Menu
Projetos e Obras
Busca
ambiente-spa

Conteúdo Arquitetura

Ambiente spa: como criar um templo de relaxamento em casa?

25/02/2019

Não existe nada melhor que relaxar o corpo e a mente após um dia agitado ou estressante, não é mesmo? Para tanto, pode-se apostar em um ambiente spa dentro de casa. Saiba no post como montar esse cantinho, seja na parte externa ou interna.

Segundo uma pesquisa feita pelo Isma-BR, representante da International Stress Management Association, nove em cada dez brasileiros que estão no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade e cerca de metade sofre com algum nível de depressão.

Como grande parte do dia acontece dentro das empresas, é fundamental chegar em casa e encontrar um ambiente para poder relaxar, a fim de aliviar os sentimentos negativos. Se esse cantinho for especial, como um spa, o efeito é potencializado.

Pensando em ajudá-lo, separamos algumas dicas para que você saiba como criar esse tipo de espaço e quais são os materiais ideais para um ambiente spa. Confira!

Por que criar um ambiente de spa em casa?

ambiente-spa

Ambiente spa em casa projetado por Tomas Virgilli João 

Um ambiente para relaxamento pode ser definido como um espaço que promova a centralização e harmonização do homem, o que pode ser feito através da reconexão sensorial com o ambiente natural. Dessa forma, é fundamental que esse tipo de espaço tenha a presença da natureza, ou seja, de elementos naturais como a água, iluminação do sol, pedras, plantas e flores.

Isso acontece porque os sons e cheiros da natureza são capazes de alterar as conexões feitas pelo cérebro, reduzindo o instinto de ficar constantemente alerta e agitado. Dessa forma, os sons naturais e ambientes verdes e coloridos da flora são capazes de aumentar o bem-estar e acalmar o espírito.

Como criar um ambiente para relaxamento?

Escolha o local para o spa

ambiente-spa

Spa moderno na área externa de uma casa |  Tatiane Fonseca

O interessante é que qualquer espaço pode ser transformado em um ambiente para relaxar. Sendo assim, ele pode ser feito dentro ou fora da casa, e em apartamentos ou casas. O ideal é que o espaço seja iluminado pela luz natural, silencioso, ventilado e com uma bela vista. Varandas, jardins e quintais, por exemplo, são uma ótima opção.

Pessoas com residência com espaço aberto limitado podem optar por transformar o banheiro em ambiente de spa, assim como o cantinho de leitura, o jardim de inverno ou até mesmo uma sacada. Isso porque é possível criar um espaço verde, com iluminação artificial e outras soluções que criam a sensação de relaxamento semelhante a de um ambiente aberto.

Leve a natureza para o ambiente

ambiente-spa

Ambiente relaxante decorado com elementos naturais | Taliana Cabrera

A representação da natureza é fundamental para criar um ambiente relaxante. Sendo assim, os elementos naturais devem ser usados sempre que possível. Dessa forma, invista em pedras, fontes de água, plantas, flores e muros vivos para deixar o espaço verde e com sons da natureza.

Esses elementos também podem ser representados de forma figurada. O piso, por exemplo, pode ser madeirado. Se não houver iluminação natural, opte por uma artificial que seja difusa e pontual. Os sons e cheiros da natureza podem ser incorporados ao lugar de relaxamento com som ambiente e aromatizadores com essência botânica ou amadeirada. Além disso, flores e plantas podem ser representadas por quadros ou plotagens com motivos de paisagem ou natureza.

Invista em itens para montar o spa

ambiente-spa

Spa decorado com tons neutros | Portobello Shop Campinas

 

Um ambiente para relaxar precisa ser muito confortável, não é mesmo? Por esse motivo é fundamental investir em um cantinho em que a pessoa possa se sentar ou deitar para descansar e curtir o momento de paz. Nesse caso, os itens podem ser esteiras com almofadas, espreguiçadeiras, tapetes e até cadeiras estofadas. É importante evitar excessos e escolher somente o que é essencial em termos de mobília.

Como o objetivo é limpar a mente, a dica é investir em cores de tons neutros, como o cinza, o bege e o branco e, claro, como as cores em tom pastel. Se houver espaço, pode-se incorporar uma banheira de hidromassagem. Afinal, um banho com jatos d’água e com óleos essenciais potencializará o relaxamento. Para compor o visual é interessante comprar incensos, velas aromatizadas e luminárias.

Quais são os materiais ideais para esse espaço?

ambiente-spa

SPA na área externa com presença da natureza para harmonizar o ambiente | Espaço do Traço Arquitetura

Atualmente, os porcelanatos apresentam uma solução muito interessante para ambientes que têm a presença da natureza. Isso porque o acabamento desse material pode ser similar a qualquer material natural. Além disso, sua manutenção acontece com menor frequência e o custo é mais acessível.

Essa tecnologia tornou viável, por exemplo, colocar um acabamento madeirado em torno da piscina ou da banheira de hidromassagem, sem usar a madeira natural, que é mais cara e tem um tempo de vida menor, pois existem porcelanatos que reproduzem o mármore, pedras, argilas e metais. Sem contar que existem revestimentos inspirados em vários aspectos da natureza, como o piso que reproduz a beleza das ilhas caribenhas.

A especificação de pisos e revestimentos devem ter atenção redobrada, porque para áreas secas ou molhadas deve-se pensar em uma solução diferente. A água, um elemento fundamental nos ambientes spa, precisa de cuidados especiais. Isso porque conseguir harmonizá-la ao espaço requer diversos cuidados, sendo que um deles é a impermeabilização. Nesse caso, além da tradicional manta asfáltica, os poliuretanos vegetais podem ser uma ótima opção, visto que apresentam uma maior durabilidade e alta resistência, além de serem de fácil aplicação e ecologicamente corretos.

Em casos de espelhos d’água e cascatas é fundamental deixar a água em constante movimento, por meio de filtros e bombas, a fim de evitar a proliferação de fungos e de insetos. Já nos volumes maiores de água, como o das banheiras de hidromassagem, se faz necessário o uso de tratamentos químicos com sais. Outra opção pode ser a reprodução de um ecossistema natural, em que as algas e animais fazem a manutenção da água.

O interessante é que, com a diversidade de produtos disponíveis, é possível caracterizar espaços de spa a um custo bem acessível. Afinal, em alguns casos a harmonização de apenas alguns elementos já entregarão ao ambiente e às pessoas a sensação de bem-estar e relaxamento.

E então, gostou das nossas dicas para criar um ambiente spa, seja ele com área seca ou molhada? Se você já idealizou algum projeto desse tipo e usou os revestimentos da Portobello pode cadastrá-lo no Archtrends, a melhor vitrine para projetos de arquitetura, design e decoração. Veja como aqui!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *