e muitos outros detalhes.

Continue a leitura e confira todas as dicas!

Por que ter uma área de serviço planejada?

Quantas atividades são feitas ou quantos itens domésticos são armazenados neste local? Ele está transitável? Funcional? Bonito? Unir todos esses cenários é perfeitamente possível, mas apenas se a área de serviço for muito bem planejada, e esse é motivo suficiente para investir num projeto desenvolvido por profissionais qualificados.

É preciso ter em mente que essa área apresenta bastante umidade, então todo cuidado é pouco para a conservação dos itens, móveis e até do piso e revestimentos.

Além disso, planejar o ambiente de serviços contribui para que cada cantinho de sua residência transpareça personalidade e tenha um visual coerente.

Entenda o que uma boa área de serviço planejada deve ter

Se essa é a primeira vez que está montando uma área de serviço externa do zero, alguns detalhes pode ser esquecidos. para isso, trouxemos aqui elementos que todo projeto de lavanderia deve ter para tornar esse espaço realmente útil no dia a dia. Por isso, listamos o que há de mais importante para se ter em um ambiente como este, independente da estética de sua residência ou do estilo do projeto. Confira!

  • armários multifuncionais e prateleiras para armazenamento;
  • bancadas;
  • uma fonte de ventilação natural;
  • eletrodomésticos de qualidade e multifuncionais, como máquinas que lavam e secam;
  • tanque para pequenas lavagens;
  • revestimentos que suportem umidade e sejam duráveis;
  • uma área para secagem de roupa, ou um espaço para montar um varal;
  • decoração bonita e funcional.
área de serviço com duas pias, um armário embutido claro e uma máquina de lavar, ambiente sem artigos de decoração com ar minimalista
A área de serviço planejada combina com uma decoração moderna (Projeto: Fernando Pherpa)

É preciso de muito espaço para otimizar uma área de serviço planejada?

Não! É mais que possível fazer uma área de serviço planejada pequena mantendo um bom padrão estético e também a funcionalidade do ambiente. Há projetos que até mesmo integram à cozinha, pois existem poucos metros disponíveis para essa finalidade.

Ainda assim, essa opção pode oferecer um excelente resultado se desenhada da maneira correta. Tudo depende de como será aproveitado o espaço disponível!

área de serviço compacta integrada com cozinha, bancada de centro, fogão, geladeira, armários e máquina de lavar
É possível integrar harmoniosamente a cozinha com a área de serviço (Projeto: AJ Arquitetos e Arquitetura e Interiores)

Melhores dicas para decorar e otimizar a área de serviço de um projeto

Ainda que existam diversos estilos de projetos residenciais e, consequentemente, áreas de serviço planejada de incontáveis maneiras; algumas dicas são universais. Você pode adaptar cada indicação que daremos para que ela faça sentido com a residência que está montando. Só não perca de vista a preocupação com funcionalidade e otimização do ambiente para o usuário, certo?

Vamos às dicas!

1. Escolha revestimentos de alta qualidade

A lavanderia é um ambiente em que pode acontecer de molhar o chão ou até cair algum produto de limpeza. Por isso, é mais do que essencial escolher um revestimento que seja resistente e que não terá que ser trocado em pouco tempo. Afinal, ninguém merece ter que enfrentar reformas constantes em sua própria casa, não é mesmo?

Opte pelo porcelanato esmaltado, um revestimento que pode ser usado tanto no piso quanto na parede e possui alta durabilidade. No caso do piso destacamos que o porcelanato deverá ter um acabamento externo (EXT) em áreas de serviço externas ou natural (NAT) em áreas de serviço internas, para evitar escorregamentos.

Além disso, esse acabamento pode ser encontrado em diversos estilos: como mosaico, com estampa, texturas ou lisos. Assim, poderá combinar esse material com o visual do restante do projeto sem maiores problemas.

área de serviço de alto padrão, com revestimento cinza de alta qualidade, bancada cinza lisa, armário e cestos em tons escuros e quadros coloridos para decoração
É super indicado revestir tanto o piso quando a parede da área de serviço (Projeto: Portobello S.A.)

2. Opte por móveis inteligentes

Os móveis inteligentes são aqueles que conseguem, a partir de compartimentos ou dobras em sua estrutura, oferecer mais espaço para o armazenamento de itens ou até para facilitar a passagem dos usuários da casa. No caso de uma área de serviço planejada, esse tipo de mobília podem ser os armários que permitem embutir tampos para melhorar a organização do espaço.

Apesar de existirem opções desse tipo já prontas para comprar, é possível contratar um profissional especializado no planejamento de móveis para criar um mobiliário nas medidas exatas de seu cômodo e que atendam as necessidades de seu projeto. Dessa forma, além de aproveitar melhor o espaço disponível, terá uma área completamente funcional para agilizar as atividades do dia a dia.

Para esse espaço indicam-se:

  • armários de parede;
  • nichos;
  • ganchos de parede;
  • porta objetos;
  • varal no teto.
armário suspenso de madeira e máquina de lavar acoplada em uma área de serviço otimizada e integrada
Móveis compactos combinam muito bem com a área de serviço planejada! (Projeto: Casa Sua)

3. Considere a quantidade de pessoas da casa

Para entender quanto de espaço precisará destinar para armazenamento, entenda qual o volume de uso da lavanderia a partir da quantidade de pessoas da casa. São poucos os produtos utilizados para a lavagem da roupa? Quantos utensílios são necessários para realizar as atividades nesse ambiente sem aumentar o tempo de trabalho? Além dos eletrodomésticos, o que mais precisa estar nessa área para que ela seja funcional? Tudo isso são pontos que você deve pensar.

A partir dessa análise, você entenderá quais as dimensões mínimas que precisará para guardar tudo o que precisa e também realizar todos os serviços. Assim, não terá problemas por falta de espaço nos móveis.

4. Mantenha o ambiente bem iluminado

A dica para iluminação da área de serviço é optar por uma fonte difusa para distribuir igualmente a claridade pelo ambiente, sem forçar demais a vista de quem permanecer nesse espaço por muito tempo. Você também deve optar por lâmpadas brancas, para aumentar a sensação de limpeza do ambiente.

Aposte também em pontos secundários de luz para manter até mesmo os abaixo dos armários suspensos ou alguns compartimentos com uma incidência de claridade.

área de serviço com piso, revestimento e móveis escuros, máquina de lavar branca com detalhes em cinza, luz embutida da parede da pia
Iluminação embutida ajuda a passar um ar de organização maior do ambiente (Projeto: Capponi Arquitetura)

5. Evite cores escuras para as paredes

Pensando mais na decoração de áreas de serviço planejadas, a principal dica quanto as cores é sempre evitar tons muito escuros, como preto, chumbo ou azul marinho, para todas as paredes. As cores claras remetem mais à limpeza, que é o objetivo desse cômodo e deixam o ambiente ainda mais iluminado.

Caso você queira apostar em algum tom que não seja tão próximo ao branco, escolha fazer uma combinação com duas ou mais cores. Assim, mesmo com uma parede super escura, ainda terá as demais com intensidades mais leves em suas tinturas.

6. Escolha uma decoração funcional

Os itens de decoração de uma área de serviço podem ser úteis, além de bonitos. Escolha elementos que tragam alguma agilidade para o dia a dia utilizando aquele cômodo. Por exemplo, ao optar por cestos organizadores, eles servirão como auxílio para o armazenamento, mas também farão uma bela composição em suas prateleiras.

Alguns enfeites de parede dão um charme a mais nesse espaço, mas também podem ser utilizados como suporte para pendurar vassouras, rodos ou algum utensílio que te ajuda nas tarefas do lar. Esses itens de decoração podem ser também o ponto de cor da área de serviço, trazendo mais alegria ao ambiente por meio de tons saturados.

área de lavar com pia clara branca com uma torneira, cesto de roupas, e três prateleiras suspensas em madeira
Use cestos na decoração e una o funcional com o belo (Projeto: Doma Arquitetura)

Veja também o post "Área de serviço também merece decoração!".

E as áreas de serviço planejadas pequenas? Existem dicas específicas?

Apesar de todas as dicas que trouxemos acima também funcionarem para áreas de serviço planejadas pequenas, existem sim alguns pontos de atenção que são apenas para esse tipo de espaço. Veja quais são eles!

Opte por armários verticais

Em diversos projetos você encontrará o uso de armários e bancadas horizontais para encaixar a máquina de lavar abaixo do tampo e ainda armazenar os materiais de limpeza. No entanto, em lavanderias pequenas essa escolha não é tão assertiva. Substitua os móveis horizontalizados por armários verticais que vão do chão ao teto e que também podem embutir os eletrodomésticos.

Essa escolha irá ajudar a economizar muito espaço sem ficar com falta de local para guardar todos os produtos característicos desse ambiente.

armário vertical em cima da máquina de lavar, com pia lateral e dois vasos de planta em cima da bancada
Os armários verticais são grandes aliados para áreas de serviço planejadas grandes e pequenas (Projeto: Ana Paula Ferreira)

Use e abuse de ganchos e prateleiras

Mesmo que os armários verticais sejam excelentes para áreas de serviço pequenas, nem sempre é possível – ou prático – lotar o pouco espaço com diversos desses. Por isso, insira penduradores acoplados às paredes e prateleiras no alto, assim manterá uma área livre para a fácil circulação dos usuários da casa e ainda terá local para guardar todos os itens que não couberam no armário.

área de serviço retangular, com bancada lisa em mármore, máquina de lavar embutida e pia. Cabides suspensos na pia e um armário suspenso
Não prejudique a circulação da casa: invista em prateleiras (Projeto: Bibiane Menegaz)

Escolha uma divisória que não utilize tanto espaço

Se você já não tem muito espaço para montar sua lavanderia, melhor não ter que deixar um espaço para a abertura de uma porta de dobradiça, certo? Para não sofrer com esse problema, escolha divisórias que abram para o lado ou, ainda, portas retráteis para não prejudicar a circulação.

Subsiste também a opção de integrar a área de serviço. Esse estilo de projeto ajuda o ambiente a parecer ainda maior por não possuir nenhuma segmentação entre os diferentes locais da casa, porém seu lado negativo pode ser justamente o compartilhamento visual do espaço – que pode pesar no ambiente em geral.

Área de serviço retangular compacta, com duas máquinas de lavar embutida por uma divisória de madeira
A madeira pode vir na divisória do ambiente também (Projeto: Gabriella Gochinski)

Áreas de serviço externas: cuidados necessários

Muitas vezes, quando falamos de área de serviço planejada, o primeiro pensamento é lembrar das opções que ficam dentro de casa. No entanto, existem projetos que permitem montar esse ambiente afora da parte principal da obra. Além das dicas que já demos, considere também os seguintes fatores.

Tome cuidado com a proteção dos móveis

Ventilação e iluminação naturais não são problemas quando falamos de áreas de serviço externas, por outro lado, é preciso tomar um cuidado redobrado com a proteção da mobília e os eletrodomésticos. Caso contrário, esses itens irão se deteriorar mais rapidamente e você terá prejuízos.

Planeje o ambiente para que os móveis e maquinário fiquem fora de uma área que possa molhar ou que incida sol constantemente.

Considere integrar esse ambiente com a área de lazer

Nem todos os imóveis possuem grandes espaços livres para montar ambientes separados. No entanto, você pode projetar esse local para que a área de lazer e a de serviço estejam integradas e, assim, funcionem conjuntamente. Utilize armários e bancadas para cobrir elementos como máquina e secadora de roupa, deixe os produtos de limpeza organizados e assim não terá problemas em utilizar esse ambiente para relaxar ou receber amigos.

área de serviço com armário horizontal, máquina de lavar e pia, integrado a área gourmet com bancada grande, televisão na parede e churrasqueira
Integrar a área de lazer e a área de serviço pode sim dar um bom negócio (Projeto: Flavio Machado)

Aposte em alguns sofás, pufes e poltronas para essa área e consiga anexar um local de lazer ao que inicialmente era apenas para limpeza. As plantas também são muito bem vindas para trazer um toque mais natural ao ambiente.

O que achou dessas dicas para área de serviço planejada que o Archtrends Portobello trouxe? Então confira outros de nossos posts para encontrar ainda mais ideias de como deixar sua casa ainda mais linda e funcional! Confira também nosso post sobre área gourmet rústica, uma opção que é tendência para quem gosta de conforto e sofisticação sem sair de casa!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Área de serviço planejada: saiba como decor...

Área de serviço planejada: saiba como decorar a sua!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies