Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Vida contemporânea

Antártica: as cores e formas do continente branco para inspirar designers e arquitetos

14/02/2018

O continente mais remoto do mundo serve como inspiração para o designer e arquiteto por suas formas e cores únicas. Assim reporta nosso colunista Jorge Grimberg ao revelar sua experiência inesquecível por Antártica. Confira!

A Antártica é um destino pouco usual para turistas, porém, desde os anos 70, expedições que mesclam o turismo com aventura passaram a proporcionar aos viajantes que buscam experiências fora do lugar comum, uma viagem completamente diferente.

Hoje, visitar a Antártica pode ser um passeio de luxo, com direito à vinho rosé, refeições de chefe estrelado e até mordomos nas suítes do navio, como pude vivenciar com a Silversea Cruises, uma das 30 empresas que organizam expedições para o continente, entre janeiro e março, durante o verão do hemisfério Sul.

A vida selvagem no gelo hipnotiza, mas para os aficionados em design, os icebergs são uma atração à parte. Com formas, cores e beleza singular, os blocos de gelo se definem ao se soltarem dos glaciares, tornando-se verdadeiras esculturas originais com design de tirar o fôlego.

Em geral, os icebergs variam de 1 a 75 metros acima do nível do mar e podem pesar até 200 mil toneladas. O maior já encontrado, em 1956, tinha mais de 31 mil quilômetros quadrados e foi encontrado. Esse era maior do que o país da Bélgica!

As cores também são surpreendentes: do branco mais puro aos tons de azul mais variados, os gigantes do gelo tornam a paisagem dramática e excitante, especialmente para o olhar de um brasileiro, acostumado com a natureza de clima tropical.

A temperatura amena da Antártica (média de 1º Celsius durante o verão, e muitas vezes melhor que Nova York ou Paris no inverno), com a constante queda da neve, faz da expedição uma viagem especial para quem tem espírito de aventura e quer fugir do lugar comum na busca por inspiração.

Na galeria abaixo, 10 Icebergs que provocam os olhares mais exigentes.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *