24.04.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Tudo o que você precisa saber sobre a feira de arte ARCOmadrid

calendar-blank-line
24.04.2020
Conheça de perto o que rolou na ARCOmadrid, uma das principais feiras de arte contemporânea do mundo.
minutos de leitura

ARCOmadrid é uma das principais feiras de arte contemporânea no circuito internacional que acontece anualmente na capital da Espanha.

Uma minuciosa seleção de galerias de arte nacionais e internacionais foi feita para oferecer aos visitantes os destaques da arte contemporânea atualmente. Neste 2020 aconteceu a 39ª edição no mês de fevereiro, levando o tema de "It's just a matter of time"  (É só uma questão de tempo) -, inspirada nas obras de Félix González-Torre.

A feira contou com 209 galerias de 30 diferentes países da Europa, América e Ásia. Entre eles estão: França, Alemanha, Bélgica, Brasil, Chile, Inglaterra, Estados Unidos, Finlândia, Israel, Eslovênia, Cuba, Suíça etc. Com toda a sua importância, a ARCOmadrid foi inaugurada com a presença da família real espanhola e teve 93 mil visitantes, entre eles, 500 eram colecionadores de arte.

Obra de 2 metros de altura, de Carlos Cruz Diez (Foto: Bárbara Cassou)
Obra de 2 metros de altura, de Carlos Cruz Diez (Foto: Bárbara Cassou)

Contando com um extenso portfólio de conteúdo artístico, a feira apoiou-se em 1350 artistas, muitos de renome como: Miró, Roy Lichtenstein, Annie Moris, Ai WeiWei, Carlos Cruz Diez.

Alguns desses artistas ganharam destaque pela feira. Um deles foi Carlos Cruz Diez, artista de origem venezuelana, considerado uma das principais figuras na arte cinética. Haviam obras do artistas por várias galerias pela feira. Uma delas em envidência em uma esquina do corredor do galpão, medindo 2 metros de altura.

Ai WeiWei também ganhou um corner especial todo pintado em azul, com 12 obras, cada uma representando um signo do zodíaco chinês feito com peças de lego, chamada Zodiac.

Corner das obras Zodiac por Ai Weiwei (Foto: Bárbara Cassou)
Corner das obras Zodiac por Ai Weiwei (Foto: Bárbara Cassou)

Nesta edição de 2020 da ARCO, buscou-se estabelecer a comunicação com artistas de diferentes idades e galerias de vários países do mundo, visando a um único interesse: a expressão da arte. Essa seleção diversificada mostra a importância da comunicação entre diferentes visões para construir um mundo baseado no respeito e compreensão, apoiando-se e investindo na arte!

A feira também contou com outros espaços diversificados e atividades complementares, oferecendo outros conteúdos, ampliando a visão dos visitantes sobre a arte contemporânea. Espaços para revistas e livros de artistas foram essenciais para divulgar ainda mais esse olhar sobre a arte contemporânea. Zonas gastronômicas e de descanso foram instaladas pela feira com grandes parceiros como Café Illy e Cervezas Alhambra. Os patrocinadores também obtiveram espaços podendo expressar sua marca focado na feira, como a revista Architectural Digest, que criou "capas de revista em escala real" para as pessoas sentarem e tirarem fotos.

Espaço da resvista Architectural Digest para as pessoas interagirem e tirarem foto (Foto: Bárbara Cassou)
Espaço da resvista Architectural Digest para as pessoas interagirem e tirarem foto (Foto: Bárbara Cassou)

Esse foi o quarto ano consecutivo que se celebrou a ArtsLibris dentro da ARCOmadrid. ArtsLibris é uma Feira Internacional de Livro de Artista e Edição Contemporânea, que ajuda a divulgar a arte e os artistas. E a mesma ofereceu apresentações para aprender sobre tendências e o futuro da edicão de arte.

Labirintos repletos de arte contemporânea pela feira (Foto: Bárbara Cassou)
Labirintos repletos de arte contemporânea pela feira (Foto: Bárbara Cassou)

Para quem gosta de arte contemporânea a ARCOmadrid foi um "refresh" para os olhos. Apresentou artistas e galerias renomadas de uma maneira descontraída e construtiva para a arte. Tanto para colecionadores focados em encontrar sua próxima aquisição, quanto para os simples apreciadores da arte que procuram um entretenimento no seu final de semana. Nós, do Archtrends, aprovamos e recomendamos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tudo o que você precisa saber sobre a feira ...

Tudo o que você precisa saber sobre a feira de arte ARCOmadrid

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies