12.03.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Archtrends Summit reúne grandes palestrantes em sua segunda edição, de Pedro Andrade a Maurício Arruda

 minutos de leitura
calendar-blank-line
12.03.2019
Na Sala São Paulo, cerca de 800 profissionais de arquitetura assistiram ao fórum com o tema Autenticidade como atributo essencial no Design e na Arquitetura.
minutos de leitura

Em sua segunda edição, o Archtrends Summit se consolida como um dos principais eventos paralelos à Expo Revestir. Enquanto a feira traz todos os anos lançamentos de revestimentos e acabamentos, a Portobello promove o fórum de conteúdo, por meio de sua plataforma de tendências e referências, o Archtrends. Este ano, o Summit aconteceu na Sala São Paulo, um edifício histórico e por si só muito inspirador na capital paulista.

ASSISTA AO RESUMO DO SUMMIT 2019:

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO:

Apesar do ambiente imponente, as palestras foram realmente o destaque deste Archtrends Summit. O tema Autenticidade como atributo essencial no Design e na Arquitetura foi dissecado por quatro grandes nomes, tanto pelo conteúdo relevante, quanto pelo carisma: Pedro Andrade, Grégory Bousquet, Oscar Metsavaht e Maurício Arruda. Revezando arquitetos com profissionais de outras áreas criativas, as palestras abordaram temas como arquitetura, design, decoração, arte, moda, sustentabilidade e estilo de vida.

VEJA MAIS: Conheça o perfil de cada um dos palestrantes

Cerca de 800 profissionais de arquitetura lotaram a Sala São Paulo

Ainda, foi apresentado documentário sobre Cecilie Manz, designer dinamarquesa que assina a linha Puro da coleção 2019 da Portobello

Pedro Andrade, parceiro da marca e novo editor do Archtrends, abriu o Summit com a palestra Arquitetura Autêntica de Nova York. Apesar de estar sempre viajando pelo mundo, com seu programa Pedro pelo Mundo do GNT, e visitar a Portobello com frequência no Brasil, Pedro é morador de Nova York. Assim, falou com propriedade sobre edifícios de arquitetura icônica da cidade. Ele se considera um “arquiteto frustrado”, pois não cursou a faculdade de arquitetura. “A parceria com a Portobello é a oportunidade de mergulhar nessa paixão antiga”, contou. A arte também desperta seu interesse.

Pedro Andrade apresentador e editor do Archtrends Portobello

Quatro museus de arquiteturas celebradas foram destacados por Pedro: Guggenheim Museum, de Frank Lloyd Whright, de 1959; Breuer Building, de Marcel Breuer, de 1966; New Museum, do SANAA, de 2003; e Whitney Museum, de Renzo Piano, de 2015. De épocas diferentes, cada um deles conta um momento da história da arte em Nova York. “É interessante como a forma de expor foi mudando, desde um prédio maciço sem janelas, até o novo Whitney, totalmente de vidro, em que as obras se relacionam com a cidade”, disse.

Em seguida, foi a vez de Grégory Bousquet, arquiteto francês do escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture. Na palestra Autenti-cidade e Novos Territórios, ele contou sua aventura de um francês que chega ao Brasil. Após estudarem arquitetura em Paris, Grégory e seus sócios decidiram exercer a profissão em São Paulo. “Paris tem um peso histórico, não se pode mexer em nada. O Brasil oferece liberdade para se reinventar”, comentou. Aqui, o Triptyque pode criar uma arquitetura realmente autêntica, sempre em diálogo com o entorno e procurando resolver os problemas da cidade, como poluição e enchentes.

Palestra de Grégory Bousquet

Saindo um pouco da arquitetura e abordando mais estilo de vida, o Archtrends Summit recebeu, então, Oskar Metsavaht, fundador da Osklen. Criador multidisciplinar, com atuações em moda, arte e arquitetura, Metsavaht é responsável por disseminar internacionalmente o “Brazilian soul”, termo que usa para descrever o nosso invejado estilo de vida. “O brasileiro é bonito, saudável, sexy e alegre”, descreveu. Essas características estão presentes no design de moda da Osklen e também no hotel Janeiro, sua nova empreitada, no Rio de Janeiro. De maneira autêntica, Metsavaht trouxe a paisagem da orla do Leblon para a arquitetura, com grandes aberturas com vista para o mar e travertino representando a areia.

Oskar Metsavaht fala sobre o estilo de vida brasileiro

Por fim, arrancando aplausos efusivos da plateia, o arquiteto Maurício Arruda mostrou porque seu programa Decora do GNT faz tanto sucesso. Maurício fala de seu trabalho com decoração de maneira apaixonada e apaixonante. Na palestra Protagonismo do morador, ele defendeu que cada projeto deve ser totalmente único e que apenas importam o gosto e as necessidades do morador. “Os projetos não podem ter soluções iguais, nem precisam ser lindos. A beleza é subjetiva, varia de pessoa para pessoa. Nós, arquitetos, não podemos ser protagonistas, o protagonista é o morador. Por que escolher sempre o mesmo cinza que você acha bonito? Cada pessoa é diferente e merece um cinza diferente”, provocou Maurício.

Maurício Arruda arquiteto e apresentador

Cerca de 800 profissionais de arquitetura assistiram ao Archtrends Summit. A arquiteta Natássia Cruz, de Boa Vista, RR, já participou de vários ciclos de palestras promovidos pela Portobello. “Percebo uma evolução, o conteúdo está cada vez mais impactante”, disse. Já para Tania Hayasaki, designer de interiores de São José do Rio Preto, SP, foi a primeira participação. “Estou surpresa com tudo que a Portobello proporciona, temos vivido dias incríveis, de muito aprendizado e inspiração”, elogiou.

Maurício Arruda e Oskar Metsavaht assitem ao Archtrends Summit ao lado de José Gonçalves Junior, Diretor da Portobello Shop
Profissionais de arquitetura de todo o Brasil assistem ao Archtrends Summit

ASSISTA ÀS PALESTRAS:

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Archtrends Summit reúne grandes palestrantes...

Archtrends Summit reúne grandes palestrantes em sua segunda edição, de Pedro Andrade a Maurício Arruda

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies