06.01.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Área de churrasco com porcelanato

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.01.2020
Quando a área de churrasco é revestida com porcelanato Portobello, a beleza e a durabilidade são garantidas. O material é fácil de limpar e está disponível em vários modelos para você escolher o que mais combina com seu lar!
minutos de leitura

Seja em apartamento ou casa, em ambiente interno ou externo, a área de churrasco é o lugar perfeito para reunir família e amigos. Afinal, permite relaxar, conversar, preparar aperitivos, pratos e aproveitar o tempo livre.

Melhor ainda é quando a área de churrasco é revestida com porcelanato Portobello. Isso porque, além de bonito, o material é fácil de limpar, absorve pouca água, possui alta resistência e durabilidade e está disponível em vários modelos para você escolher o que mais combina com seu lar!

area de churrasco
Área de churrasco com Porcelanato Portobello (Projeto: Melissa Martins)

Tipos de porcelanatos para área de churrasco

Existem diversos modelos de porcelanato, por isso é preciso analisá-los antes de escolher a melhor opção para a sua área de churrasco. O porcelanato acetinado, por exemplo, não pode ser usado em espaços  externos, mas sim em áreas externas cobertas. Esse modelo de porcelanato é menos suscetível a manchas, já que possui um acabamento com menos brilho.

Além disso, a peça não é escorregadia, tornando-se uma ótima alternativa para modelos de área de churrasco que ficam perto da piscina. Outra vantagem é que é muito fácil de limpar porcelanato: basta usar água e detergente neutro para devolver o tom e a beleza naturais.

O porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte na superfície. Ele pode ser com ou sem brilho, liso ou áspero. O modelo áspero, inclusive, é ideal para dar resistência ao escorregamento para áreas externas.

Como todo porcelanato, ele também tem baixa absorção de água, o que confere praticidade e economia, já que não é preciso fazer a impermeabilização nos ambientes externos. Vale ressaltar que o acetinado e esmaltado podem ser o mesmo produto. Existem no mercado porcelanato técnico e esmaltado. Os dois podem ter acabamento polido, natural (acetinado), ext, super ext. Quanto à limpeza, também é fácil: basta usar um pano úmido.

 
area de churrasco
Área gourmet de churrasco com Piso Porcelanato Esmaltado Ibirapuera Mix Portobello

Em geral, os tipos de porcelanatos exigem cuidados básicos simples. É preciso fazer uma limpeza pós-obra, com água, esponja e produtos indicados para esse caso, a fim de deixar o porcelanato perfeito. Já no dia a dia, é só varrer, usar água e detergente neutro e passar um pano seco em seguida, para garantir o aspecto natural do produto.

Em relação aos porcelanatos para áreas externas, vale evitar o modelo polido. Ele tem brilho e é sofisticado, mas, como é muito liso, pode ser escorregadio para ambientes molhados ou úmidos, oferecendo riscos para quem circula pelo local.

Como instalar porcelanato?

Antes de começar a instalação, é importante saber que o porcelanato não deve ser aplicado na parte interna da churrasqueira, uma vez que não há argamassa específica para aderir a este tipo de superfície. O porcelanato polido pode sim ser utilizado na área externa, os azulejos e placas finas também são recomendadas, basta utilizar argamassa colante correta.

Escolhido o produto, o primeiro passo para assentar o porcelanato é garantir que toda a área de aplicação esteja limpa, seca e regular, sem poças ou bolhas. Lembre-se de que é preciso aguardar duas semanas, depois de fazer o contrapiso ou o reboco, para realizar a instalação do material.

Use uma linha de pedreiro, esquadro ou trena para verificar se o alinhamento da superfície ou da parede está correto, formando um ângulo de 90 graus. Assegurando um bom alinhamento, o próximo passo é preparar a argamassa.

Basta misturar a argamassa com água, conforme as orientações da embalagem, até formar uma mistura homogênea. Em seguida, utilize o lado liso da desempenadeira para criar uma camada de 4 a 5 mm na superfície e o lado dentado para formar os sulcos.

Após esse procedimento, é hora de assentar o porcelanato. Coloque a peça no local e movimente-a com leveza para que vá se encaixando no espaço ideal. Utilize o espaçador com tamanho indicado pelo fabricante e bata com o martelo de borracha no porcelanato, para que ele amasse os sulcos e encaixe perfeitamente.

Depois, retire o excesso de argamassa e limpe as peças com pano ou estopa. Lembre-se de que o porcelanato deve ser aplicado a partir dos fundos do cômodo, em direção à porta. Assim, você pode se movimentar pelo local enquanto faz a instalação.

Feito isso, aplique o rejunte entre os porcelanatos e espere o tempo de cura do material utilizado, indicado pelo fabricante. A circulação de pessoas deve ser liberada totalmente apenas uma semana após a instalação.

Decoração para a área do churrasco

Seja uma área de churrasco pequena ou grande, a decoração faz toda a diferença. Por isso, além de usar o porcelanato Portobello, garanta que os demais materiais, móveis e produtos de decoração combinem com o espaço e o estilo que você escolheu.

area de churrasco
Área de churrasqueira com porcelanato e móveis claros na decoração (Projeto: Tayanna Castellani)

Revestimentos de parede, como pastilhas e pedras naturais oferecem ainda mais elegância a esse ambiente. As pastilhas estão disponíveis em várias cores e estampas e as pedras trazem a natureza direto para a sua casa.

Mesa para área de churrasco e cadeiras também são uma escolha importante. Os móveis de alumínio, madeira e fibra sintética fazem sucesso nesse espaço e combinam com vários estilos de decoração, do retrô ao moderno, do minimalista ao romântico.

area de churrasco
Área de churrasco com mesas e cadeiras (Projeto: Lago Arquitetura)

Os itens decorativos dão o toque final. Sofás e poltronas para varanda ou área externa, como jardins, são perfeitos para relaxar, principalmente com um frigobar ou uma cervejeira por perto. Quadros, plantas e almofadas complementam a decoração.

Com essas dicas, é só escolher o porcelanato ideal para a sua área de churrasco. Deixe seu comentário e aproveite para compartilhar este artigo com família e amigos!

Parceria: Leroy Merlin

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Área de churrasco com porcelanato...

Área de churrasco com porcelanato

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies