Menu
Projetos e Obras
Busca
arcos na arquitetura de interiores

Os arcos viram nichos de produtos na La Chambre, em Paris (Foto: Nicolas Matéus / Cortesia Mickaël Gouret) 

Conteúdo Correspondentes Internacionais

A volta dos arcos na arquitetura de interiores

18/01/2021

Um dos ícones da arquitetura, os arcos nasceram com a função estrutural, mas hoje ganham novos olhares dentro do design de interiores de espaços comerciais. Confira alguns exemplos incríveis!

Não é de hoje que os arcos têm uma relação amorosa com a arquitetura de grandes edifícios e interiores. Durante milhares de anos formaram estrutura base de muitas construções, catedrais góticas e pontes medievais. 

Os arcos foram uma das maiores contribuições da arquitetura e engenharia romana, sendo uma das formas mais influentes na civilização ocidental. Ele funciona através de um sistema de distribuição de cargas, permitindo aguentar maior peso e consequentemente maior vãos. Também possibilitou outros arranjos estéticos como abóbadas, cilindros e cúpulas. 

Com o passar do tempo, novas tecnologias e formas de construções foram inventadas inovando os setores da arquitetura e engenharia no quesito estrutural dos edifícios. Porém sua aparência continua no inconsciente de todos nós e seduzem por sua forma elegante e descomplicada. Atualmente, arquitetos e designers vêm resgatando os arcos para dentro do design de interiores com novos olhares e pitadas de criatividade, principalmente dentro de projetos comerciais

Selecionamos alguns dos melhores exemplos:

Joalheria Sauer – São Paulo

Projetada pelo Estúdio Tupi, a joalheria Sauer no shopping Iguatemi, em São Paulo, possui uma entrada marcante com pequenas vitrines em formato de arcos. As vitrines dão destaque às joias expostas e também chamam atenção desde longe por suas formas elegantes enquadrando os produtos.

Vitrine e entrada da Joalheria Sauer no Shopping Iguatemi (Foto: Barbara Cassou)

Aleyolé – Barcelona

A loja de joias Aleyolé em Barcelona também usa os arcos como expositor de produtos, organizando as prateleiras dando um toque mais feminino ao espaço. 

arcos na arquitetura
Prateleiras expositoras dentro de arcos na loja Aleyolé em Barcelona (Foto: Barbara Cassou)

La Chambre – Paris

Na loja de colchões La Chambre, no bairro Saint Germain, os arcos azuis viram expositores de produtos, organizando o visual merchandising, criando dinamismo para um espaço que é super-horizontal e dando contraste à gama monocromática dos produtos da loja.

Conheça melhores detalhes desse projeto aqui.

arcos na arquitetura de interiores
Os arcos viram nichos de exposição de produtos na loja La Chambre, em Paris (Foto: Nicolas Matéus / Cortesia Mickaël Gouret) 

Carol Bassi – São Paulo

Para a entrada da loja Carol Bassi, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, os arquitetos da Passarelli Arquitetura também optaram por grandes arcos que enquadram os manequins, expondo as roupas da marca. 

arcos na arquitetura de interiores
Os arcos na loja Carol Bassi enquadram os manequins (Foto: Bárbara Cassou)

Espai Mietis – Barcelona

Já na loja Espai Mietis, localizada em um dos bairros mais “cools” de Barcelona, o Poblenou, o estúdio Evvo Retail, responsável pelo projeto, optou por usar arcos em várias partes da loja: no túnel de entrada, no grande espelho e na cenografia das paredes. 

Você pode conferir mais detalhes do projeto no site da loja

arcos na arquitetura de interiores
Os arcos na loja Espai Mietis englobam grande espelho para os clientes provarem as roupas (Foto: Bárbara Cassou)

Ryzi – São Paulo 

Os arcos também são usados em pequenos detalhes como portas e janelas. Aqui no projeto da marca de bolsas e acessórios Ryzi, projetada pelo estúdio Pistache Ganache, os designers optaram em usa-los nas portas de acesso tanto do provador quanto do estoque. 

arcos na arquitetura de interiores
As portas de acesso ao estoque e ao provador na loja da Ryzi também fazem formas de arco (Foto: Bárbara Cassou)

Desde detalhes como portas ou pequenas vitrines ou até mesmo sendo foco principal do projeto, expondo produtos e organizando o espaço, os arcos voltam a tomar a cena na arquitetura de interiores de espaços comerciais. E você? Também se inspirou nessa tendência? Manda pra gente ver seu projeto que contém arcos na arquitetura também. Exponha seus projetos aqui no Archtrends!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *