11.03.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Archtrends Summit 2020 finaliza evento deixando público emocionado

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.03.2020
A riqueza de conteúdo da 3ª edição, que reuniu mais de dois mil participantes, enaltece a verdadeira versão de produtos, marcas e, principalmente, pessoas. Confira o que rolou!
minutos de leitura
Itamácio dos Santos no palco do Summit

Profissionais com peças premiadas mundialmente, um grande nome da arquitetura pós-moderna e até o único Pritzker brasileiro vivo. De fato, a 3ª edição do Archtrends Summit, uma iniciativa da plataforma de conteúdo da Portobello, mostrou ser a maior não apenas em números. Entre tantos palestrantes renomados da arquitetura e do design, foi um artesão de Maceió, morador da comunidade Vergel do Lago, que colocou a plateia de pé na mesa-redonda de encerramento do evento com o tema “Design como Ferramenta de Transformação Social”.

Veja o que rolou no 1º dia de Archtrends Summit

Confira fotos do 2º dia de Archtrends: turma manhã / turma tarde

Ao lado dos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio, Itamácio dos Santos relembrou sua história na produção de caqueiras de cimento até a liderança do projeto Cobogó Sururu Mundaú, o qual inspirou um produto de mesmo nome, de recorte vazado e formato orgânico, criado em parceria com os respectivos designers. Ainda em desenvolvimento, o Cobogó Mundaú é apresentado em preview pela Pointer durante a Expo Revestir e deve estar nas lojas Portobello Shop ainda em 2020. “Eu inventei de usar a concha do sururu, triturar e trocar pela areia. Daí, então, eu peguei alguns conhecimentos dos meus parceiros, que me ajudaram muito. Eu não cheguei aqui sozinho”, disse ele se referindo à dupla.

Itamácio dos Santos deixa plateia emocionada
Itamácio é abraçado por Marcelo Rosenbaum no palco

Enquanto o segundo e último dia de Archtrends Summit terminou com muita emoção, a manhã da terça-feira, 10/03, se iniciou com uma supernovidade. Em clima de “spoiler”, Pedro Andrade aproveitou o espaço da sua palestra, “O que aprendi em 60 países”, para contar que, em breve, vai lançar uma linha de produtos com a Portobello: “Durante esses anos, eu levei vocês comigo mundo afora. Agora, graças a essa parceria, eu vou trazer o mundo para a casa de vocês”.

Pedro é recebido no palco por Taissa Buescu, curadora do Archtrends Summit

O período da manhã ainda contou com palestras de Carlos Ferreirinha, Patrícia Pomerantzeff (Doma Arquitetura) e Guilherme Wentz. O principal formador de opinião no segmento de luxo da América Latina bateu na tecla dos “novos tempos, nova era” ao abordar o tema “Mercado & Consumo em 2020 – Principais Reflexões Estratégicas”. Segundo ele, todos nós estamos diante de uma nova dinâmica de mercado que exige o desenvolvimento de novas competências.

Toda a simpatia de Patricia Pomerantzeff

Já a profissional que comanda o maior canal de arquitetura do Brasil no YouTube bateu um papo com Pedro Andrade sobre “A Beleza do Imperfeito”. “O nosso foco nem sempre é o foco do cliente. Por isso, o processo criativo envolve também o saber ouvir. Todo arquiteto precisa ter um quê de psicólogo”, brincou Patrícia Pomerantzeff. Em “Da Inspiração ao Produto, o designer Guilherme Wentz também contou como acontecem suas criações, inclusive a linha Planos, um dos lançamentos da coleção 2020 Unlimited Portobello.

ASSISTA AO VÍDEO DA COLEÇÃO!

A situação que o mundo enfrenta com o Coronavírus (COVID-19), principalmente na Itália, impossibilitou que a arquiteta, designer e decoradora italiana, Paola Navone, estivesse presente. Mesmo assim, direto de Milão, ela participou do encontro por meio de vídeo ao vivo, não comprometendo em nada a programação. Em seguida, a mesa-redonda com Marcelo Rosenbaum, Nina Almeida Braga, do Instituto-e, e Christiane Ferreira, Diretora de Branding e Inovação da Potobello, deu destaque para a “Sustentabilidade do Design”. “Temos que fazer uma distinção entre o Brasil e o resto do mundo. No resto do mundo, a consciência sustentável é muito mais desenvolvida do que aqui”, admitiu Nina. A boa notícia é que empresas, como a Portobello, já vêm adotando posturas diferentes. “A sustentabilidade é um valor que nasceu com a nossa marca, não é algo da moda para a gente. E qualquer grande empresa precisa saber quais são os seus atributos essenciais que causarão um impacto positivo na sociedade”, declarou Chris Ferreira.

Paola Navone participa em vídeo direto de Milão
Grupo conversa sobre sustentabilidade

A riqueza dos temas foi o grande diferencial da 3ª edição do Archtrends Summit, o qual reuniu mais de duas mil pessoas em dois dias intensos de palestras, divididas em três turmas diferentes. "É com muita satisfação que venho acompanhando a evolução do nosso evento desde a primeira edição. Isso mostra o valor do conteúdo e da troca de experiências, algo muito valioso praticado no dia a dia do Archtrends", comemorou Juliana Peixoto, editora-chefe da plataforma. Que venha 2021!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Archtrends Summit 2020 finaliza evento deixan...

Archtrends Summit 2020 finaliza evento deixando público emocionado

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brunella Menezes
Colunista
Jornalista

Jornalista graduada pela PUC-Rio e com mestrado sanduíche em Tecnologias da Comunicação (Portugal e...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies