17.02.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Antonio Bernardo apresenta linha Atmosfera

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.02.2020
Evento reuniu profissionais do segmento para assistir a bate-papo com o designer de joias.
minutos de leitura

Inovação que supera o portfólio de produtos. No dia 12 de fevereiro, a Portobello surpreendeu mais uma vez ao apresentar a linha Atmosfera e Preview 2020 em um evento realizado de forma simultânea nas 140 Portobello Shop do Brasil. Profissionais de arquitetura e design acompanharam, por transmissão ao vivo, um bate-papo do jornalista Pedro Andrade com o designer de joias Antonio Bernardo, a gerente de produto da Portobello, Pamela Golin, e o presidente da Portobello, Mauro do Valle. 

ASSISTA AO VÍDEO DO EVENTO:

Reunidos na Portobello Shop Florianópolis, o grupo falou sobre a primeira parceria da Portobello deste ano, que originou a linha de revestimentos assinada por Antonio Bernardo. Inspirada na camada que envolve a Terra, Atmosfera recria astros e fenômenos do Universo em produtos com superfícies surpreendentes.

Com lançamentos que evidenciam forte veia artística, a Portobello se alia a profissionais de renome para oferecer um design exclusivo ao consumidor. A aproximação com Antonio Bernardo, segundo Mauro, foi motivada por um profundo respeito e admiração da empresa com o trabalho do artista. O projeto fez toda a equipe de desenvolvimento de produto sair da zona de conforto. “É exatamente isso que buscamos com as parcerias”, completa Pamela. 

linha atmosfera
Profissionais de arquitetura e design conheceram os produtos do Preview 2020 em primeira mão

Formas autênticas, joias únicas

Os traços de Antonio Bernardo são facilmente reconhecidos em suas criações. Para o designer de joias, a identidade do seu trabalho começou a ser construída quando ele decidiu colocar a mão na massa. No momento em que deixou de enviar as peças para produção em terceiros e assumiu a etapa de desenvolvimento do produto, percebeu a diferença de ir além do desenho e sentir a forma em três dimensões. Passou, então, a imprimir as características pelas quais hoje é reconhecido, como ele mesmo aponta – sensualidade, musicalidade e minimalismo.

No ano em que comemora 50 anos da sua primeira joia, Antonio reinterpreta seu trabalho na escala de revestimento. O ponto de partida do seu processo criativo para linha Atmosfera foi o brinco 360º, que lançou em 2005. A partir dessa referência, o designer partiu para a experimentação, em que explorou possibilidades de como aplicar relevos e acabamentos metalizados em superfícies predominantemente planas. 

linha atmosfera
Linha assinada pelo designer de joias tem relevos marcantes e acabamentos metalizados

Arte com técnica de alto padrão

O desenvolvimento da linha movimentou, durante um ano, a equipe completa de desenvolvimento de produto da Portobello e Officina Portobello. Os desafios técnicos eram imensos e envolviam cortes finos no porcelanato e aplicação de metal na espessura e cor mais adequadas. “Foram necessários inúmeros protótipos, alguns aprovados com o Antonio à distância”, relata Pamela. 

Ao longo do processo, o artista refletiu sobre o sentido das formas que estavam se materializando e, assim, nasceu o conceito Atmosfera. Toda a equipe se emocionou quando viu os primeiros painéis prontos e Antonio Bernardo comemora o resultado. “Sou muito cuidadoso com acabamento, gosto dos detalhes. A Portobello é como uma família, todos abraçaram o projeto”. 

Evento inédito

Pela primeira vez, a Portobello fez um lançamento nesse formato. Além de sediar o bate-papo, a Portobello Shop Florianópolis recebeu o primeiro ambiente com peças da linha Atmosfera, assinado pelo escritório Mariana Pesca Arquitetura. A arquiteta dividiu a coautoria do projeto com Guto Pereira, que integra a sua equipe. Nomeado (re)vestir-se, o ambiente foi inspirado na essência do trabalho de Antonio Bernardo e retratou um espaço de penteadeira, como referência ao momento de vestir joias.  Os arquitetos extrapolaram o uso singular de produtos e combinaram quatro revestimentos da coleção Atmosfera. “Também utilizamos as mesmas formas do revestimento Ovni nos espelhos, criando um mimetismo de design”, explica Mariana. 

linha atmosfera
Arquitetos Mariana Pesca e Guto Pereira assinam primeiro ambiente do Brasil com peças da linha Atmosfera

Para o móvel da penteadeira, foram escolhidas peças da Officina Portobello, mostrando novas possibilidades para aplicação dos produtos. Os arquitetos privilegiaram designers nacionais na escolha de todos os itens do ambiente, criando uma composição contemporânea, minimalista e genuinamente brasileira. Para Mariana, ter acesso em primeira mão aos lançamentos da Portobello é um grande prestígio. “Eu me senti honrada com o convite e tive a oportunidade de ouvir do Antonio como utilizamos bem os revestimentos.” 

Por todo o Brasil, o evento repercutiu entre os profissionais da área e teve participações especiais em algumas cidades, como Carlos Ferreirinha e Lufe Gomes. Em Curitiba, 300 pessoas se reuniram no Museu do Olho para assistir à apresentação da coleção. A arquiteta Cristina Fernandes Cardoso destacou que a organização estava impecável e o quanto achou diferenciado o Preview 2020. “Acredito que este será um ano inovador, tanto para Portobello, como para a arquitetura”. 

--

Foto de destaque: Equipe da Portobello e Antonio Bernardo falaram sobre o desenvolvimento dos produtos em bate-papo transmitido para todo o país

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Antonio Bernardo apresenta linha Atmosfera...

Antonio Bernardo apresenta linha Atmosfera

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Daniela Bidone
Colunista
Jornalista

Daniela Bidone é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Tem...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies