Menu
Projetos e Obras
Busca
aplicar lastras

Aplicar lastras em paredes é tendência que deixa os ambientes mais sofisticados (Projeto: Portobello S.A.)

Portobello Técnica

Como aplicar lastras: tenha um ambiente seguro, funcional e bonito

19/03/2021

Confira as dicas fundamentais para aplicar lastras de maneira segura e funcional, deixando os seus projetos ainda mais bonitos e duráveis!

Bonitas, versáteis e modernas. Essas são as lastras, superfícies contínuas de porcelanato que conquistam a preferência de vários arquitetos e clientes. Com a crescente popularização do material, também surge a dúvida sobre como aplicar lastras.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Afinal, embora se trate de um porcelanato de maxiformato, a aplicação das lastras exige alguns cuidados técnicos específicos. Quer saber quais são eles para garantir um resultado durável? Veja as dicas e orientações importantes que reunimos!

A versatilidade é um dos pontos altos do material, já que você pode aplicar lastras em diferentes ambientes, inclusive nos banheiros

A versatilidade é um dos pontos altos do material, já que você pode aplicar lastras em diferentes ambientes, inclusive nos banheiros (Projeto: Portobello S.A.)

O que são as lastras?

As lastras são peças gigantes de porcelanato que dão a impressão de que são superfícies contínuas. Assim, fica mais fácil revestir uma parede inteira usando apenas algumas placas, reduzindo o efeito do rejunte, por exemplo.

Da mesma forma que os demais porcelanatos, as lastras são produzidas a partir de uma mistura de rochas e argilas. Elas também conseguem reproduzir de maneira fiel diferentes tipos de materiais e texturas, como pedras, madeiras, cimentos, metais etc.

A mistura que dá origem à lastra é prensada e queimada a mais de 1200ºC durante o seu processo de fabricação. Por ser uma peça de tamanho maior e espessura mais fina que os porcelanatos tradicionais, muitas pessoas têm receio que elas sejam, também, frágeis. Isso não é verdade, pois a pressão e o calor da produção tornam o material mais resistente que vários outros tipos de revestimentos.

Enquanto os porcelanatos de grandes formatos têm, no máximo, 120×120 cm, as lastras medem, no mínimo, 90×180 cm. A fábrica da Portobello é a única no Brasil capaz de produzir peças no tamanho 180×360 cm. Nas linhas, você ainda poderá encontrar materiais com duas opções de espessura: 6 mm para revestimentos e 10 mm para porcelanateria.

Exemplo de aplicação de lastras em fachada, mostrando a versatilidade e a beleza desse material

Exemplo de aplicação de lastras em fachada, mostrando a versatilidade e a beleza desse material (Projeto: Portobello S.A.)

Quais são as vantagens das lastras?

As lastras contam com uma série de vantagens — e, justamente por isso, são tão procuradas. Entre as principais, podemos citar:

  • as lastras podem ser aplicadas em fachadas ventiladas, solução sustentável que ajuda a manter a temperatura interna sempre agradável, o que auxilia a economizar energia elétrica;
  • oferecem maior dinamismo de paginação, atuando como elementos construtivos visualmente integrados aos detalhes arquitetônicos;
  • têm alta resistência a manchas e riscos. Por isso, são excelentes para o uso em bancadas, painéis de TV, cabeceiras de cama e mesas;
  • evitam as sujidades e os desgastes associados ao rejunte, melhorando a estética e a assepsia dos locais onde são instaladas;
  • permitem versatilidade de usos, pois você poderá aplicar lastras em fachadas, paredes, pisos e até na produção de móveis;
  • dão uma maior sensação de amplitude e elegância aos ambientes.
As lastras também podem contar com texturas, tornando a sua aplicação ainda mais sofisticada e diferenciada

As lastras também podem contar com texturas, tornando a sua aplicação ainda mais sofisticada e diferenciada (Projeto: Portobello S.A.)

Como aplicar lastras?

Depois de descobrir mais sobre esse material fantástico, que tal conhecer detalhes da aplicação de lastras? Confira as dicas mais importantes que separamos.

Alinhamento e esquadro do ambiente

Use uma trena para marcar o comprimento de uma placa no local do assentamento. Repita a marcação na outra ponta do ambiente. Coloque um prego de inox no ponto marcado.

Para fazer a marcação, você usará uma linha de nylon, que deve ser amarrada na ponta do prego. Retorne com ela até a primeira marcação e, nesse local, fixe outro prego, amarrando a outra ponta da linha nele.

Repita a marcação no sentido perpendicular, prendendo a linha na ponta do prego, da mesma maneira que você fez antes. Sinalize o ponto de encontro das linhas e marque 80 cm a partir do cruzamento delas. No sentido contrário, marque 60 cm a partir do encontro delas.

Meça a distância entre as pontas para conferir o esquadro entre as duas linhas, que deve ser de 100 cm. Se você não encontrar esse valor, é possível que falte esquadro, e isso deve ser corrigido antes do início do assentamento das lastras.

Assentamento manual

Para aplicar lastras, existem algumas possibilidades, como o assentamento manual ou com ferramentas especiais.

O assentamento manual deve ser feito apenas com uma desempenadeira. Você deverá usar o lado liso para a aplicação da argamassa no verso da lastra. Aplique o produto sobre toda a placa.

Depois, use o lado denteado de 10 mm da desempenadeira para formar os cordões — eles devem ficar retos e alinhados.

Caso você faça a aplicação de lastras em um dia quente e seco, borrife água sobre a base. Em seguida, despeje a argamassa sobre o piso levemente úmido.

Use o lado liso da desempenadeira para aplicar a argamassa no piso e o denteado de 10 mm para formar os cordões, que também precisam ficar retos e alinhados.

Na sequência, coloque a placa sobre o piso. É importante que ela seja deitada a 5 cm de distância da sua posição final, pois você deverá arrastá-la até esse local.

Duas dicas importantes são nunca encostar a placa na parede e sempre se lembrar de remover a argamassa da junta.

Niveladores de assentamento

Com a argamassa ainda fresca, insira os clipes brancos — o espaçamento máximo entre eles é de 45 cm e a distância para a ponta das placas é de 5 cm. As bordas das peças precisam estar limpas e sem excesso de argamassa.

Quando você instalar a placa vizinha, ela estará desnivelada. Para nivelar, posicione as cunhas azuis no meio dos clipes brancos e aperte com um alicate. Verifique se as peças ficaram niveladas. Confira o espaçamento entre elas e retire o excesso de argamassa das juntas, com um palito ou uma escova.

É importante que as placas nunca encostem nas paredes.

Assentamento com ferramentas especiais

Outra forma de aplicar lastras é usando um quadro de ventosas, que permite apoiar a placa sem risco de danos, além de melhorar a ergonomia e facilitar o arraste.

Você também poderá usar um aplicador de argamassa, que aumenta a produtividade e reduz riscos de tempo em aberto. É fundamental garantir que o sentido dos cordões seja paralelo ao da aplicação do porcelanato.

Depois, é só posicionar a placa sobre a argamassa e arrastá-la 5 cm. Finalize, arrastando a peça de volta até a sua posição final. Não se esqueça de usar os niveladores de assentamento, como explicamos no tópico anterior.

aplicar lastras

Aplicar lastras em ambientes comerciais é uma maneira de diferenciar a marca e trazer mais aconchego e sofisticação a esses espaços (Projeto: Portobello S.A.)

Argamassa

Aplicar lastras também envolve a escolha adequada de outros materiais, sendo a argamassa um dos mais importantes. E ela não depende apenas do tipo de revestimento, mas também do local onde a peça será assentada.

Se você for assentar o produto em um ambiente externo, por exemplo, precisa escolher uma argamassa específica para lastras que seja compatível com áreas externas.

A Portobello e a PortoKoll, marca do Grupo Sika, contam com argamassas especiais para assentar lastras, como a Argamassa Lastras Portobello, a Ultraflexível Bicomponente Rápida, a Fluida Camada Única e a Super Porcelanatos.

A argamassa Lastras Portobello é um produto de altíssimo desempenho, que permite o assentamento dos revestimentos de maxiformatos com mais segurança, eficiência e aderência.

O produto é indicado para:

  • assentamento convencional de pisos e paredes de ambientes internos e externos com até 6 m de altura;
  • sobreposição em paredes de ambientes internos e externos com até 3,2 m;
  • sobreposição em pisos internos e externos;
  • piscinas aquecidas e não aquecidas;
  • saunas úmidas e secas.

Rejuntes

Em ambientes internos e externos, a aplicação de lastras pode ser feita com juntas de até 1,5 mm em pisos e paredes.

É importante que o rejunte escolhido tenha qualidade, aderência e flexibilidade, mantendo os revestimentos unidos.

A PortoKoll também dispõe de rejuntes específicos para lastras, como o Rejuntamento Especial Topflex Extra Resinado, o Rejuntamento Especial Acrílico Acabamento Ultraliso e o Rejuntamento Epóxi Fino Toque.

Novidade da Portobello em parceria com a Sika é o Rejuntamento Especial Prime.

Destinado para o rejuntamento de peças especiais, com acabamentos diferenciados em pisos, paredes e fachadas com juntas de 1 a 10 mm, ele é indicado, especialmente, para porcelanatos robustos, como os de grandes formatos e as lastras.

aplicar lastras

Aplicar lastras exige conhecimento e materiais adequados, garantindo beleza e durabilidade (Projeto: Portobello S.A.)

O pioneirismo da Portobello na fabricação das lastras

A Portobello foi a primeira empresa a trazer as lastras para o Brasil. Em 2013, a marca iniciou a importação de produtos italianos. Porém, como era um material que vinha de fora, ele se tornava também mais caro para o consumidor.

Em junho de 2019, a Portobello inaugurou uma fábrica de lastras em Santa Catarina e, com ela, iniciou o Projeto Lastras, substituindo as antigas prensas verticais por tecnologia de laminação de porcelanatos, subsidiando, assim, a produção nacional do produto.

Atualmente, a Portobello é sinônimo de qualidade e inovação na fabricação de lastras, inclusive contando com um forno especial que é capaz de produzir peças a partir de 120×240 cm, podendo chegar a até 180×360 cm. Ele é único no país!

Com todas essas dicas, ficou mais fácil aplicar esse material? Aproveite e confira mais informações importantes no nosso artigo completo sobre assentamento de lastras!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *