Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Entrevistas

Taiza Santos conta como concilia sua vida pessoal com a arquitetura e gestão no IAB

24/08/2018

Quem é arquiteto sabe que seus dias parecem ser mais curtos diante de tantos projetos a fazer e eventos a participar. O que dirá unir a profissão à presidência do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo Florianópolis? Taiza Santos tem muito a nos dizer sobre isso. Conheça suas ideias, seus trabalhos e como ela organiza seu dia a dia diante de uma agenda tão lotada!

Não tem como negar que sua vida é bastante agitada. Ela divide seus vários compromissos frente ao seu escritório de arquitetura Revisite, na Pedra Branca, Florianópolis, e à presidência do IAB – Floripa, participando de eventos Brasil afora, bem como promovendo palestras aos profissionais associados. Mas a “manezinha” Taiza Santos carrega seu segredinho onde quer que vá para lidar com o ritmo acelerado do trabalho.

“Há dias mais corridos com saídas externas – medições, visitas a clientes, trâmites de aprovação de projetos nas prefeituras de Santa Catarina -, que mesclo com dias de escritório, quando desenvolvo os meus projetos e faço planejamentos. Então eu organizo a minha agenda sempre pensando no equilíbrio entre corpo e mente. Em meio a essas atividades, sempre deixo rolar uma boa música ambiente e um aroma no ar. O arquiteto trabalha com sensações e comigo não é diferente. Ajuda a me inspirar e fazer o meu melhor”, confessa.

A arquiteta catarinense marca presença em importantes eventos do setor

A arquiteta catarinense marca presença em importantes eventos do setor

Taiza também sabe aproveitar bem suas horas vagas que, segundo ela, são momentos de pausa essenciais para repor as energias e manter a qualidade de vida. Passeios com a família, sair com amigos, fazer trilhas e viajar pelo mundo a fazem relaxar e, ao mesmo tempo, buscar por mais referências e inspirações aos seus projetos.

Uma das viagens realizadas por Taiza Santos, na Europa

Uma das viagens realizadas por Taiza Santos, na Europa

A arquiteta assumiu a presidência do Núcleo IAB em 2017, mas já havia participado de gestões anteriores como diretora administrativa e financeira. O instituto é uma entidade dedicada à arquitetura, ao urbanismo e ao exercício da profissão, sendo a mais antiga e tradicional no país. Sua sede no Rio de Janeiro realizou, inclusive, a primeira exposição do artista brasileiro Athos Bulcão, em 1944.

“Nosso núcleo, especificamente em Florianópolis, existe há 5 anos e faz um trabalho essencial à categoria. Seu principal objetivo é unir os arquitetos em um constante aprendizado e trocas de experiências. Neste ano adotamos um formato interessante para dar forma a essa interação, promovendo eventos mensais. Percebemos que a cada encontro o grupo fica mais unido e mais interativo. Hoje somos 100 associados na Grande Florianópolis e nossa meta é aumentar 50% até o final da nossa gestão em 2019”, ressalta.

Taiza Santos quer valorizar, antes de tudo, o conhecimento do mercado local, fazendo com que os arquitetos mais experientes da região possam compartilhar suas histórias. “O importante é a sinergia do grupo, pensar em soluções para as cidades em meio a um clima de amizade e descontração”, afirma.

Palestra do arquiteto Giovani Bonetti, promovida pelo IAB- Florianópolis, em parceria com a Portobello Shop São José

Palestra do arquiteto Giovani Bonetti, promovida pelo IAB- Florianópolis, em parceria com a Portobello Shop São José

Paixão pelo o que faz

A arquiteta posa no prédio de seu novo escritório de arquitetura

A arquiteta posa no prédio de seu novo escritório de arquitetura

Paralelo a sua gestão no IAB, Taiza comanda o novo escritório de arquitetura Revisite, um projeto pessoal que foi ganhando corpo ao longo deste ano. Seu principal objetivo com a empresa é levar a arquitetura para perto das pessoas por meio da tecnologia e do olhar constante para às necessidades delas. “Propomos resolver os problemas dos clientes num projeto de cocriação, onde ele é ouvido, entendido, além de realizar as mudanças de acordo com as possibilidades do seu momento de vida”, diz.

Para a catarinense, a arquitetura também é capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja no planejamento urbano ou nas melhorias funcionais dos ambientes caseiros.

O mercado de atuação para os arquitetos é imenso, mas antes de escolher o caminho, devemos acreditar que podemos gerar mudanças significativas na vida das pessoas

Sua linguagem natural de projetar é o contemporâneo, que segundo ela, foi a base na maioria de seus trabalhos. Em seu escritório, por exemplo, a decisão do estilo foi determinada ao manter o teto em laje nervurada aparente. A partir dali a tendência industrial começava a ser moldada. Seguiu com a aplicação do concreto aparente nas paredes e o tijolinhos à vista, da Linha Taylor Made Bricks, versão Vivienne Brick, da Portobello, para aquecer o ambiente. “Também queríamos uma cor que estimulasse a criatividade, e trouxesse originalidade. Assim, elegemos a roxa que, aliás, é a cor do ano“, define.

No mobiliário, a arquiteta escolheu linhas retas e finas, trazendo leveza e elegância no escritório. O verde da natureza também não poderia faltar para unir todos os outros elementos. Como apreciadora da arte, telas de artistas plásticos como Zeca Santos e Dayse Américo destacaram a decoração na parede. Tudo isso num ambiente integrado e aberto para aumentar a interação e comunicação de todos que ali trabalham. Veja algumas imagens do projeto, abaixo:

 
 
 
 

O jeito de trabalhar e os projetos contemporâneos de Taiza Santos são inspiradores, não é mesmo? Veja mais ambientes criados pela arquiteta que preza por sua qualidade de vida, de seus clientes e de seus colegas de trabalho, aqui no Archtrends Portobello. No site da Portobello você também pode conhecer toda a coleção de tijolinhos usados no escritório Revisite. Acesse: www.portobello.com.br

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *