09.02.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
antracito, antracita, área externa
Antracita é o novo lançamento da Portobello, inspirado no carvão mineral antracito e no seu lustre metálico exclusivo (Projeto: Portobello S.A.)

Antracito: mineral lustroso inspira lançamento da Portobello

 minutos de leitura
calendar-blank-line
09.02.2022
Saiba como o antracito, carvão mineral com lustre metálico, inspirou a nova tonalidade da linha MS. Barcelona: Antracita, grande destaque do primeiro ciclo de lançamentos da coleção 2022 da Portobello!
minutos de leitura

A natureza é uma fonte inesgotável de inspiração, com inúmeros materiais belíssimos capazes de transformar a decoração de qualquer ambiente. Para seu lançamento mais recente, Antracita, a nova tonalidade da linha Ms. Barcelona, a Portobello se inspirou no antracito. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Trata-se de um mineral com lustre elevado e aparência única, capaz de trazer o toque de sofisticação que faltava para os seus projetos. Ficou interessado? Então, continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre essa novidade! 

O que é o antracito? 

Antracito, carvão mineral
O antracito é um tipo de carvão mineral conhecido pelo seu lustre metálico (Foto: Amcyrus2012

O antracito — que também pode ser chamado de antracite — é uma variedade mineral do carvão, com um lustre submetálico. 

Em sua composição, ele tem grandes quantidades de carvão, pouquíssimas impurezas e alta densidade de energia, especialmente se comparado às demais variedades de carvão. 

Essa é uma rocha criada por metamorfismo. Quando queimado, o antracito libera alta energia e pouca fuligem. 

Por isso, de todos os tipos de carvão, é o mais procurado e, também, o mais caro. Pode ser usado na filtragem média. 

Do século XIX até a década de 1950, ele foi muito popular para o aquecimento de casas e outras construções no norte dos Estados Unidos. 

Diversos prédios públicos, como escolas, mantiveram seus sistemas de aquecimento com o antracito até a década de 1980. 

Atualmente, o principal uso desse minério é como combustível doméstico para fogões manuais ou automáticos. Outros usos incluem o das partículas finas como meio filtrante. 

As maiores quantidades de antracito estão na Rússia, na China e na Ucrânia. Outros países que possuem reservas substanciais são o Vietnã e a Coreia do Norte. 

Quais são as novidades da linha Ms. Barcelona?

Antracito, antracita, recepção
Antracita faz parte da linha Ms. Barcelona, que remete à ideia de “menos é mais”, criando ambientes clean e sofisticados (Projeto: Portobello S.A.)

Embora seja muito usado para funções práticas, não podemos deixar de destacar a beleza única do antracito, especialmente o seu lustre. 

Foi justamente essa característica que inspirou Antracita, lançamento da Portobello que integra a linha Ms. Barcelona

Ms. Barcelona é uma coleção de porcelanatos que remete à máxima Less Is More (“Menos é Mais”), do arquiteto Mies van der Rohe

Ainda que a expressão pareça simplista, na verdade o conceito é bastante sofisticado e elaborado, pois incentiva uma síntese da simplicidade a partir de composições complexas. 

Antracito, antracita, cozinha
O tom de cinza exclusivo e o brilho diferenciado fazem com que Antracita combine com diferentes ambientes e propostas decorativas (Projeto: Portobello S.A.)

Uma das principais obras-primas que retratam esse conceito é o Pavilhão Alemão, feito para a Feira Mundial de Barcelona de 1929 e fonte de inspiração da linha Ms. Barcelona.  

A ambição da coleção é traduzir o mesmo pensamento em uma proposta de design que faça uma fusão de materiais (como limestones, cimentos e basaltinas), criando superfícies marcantes, mas minimalistas. 

Por isso, os produtos da linha Ms. Barcelona contam com elementos de pedras naturais e texturas de cimento com agregados, que se mesclam e convergem em um equilíbrio cromático que cria algo único.

Antracito, antracita, cozinha
Antracita possui um cinza mais quente, adicionando aconchego e sofisticação aos espaços (Projeto: Portobello S.A.)

Antracita 

Antracita é o grande destaque do primeiro ciclo de lançamentos da coleção 2022 da Portobello. Essa novidade da linha Ms. Barcelona segue os mesmos elementos sintéticos dos demais produtos, adicionando uma nova opção de tonalidade, intermediária entre o Cristal e o Acero. 

Ela é caracterizada pela predominância de um cinza mais quente, que proporciona aconchego e amplia as opções de uso para múltiplos ambientes. 

Ms. Barcelona Antracita é a tradução do contemporâneo com forte apelo ao design! Além de beleza, o uso de reprodução de pedras na decoração significa poder contar com peças mais duráveis e resistentes, que não demandam manutenção constante e nem degradam com tanta facilidade — como é o caso de muitos modelos de rochas naturais.

Características técnicas 

Antracito, antracita, banheiro
Antracita pode ser usado em ambientes internos ou externos, combinando com diferentes tipos de materiais (Projeto: Portobello S.A.)

Antracita é perfeito para todos os ambientes da casa, pois pode ser usado para o revestimento de pisos externos e internos, além de paredes externas e internas. 

Está disponível em quatro formatos: 90×90 cm (acabamentos natural e EXT); 60×120 cm (natural) ; 120x120cm (natural e polido) e 90×180 cm (natural). 

Filete Metallica

Outra novidade da Portobello 2022 é o filete Metallica — um acabamento longilíneo em metal capaz de personalizar projetos variados.

São diversas alternativas para finalizações dignas de alta costura para a arquitetura, como:  

  • Lumi: para soluções retro iluminadas de pisos, paredes e tetos. Adiciona focos de luz e realce ao ambiente. É uma finalização impecável para espaços contemporâneos;
  • Valley: quando usado em móveis, agrega singularidade. Se utilizado em paginações, possibilita respiro e personaliza projetos;
  • Plan: perfil quadrado que oferece sofisticação aos ambientes. É o acompanhamento ideal para os porcelanatos retificados; 
  • Line: traz suavidade e discrição. É perfeito para áreas que prezam pela leveza, mas com bastante identidade.

Como usar as novidades da Portobello? 

Já está sonhando em levar a beleza do antracito para seus projetos? 

São inúmeras as possibilidades de uso — inclusive, com a “dobradinha” perfeita entre Antracita e Metallica. 

Veja algumas inspirações e ideias que reunimos!

Na piscina 

Antracito, antracita, área externa, piscina
A área da piscina fica ainda mais sofisticada com Antracita, contrapondo com os revestimentos esverdeados ou azulados para o interior do tanque (Projeto: Portobello S.A.)

A piscina é o espaço da casa mais valorizado atualmente. E nada melhor do que tornar esse local convidativo, mas também moderno e ousado.

Claro, tudo isso sem se esquecer da dimensão técnica, optando por um revestimento que não seja tão escorregadio e que seja prático de manter, como o EXT. 

Antracita é a melhor escolha para quem deseja conferir um visual elegante a esse ambiente, combinando perfeitamente com outras opções de revestimentos da Portobello para a parte interna da piscina.

A mistura de cores suaves causa sensação de tranquilidade e ajuda a deixar essa área clean e equilibrada.

Com madeira 

Antracito, antracita, sala
O cinza da Antracita já adiciona aconchego aos espaços. E, quando combinado com a madeira, deixa qualquer lugar muito mais convidativo (Projeto: Portobello S.A.)

A combinação de diferentes elementos naturais é uma tendência. Além disso, deixa os ambientes ainda mais aconchegantes e personalizados.

Nesse sentido, nada melhor do que apostar no dueto de pedra, representada por Antracita, e madeira. 

Você pode tanto investir na madeira natural quanto nos revestimentos que recriam essa textura, como as inúmeras opções da Portobello. 

A principal vantagem é poder levar o toque amadeirado inclusive para áreas externas ou úmidas, como piscinas, cozinhas e banheiros.

A madeira pode aparecer como destaque em um painel, enquanto Antracita reveste o piso, gerando amplitude e melhorando a luminosidade. 

Em uma cozinha, é possível optar pelo tradicional armário em madeira, com Antracita no piso e até na bancada, criando um visual moderno e clean.

Com detalhes em preto 

Antracito, antracita, banheiro
A combinação de cinza e preto é moderna, urbana e jovial, perfeita para quem adora decorações sintéticas e equilibradas, porém sofisticadas (Projeto: Portobello S.A.)

Sem dúvida, o preto está em alta na decoração, adicionando personalidade e dando um ar urbano aos espaços. E existem inúmeros revestimentos que garantem esse toque de cor, especialmente os marmorizados

A boa notícia é que essas opções combinam perfeitamente com o Antracita, já que a mistura da tonalidade mais cinza do carvão com o preto intenso cria um ambiente em perfeito equilíbrio, mas que exala requinte.

Em uma decoração monocromática

Antracito, antracita, cozinha
Uma decoração monocromática com o Antracita como base é charmosa, atemporal e clean (Projeto: Portobello S.A.)

O cinza é outra cor tendência. E quem ama ambientes clean e minimalistas deve investir sem medo nessa proposta.

Antracita pode aparecer em pisos, paredes e/ou bancadas. Já os móveis podem ser em detalhes em cinza, criando um efeito único e elegante. 

Em paredes e painéis 

Antracito, antracita, metallica
Nas paredes e painéis, a combinação de Antracita com Metallica ajuda a criar um ponto focal iluminado e diferenciado (Projeto: Portobello S.A.)

Que tal usar o Antracita para criar um ponto focal no seu ambiente? 

A mistura do revestimento e do filete Metallica cria um espaço moderno e iluminado, com sofisticação na medida certa para qualquer cômodo.

Gostou de saber mais sobre o upgrade da linha Ms. Barcelona inspirado no antracito? Quer levar o lançamento Antracita para a sua casa? Acesse o nosso site e confira nossas novidades para seus projetos!

Foto de destaque: Antracita é o novo lançamento da Portobello, inspirado no carvão mineral antracito e no seu lustre metálico exclusivo (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Antracito: mineral lustroso inspira lançamen...

Antracito: mineral lustroso inspira lançamento da Portobello

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies