08.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

O verde que dá vida

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.03.2021
Conheça o design inteligente de um apartamento em meio à cidade arborizada de João Pessoa, projetado pela própria moradora, a arquiteta Leila Azzouz.
minutos de leitura

O verde sempre esteve presente na vida da renomada arquiteta paraibana Leila Azzouz. Afinal, João Pessoa (PB) é a segunda capital mais arborizada do mundo, perdendo apenas para a cidade de Paris. Essa inspiração que toma conta do seu cotidiano auxiliou na decoração do seu novo apartamento de 356m2 , transformando-o em um glamouroso e confortável espaço de convivência entre seis pessoas.

Leila realmente fez valer do seu slogan “projetando sonhos, transformando espaços”, ao criar um décor atemporal em seu apartamento. Segundo ela, todos os ambientes também foram essenciais para serem usufruídos durante a pandemia. Além do amplo espaço, o design integrado e inteligente reforçou o espírito de bem-estar entre os moradores.

apartamento em João Pessoa
Panorama da sala integrada – sala de jantar, de estar e varanda (Projeto: Leila Azzouz)

Neste ângulo acima, é possível perceber que entre o concreto da cidade, as árvores pincelam a paisagem, tornando-se um verdadeiro cartão-postal da vista da sala de jantar da arquiteta. Por isso a gente entende o porquê de ela ter desejado morar tanto nesse lugar, como ela declara mais abaixo.

Os vasos de plantas, os objetos decorativos nos tons esverdeados completam essa obra artística de interiores. O espaço se funde em meio à natureza, fazendo do apartamento um lugar sinônimo de beleza, praticidade, conforto e segurança.

apartamento em João Pessoa
Linha Superquadra, da Portobello, reveste todo o piso da sala integrada, estendendo à varanda, para uma sensação de unidade (Projeto do apartamento em João Pessoa: Leila Azzouz)

O varandão é decorado em dois aspectos, um de entretenimento com painel de TV e mesa circular para refeições ou partidas de jogos, que faz aproximar os moradores e os visitantes da casa, ressignificando hábitos. E o outro para relaxar diante do ar puro da cidade verde de jampa.

Novamente, o protagonismo das plantas aparece diante da sobriedade do cinza e tons amadeirados, cores que Leila também adora e aplica constantemente em seus projetos. E para completar, um gesso branco no teto, de absorção acústica, fez parte da composição decorativa e funcional.

A ideia da arquiteta foi criar espaços integrados e livres aos moradores, bem como tornar uma atmosfera acolhedora a quem chega a sua casa. “Sempre sonhei em morar nesse apartamento, fiz outros projetos neste mesmo prédio, então um dia surgiu a oportunidade de morarmos, e abraçamos a ideia rapidamente”, afirma.

Segundo Leila, a obra, que durou cerca de nove meses para ser concluída, é atemporal e tem conceito contemporâneo do minimal, tendência criada por Ludwig Mies Van Der Rohe, arquiteto conhecido por ser o autor do slogan “less is more” (em português, menos é mais), que é a essência do minimalismo.

O mobiliário de marcenaria também é de sua autoria. Ela optou por tons escuros e neutros nos móveis e revestimentos para ter a liberdade de usar a imaginação na hora de decorar com itens mais coloridos e em tons esverdeados. 

O piso do apartamento em João Pessoa

apartamento em João Pessoa
Tons sóbrios do piso e armário planejado destacam plantas e objetos decorativos do apartamento em João Pessoa (Projeto: Leila Azzouz)

Leila é entusiasta do design Portobello, afinal, o minimalismo também é a essência da marca. Ela fez questão de revestir seu apartamento com a linha Superquadra, um dos seus preferidos por causar uma sensação de aconchego ao lugar, além de provocar um mood sofisticado. 

O piso cimentício no tamanho 60×120, escolhido na Portobello Shop João Pessoa, em harmonia com os tons escuros do longo armário, fez sobressair ainda mais os itens decorativos, como livros, estátuas, bebidas no minibar e, claro, os verdes das plantas em vasos, sua grande paixão atualmente.

O rejunte clean utilizado no piso também ajudou a definir o porcelanato que interpreta o cimento, para dar ares mais geométricos e sintonizar com os nichos ora vazados ora fechados do armário imponente.

Perfil

apartamento em João Pessoa
Arquiteta Leila Azzouz

Leila Azzouz é veterana no mundo da arquitetura, formou-se no Centro Universitário de João Pessoa (Unipe) em 2006, e possui especialização na Universidade Técnica de Lisboa (UTL).

A motivação para se tornar uma profissional exemplar na região foi sua mãe, que ama arquitetura, uma grande admiradora das cidades em que visitou. Essas viagens são fontes de inspiração até hoje para a arquiteta. 

“O prazer da minha mãe em apreciar lugares foi marcante em minha vida. Hoje também me inspiro muito nas experiências que adquiri, no meu enxergar do mundo, nas minhas próprias viagens, nos meus clientes! E também como podemos ver o hoje e o amanhã. Tudo isso me motiva para realizar sonhos através de meus projetos”, destaca Leila.

A arquiteta paraibana acumula alguns concursos de projetos TOP 100, além de participar regularmente de exposições nacionais de arquitetura e design como a CASACOR PB.

No seu escritório em João Pessoa, ela coordena uma equipe de profissionais que desenvolve projetos de interiores, residenciais, comerciais e multifamiliares, sempre agregando design, funcionalidade, conforto, acessibilidade e tecnologia nos trabalhos.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O verde que dá vida...

O verde que dá vida

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies