28.02.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Archtrends Summit: grandes nomes da arquitetura e do design promovem diálogos sobre o futuro do setor

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.02.2020
Em sua 3ª edição, o circuito de palestras promovido pela Portobello durante a Expo Revestir vai contar com a participação de 18 palestrantes renomados, entre os quais, a arquiteta e designer italiana Paola Navone. Veja, a seguir, a biografia de cada um deles e a programação completa!
minutos de leitura

O Archtrends Summit cresceu, tornando-se um dos maiores eventos de conteúdo sobre arquitetura e design do Brasil. Os dias das palestras foram duplicados - 9 e 10 de março -,  agora conta com aberturas em mesas-redondas, também aumentou o número de palestrantes, e estima-se um público maior de 2000 pessoas! O motivo de sua ampliação? O sucesso das edições anteriores e os olhos voltados para os mais novos lançamentos da Portobello.

Na programação estão previstas uma mesa redonda com o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, sua filha Naná Mendes da Rocha e a diretora de redação da Casa Vogue Taissa Buescu, e outra mesa com o jornalista Pedro Andrade, o fundador e diretor de criação da Osklen, Oskar Metsavaht, e o designer Guilherme Wentz. Terão ainda palestras do novo parceiro criativo da Portobello, Antonio Bernardo, o arquiteto Ruy Ohtake, os designers Jader Almeida e Marcelo Rosenbaum e o empresário Alexandre Allard. E muito mais!

O evento faz parte da grade de programação da Portobello, que ocorre anualmente durante a maior feira de acabamentos da América Latina, a Expo Revestir. O espaço reservado para os debates será no Um Rooftop, em São Paulo.

Veja, a seguir, quem compõe todo o time ilustre da 3ª e maior edição do Archtrends Summit!

Pedro Andrade

Jornalista e apresentador de TV carioca que faz do interesse por pessoas e culturas a matéria-prima para o seu trabalho. Como Editor do Archtrends Portobello, ele usa toda a sua habilidade de se comunicar de maneira descomplicada com os mais variados públicos.

Oskar Metsavaht

Fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, diretor criativo da OM.art, estúdio para projetos de arte, idealizador e presidente do Instituto-e, ONG que realiza projetos socioambientais, e embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Cultura de Paz e Sustentabilidade. 

Jader Almeida

Formado em arquitetura, com peças premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais de design, o profissional conquista cada vez mais destaque e segue aprimorando seu trabalho com a participação em feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países.

Antonio Bernardo

Designer autodidata, misto de artista, técnico e empreendedor, se dedicou à pesquisa da ourivesaria e do design de joias. Após uma fase de trabalho em seu ateliê residencial, criou marca de design de joias com nome próprio, em que explicita a joia de autor em abrangência nacional.

Marcelo Rosenbaum

Além de estar à frente do Rosenbaum, escritório de design, arquitetura e inovação, desde 2014, é curador do Clube de Design do Museu de Arte Moderna de SP, ministra cursos e palestras em eventos de design com um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação. Foto: Loiro Cunha. 

Ruy Ohtake

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, já concluiu centenas de projetos que ganharam prêmios internacionais e são verdadeiros cartões postais. Segundo o próprio profissional, gosta de fazer espaços que tornem a cidade cada vez mais contemporânea e compartilhada.

Guilherme Wentz 

Designer de produtos nascido no Rio Grande do Sul, recebeu o prêmio IDEA Brasil por seu primeiro produto no mercado. Em 2016, foi nomeado "Rising Talent" pela Maison&Objet Americas e, três anos depois, a marca WENTZ é estabelecida para produção e distribuição de coleções independentes.

Taissa Buesco

Formada em Direito, decidiu ir para a Itália, em 2003, realizar sua paixão: trabalhar no campo do design. Além de atuar como jornalista freelancer em diversas revistas do setor, fez curadoria de exposições pela Europa. Desde 2010, está de volta ao Brasil no cargo de Diretora de Conteúdo da Casa Vogue.   

Christiane Ferreira

Formada em Arquitetura e Urbanismo e Mestrado em Administração de Empresas, começou na Portobello como estagiária de marketing e hoje é Diretora de Branding & Inovação de todo o Grupo. Com mais de 20 anos de empresa, atualmente, está focada em criar a forma mais eficiente de como a marca se expressa em todas as suas manifestações.

Paulo Mendes da Rocha

Considerado um dos maiores arquitetos brasileiros, o capixaba foi o primeiro do país a receber o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, em 2016, pelo conjunto de sua obra. Com projetos caracterizados pelo uso da técnica, o profissional defende que a questão fundamental da arquitetura é resolver problemas. 

Naná Mendes da Rocha 

Nadezhda Mendes da Rocha é designer, arquiteta e urbanista. Além de já ter trabalhado com projetos expográficos, também foi sócia-fundadora do Garupa Estúdio, em que desenvolveu projetos de arquitetura e design. Desde 2018, coordena o estúdio de design Satélite e ainda trabalha de maneira autoral.

Alexandre Allard

Francês, nascido nos EUA, redescobriu a energia criativa dos lugares históricos. Na liderança do Groupe Allard, foi responsável por diversos projetos de sucesso na renovação e restauro de edifícios antigos. Há mais de 10 anos, ele se dedica à revitalização do Cidade Matarazzo. Foto: Alexandre Battibugli.

Nina Almeida Braga

Diretora do Instituto-e, que desenvolve projetos em conjunto com a Osklen, a Ethical Fashion Initiative e o Ministério do Meio Ambiente da Itália, entre outros parceiros relevantes. Mestre em Ciências da Saúde e Pós-graduada em Antropologia Social.

Paola Navone

Arquiteta, designer de produtos, decoradora e diretora de arte, a italiana possui uma curiosidade incansável, empregada em suas pesquisas de materiais, formas e estruturas. Além de criadora de exposições e eventos em todo o mundo, a profissional ainda integra o prestigiado Hall of Fame da Interior Design Magazine. Foto: Giovanni Gastel.

Itamácio dos Santos

Artesão de Maceió, capital das Alagoas, lidera o projeto Cobogó de Sururu, em que trabalha nos produtos de sururu treinando e capacitando pessoas da comunidade do Vergel com o intuito de desenvolver o negócio social em parceria com as organizações envolvidas no projeto Maceió Inclusiva.

Rodrigo Ambrosio

Designer, pesquisador e autor do livro Alagoas Feita à Mão. Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Alagoas, já foi professor de Design do Objeto na mesma instituição. Talento Revelação da Semana de Design de São Paulo, seu trabalho consta em coleções como Museu da Casa Brasileira e MAM São Paulo.

Patricia Pomerantzef 

Arquiteta, artista plástica, casada e mãe de dois filhos, a profissional comanda o Doma Arquitetura, o maior canal de arquitetura do Brasil no YouTube. Enquanto visita suas obras em São Paulo, ela registra cada detalhe para passar dicas imperdíveis para o público.

Carlos Ferreirinha


É o principal formador de opinião no segmento de luxo e premium na América Latina. Há mais de 24 anos nas operações de mercado, desenvolvimento de negócios e marketing, desempenhou funções como executivo sênior da EDS e Louis Vouitton – Grupo LVMH – onde foi CEO do Brasil e diretor sênior da América Latina.  

Confira a programação!

09/03 (segunda-feira)

  • 14h-15h  - Abertura com Paulo Mendes da Rocha e Naná Mendes da Rocha, Rocha sobre "Arquitetura e Design - uma simbiose de gerações". Mediação: Taissa Buescu
  • 15h-16h - Alexandre Allard sobre "Cidade Matarazzo - um olhar para o futuro". Mediação: Taissa Buescu
  • 16h15-17h15  - Ruy Ohtake sobre "Design e arquitetura no desenho e na cor". Mediação: Taissa Buescu
  • 17h15-18h15  - Mesa-redonda com Jader Almeida e Antonio Bernardo sobre "Personalização, processo criativo e valor do design". Mediação: Taissa Buescu

10/03 (terça-feira)

  • 09h-09h45  - Pedro Andrade sobre "O que aprendi em 60 países"
  • 09h45-10h15 - Carlos Ferreirinha sobre "Mercado & Consumo em 2020 - Principais Reflexões Estratégicas"
  • 10h15-11h - Pedro Andrade bate um papo com Guilherme Wentz sobre "Processo criativo: da inspiração ao produto"
  • 11h-12h - Taissa Buesco bate um papo com Patrícia Pomerantzeff (Doma Arquitetura) sobre "A Beleza do Imperfeito"
  • 14-15h - Paola Navone sobre "Ordinário Extraordinário". Mediação: Taissa Buescu
  • 15h-16h - Mesa-redonda com Oskar Metsavaht e Pedro Andrade sobre "Rio de Janeiro, capital da inspiração"
  • 16h15-17h15 - Marcelo Rosenbaum e Itamácio e Rodrigo Ambrosio sobre "Design como Ferramenta de Transformação Social". Mediação: Taissa Buescu
  • 17h15-18h15 - Mesa-redonda com Marcelo Rosenbaum, Christiane Ferreira e Nina Almeida Braga (Instituto-e) sobre "Sustentabilidade do Design". Mediação: Taissa Buescu
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Archtrends Summit: grandes nomes da arquitetu...

Archtrends Summit: grandes nomes da arquitetura e do design promovem diálogos sobre o futuro do setor

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies