10.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Antonio Citterio se destaca por atuar em diferentes áreas nos seus projetos (Foto: Antonio Citterio Patricia Viel)

Antonio Citterio: mestre da elegância em design de interiores

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.03.2021
A versatilidade de Antonio Citterio faz com que ele seja um exemplo para muitos profissionais da arquitetura e do design. Saiba mais!
minutos de leitura

Se você é entusiasta de design de interiores, é bem provável que já tenha ouvido falar em Antonio Citterio, não é mesmo? Afinal, estamos nos referindo a um dos grandes mestres dessa área, cujo nome é conhecido em todo o mundo.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Citterio, sem dúvida, é uma das mentes mais brilhantes do design de interiores e conta com projetos de móveis que foram desenvolvidos para grandes marcas em seu portfólio.

Além do design, o profissional se destaca por suas obras arquitetônicas e industriais, que são excepcionais e notáveis.

Preparamos este conteúdo para que você saiba mais sobre Citterio: vida e obras de maior relevância que ele já desenvolveu. Siga a leitura para conferir!

A vida pessoal e profissional de Antonio Citterio

Desde 2000, Citterio tem um escritório em parceria com Patricia Viel
Desde 2000, Citterio tem um escritório em parceria com Patricia Viel (Foto: Antonio Citterio Patricia Viel)

Antonio Citterio nasceu no ano de 1950 em Meda, uma comuna italiana da região Lombardia, província de Monza e Brianza, com cerca de 23 mil habitantes.

Desde criança, Citterio demonstrou gosto pelo desenho e pela criação. Tanto que, ao escolher a sua profissão, não teve dúvidas ao optar pelo design e pela arquitetura.

Primeiros anos

Com apenas 22 anos, antes mesmo de concluir a graduação em Arquitetura, ele abriu o seu próprio estúdio de interiores em Milão, no ano de 1972.

Três anos depois, em 1975, o jovem designer de interiores concluiu o curso superior em Arquitetura pela Universidade Politécnica de Milão.

Nos anos seguintes, seguiu atendendo clientes particulares em seu escritório, construindo o seu nome na Itália.

Reconhecimento internacional

Um reconhecimento maior do seu trabalho veio em 1987, quando Antonio Citterio foi convidado por Terry Dawn para atuar em projetos de edifícios localizados em várias regiões da Europa e no Japão.

O trabalho como colaborador do escritório do renomado arquiteto durou até 1996, quando Citterio optou por voltar a trabalhar sozinho em seu próprio negócio.

Patricia Viel

Alguns anos depois, em 2000, ele firmou sociedade com a arquiteta Patricia Viel e inaugurou com ela um escritório multidisciplinar de arquitetura, design de interiores e projetos gráficos.

O escritório Antonio Citterio Patricia Viel, como é conhecido, atua internacionalmente, desenvolvendo projetos complexos e de longo prazo. Além da dupla de arquitetos, uma rede qualificada de profissionais e consultores atua na empresa, que hoje é muito admirada no ramo.

Versatilidade

É interessante observar que Antonio Citterio tem projetos dos mais diversos tipos, desde uma simples cadeira até um grande edifício. O profissional explica que, para ele, uma coisa acaba puxando a outra.

“Às vezes, enquanto eu faço um projeto de interiores, me vem a ideia de desenhar produtos para aquele ambiente”, diz.

Atualmente, Citterio também se dedica à docência, sendo professor do curso de Arquitetura da Mendrisio Academy of Architecture, na Suíça.

Os prêmios recebidos pelo profissional

Foram diversos os prêmios recebidos por Antonio Citterio no decorrer de sua carreira
Foram diversos os prêmios recebidos por Antonio Citterio no decorrer de sua carreira (Foto: Arquivo Pessoal)

No decorrer de sua prestigiada carreira, Antonio Citterio foi contemplado com diversos prêmios. Entre eles, destacamos o Compasso d’Oro-ADI, que ele recebeu duas vezes, em 1987 e 1994.

Outro prêmio marcante foi recebido em 2008, quando Citterio foi homenageado pela Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures & Commerce, de Londres. Na ocasião, ele recebeu o título de Royal Designer for Industry.

As principais obras de Antonio Citterio

Antonio Citterio já trabalhou para grandes marcas, tendo projetado ambientes e móveis de muito destaque no mercado.

Falar sobre todos eles é praticamente impossível, mas fizemos um esforço para reunir os projetos mais relevantes. Confira!

Sofás B&B Atoll

Os sofás projetados por Citterio se destacam pelo conforto e pela elegância
Os sofás projetados por Citterio se destacam pelo conforto e pela elegância (Foto: B&B Italia or Maxalto)

Em 2018, Antonio Citterio projetou a linha de sofás B&B Atoll, para a marca italiana B&B. Os móveis têm um sistema de assento elegante e uma modularidade unificada por apoios de braços e costas.

Versáteis para ocupar qualquer espaço, os sofás dessa linha são ideais para a decoração de uma sala de estar ou de um ambiente de espera, entre outros locais que a sua criatividade permitir.

Grand Repose

Poltrona Grand Repose, criada por Antonio Citterio e fotografada por Florian Böhm
Poltrona Grand Repose, criada por Antonio Citterio e fotografada por Florian Böhm (Foto: ©Vitra)

Para a marca Vitra, um dos trabalhos mais conhecidos de Antonio Citterio é a linha de poltronas Grand Repose.

Essas peças oferecem um novo nível de conforto e flexibilidade para os ambientes domésticos, com estofamento generoso, apoios de braços convidativos e encosto alto.

As poltronas ainda contam com um mecanismo sincronizado oculto sob o estofamento, para que o usuário possa variar entre uma postura ereta e um ângulo reclinado.

A resistência do encosto pode ser ajustada manualmente, de acordo com o peso de cada pessoa, o que garante mais conforto e ótimo suporte para a coluna.

3 Orchard By-The-Park

3 Orchard By-The-Park é um condomínio de luxo projetado por Antonio Citterio em Singapura
3 Orchard By-The-Park é um condomínio de luxo projetado por Antonio Citterio em Singapura (Foto: 3 Orchard By-The-Park)

Saindo da área de móveis e indo para os projetos arquitetônicos, uma das obras mais marcantes de Antonio Citterio é o 3 Orchard By-The-Park, um condomínio de luxo localizado em Singapura.

Em uma entrevista, Francis Yeoh, diretor da YTL Corporation, empresa que liderou o projeto da edificação, declarou: “para o nosso primeiro projeto de apartamentos de luxo em Singapura, queríamos um verdadeiro mestre do design, que pudesse projetar holisticamente a arquitetura e o design de interiores de todo o empreendimento como uma obra-prima, onde os moradores pudessem experimentar a sua estética atemporal em todos os aspectos do ambiente de vida”.

Entre outros detalhes luxuosos, esse empreendimento conta com uma estufa com orquídeas das mais variadas espécies para apreciação.

Complexo residencial Cascina Merlata

Um dos projetos mais recentes de Citterio é o complexo Cascina Merlata
Um dos projetos mais recentes de Citterio é o complexo Cascina Merlata (Foto: Antonio Citterio Patricia Viel)

Um dos projetos mais recentes de Antonio Citterio, em parceria com a sua sócia Patricia Viel, é o complexo residencial Cascina Merlata, localizado em Milão, na Itália.

O empreendimento representa o futuro da habitação social, tendo em vista que faz parte de uma cidade policêntrica, em que os residentes podem acessar todos os serviços essenciais — como lojas, escolas, coworkings e transporte público — fazendo uma caminhada de apenas 15 minutos, independentemente da área do condomínio onde residam.

Antonio Citterio é um exemplo de multidisciplinaridade, tendo em vista que os seus projetos são bem variados e vão desde móveis inovadores até grandes edificações. Por isso, ele se destaca e é considerado por muitos profissionais desses segmentos como um grande exemplo a ser seguido.

Gostou deste artigo? Então, você também gostará de ler o nosso conteúdo que fala sobre Jayme Bernardo, profissional versátil que é engenheiro, arquiteto e designer. Não deixe de conferir!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Antonio Citterio: mestre da elegância em des...

Antonio Citterio: mestre da elegância em design de interiores

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies