Menu
Projetos e Obras
Busca
Alvaro Siza

Álvaro Siza é um dos grandes nomes vivos da arquitetura mundial

Conteúdo Matérias

Álvaro Siza: transitando entre o tradicional e o moderno

22/03/2021

Álvaro Siza é um dos grandes nomes da arquitetura, com obras reconhecidas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Saiba mais sobre ele!

Quando falamos em arquitetos reconhecidos por suas obras, não podemos deixar de mencionar Álvaro Siza. Sem dúvida, ele é um dos grandes nomes vivos da arquitetura mundial e serve de inspiração para muitos profissionais da área.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Em Portugal, o seu país natal, Siza é conhecido como “o grande maestro”. Por lá, a maestria vista nas obras do arquiteto não é reconhecida apenas por profissionais ou estudantes desse segmento, mas sim por toda população.

Não se espante caso, em uma viagem para Portugal, encontrar alguém falando sobre as obras desse grande arquiteto em uma mesa de bar ou uma roda de amigos, entre outras situações cotidianas.

Siza tem um estilo único, que transita entre o tradicional e o moderno. Elaboramos este artigo para que você conheça mais sobre esse gigante da arquitetura, um dos palestrantes do Archtrends Summit 2021, durante a feira digital de acabamentos Expo Revestir. Acompanhe!

A vida pessoal e profissional de Álvaro Siza

Álvaro Siza começou a projetar edificações antes mesmo de concluir o curso de Arquitetura
Álvaro Siza começou a projetar edificações antes mesmo de concluir o curso de Arquitetura (Foto: Manuel de Sousa)

Álvaro Siza nasceu em 25 de junho de 1933, em Matosinhos, uma pequena cidade de Portugal. Ele viveu por lá com os seus pais até se mudar para o Porto, quando se matriculou na Escola Superior de Belas Artes, dando início ao curso de Arquitetura em 1949.

Mas é interessante destacar que Siza começou a trabalhar com o planejamento de edificações antes de se formar. O seu primeiro projeto arquitetônico foi finalizado em 1954, quando ele desenvolveu um complexo de quatro casas em sua cidade natal.

Ainda durante a faculdade, Siza também fundou o seu próprio escritório de arquitetura. No início, ele projetava casas e edifícios para clientes que moravam no Porto e arredores.

Foi quando Siza conheceu o renomado arquiteto Fernando Távora — que o convidou para fazer projetos em parceria — que a sua carreira deu uma grande guinada.

Atualmente, Siza também se dedica à docência na área da Arquitetura, compartilhando os seus conhecimentos com novos profissionais. Aos 87 anos, ele atua como professor na Universidade do Porto, em Portugal.

No decorrer da carreira, o arquiteto passou por outras instituições de ensino renomadas, como a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e a Universidade dos Andes, na Colômbia.

Os prêmios recebidos pelo profissional

No decorrer de sua carreira, Siza foi contemplado com vários prêmios
No decorrer de sua carreira, Siza foi contemplado com vários prêmios (Foto: Jerominus)

A magnitude dos projetos desenvolvidos por Álvaro Siza permitiu que o arquiteto fosse homenageado e premiado em diversas oportunidades ao longo de sua carreira.

Veja, a seguir, uma relação com algumas das premiações recebidas por Siza, em ordem cronológica:

  • 1981: Prêmio da Associação Internacional dos Críticos de Arte;

  • 1988: Medalha de Ouro do Colégio de Arquitetos de Madri;

  • 1988: Medalha Alvar Aalto;

  • 1992: Prêmio Pritzker, da Fundação Hyatt;

  • 1996: Prêmio Secil;

  • 1998: Prêmio Príncipe de Gales, da Universidade de Harvard;

  • 1988: Prêmio Imperial do Japão;

  • 2000: Prêmio Secil;

  • 2001: Prêmio Wolf de Artes;

  • 2002: Prêmio Golden Lion for the Best Project;

  • 2005: Urbanism Special Grand Prize of France;

  • 2006: Prêmio Secil;

  • 2008: Royal Gold Medal for Architecture;

  • 2010: Prêmio Luso-Espanhol de Arte e Cultura;

  • 2012: Golden Lion, for Lifetime Achievement;

  • 2015: Prêmio Vida e Obra, da Sociedade Portuguesa de Autores; e

  • 2019: Prêmio Nacional de Arquitectura Espanhol.

Além desses prêmios, Siza já foi contemplado com três condecorações do governo português e recebeu títulos de doutoramento honoris causa de diversas universidades.

Em 2005, ele recebeu as chaves da cidade do Porto. Já em 2007, foi titulado cidadão honorário de Matosinhos, em homenagem realizada pela câmara de vereadores local.

As principais obras de Álvaro Siza

Álvaro Siza conta com diversas obras mundialmente reconhecidas. Elencamos algumas das mais famosas, para que você possa conhecer e se encantar.

Casa de Chá e Restaurante Boa Nova

Um dos projetos mais conhecidos de Siza é a Casa de Chá e Restaurante Boa Nova

Um dos projetos mais conhecidos de Siza é a Casa de Chá e Restaurante Boa Nova (Foto: João Morgado)

A Casa de Chá e Restaurante Boa Nova, localizada no Farol de Leça, em Matosinhos, é um projeto que foi desenvolvido por Siza quando ele tinha apenas 25 anos.

A obra se destaca por ser construída sobre as rochas, a apenas a dois metros da água, com o mar em fundo. O local é um dos principais pontos turísticos da região e atrai milhares de visitantes.

Piscina das Marés

A Piscina das Marés faz um limite entre a natureza e as construções
A Piscina das Marés faz um limite entre a natureza e as construções (Foto: Christian Gänshirt)

Também em Matosinhos está uma das mais marcantes obras de Álvaro Siza, a Piscina das Marés, que foi concluída em 1966.

O projeto busca manter um limite entre a natureza e as construções, otimizando as condições que já existiam ali.

A Piscina das Marés foi incluída no livro Cem edifícios do século XX, tendo sido classificada na posição 73 desse ranking.

Centro Galego de Arte Contemporânea

Na Espanha, Álvaro Siza é reconhecido por ter projetado o Centro Galego de Arte Contemporânea
Na Espanha, Álvaro Siza é reconhecido por ter projetado o Centro Galego de Arte Contemporânea (Foto: Santiago Lopez-Pastor)

Sediado em Santiago, na Espanha, o Centro Galego de Arte Contemporânea é um museu, cuja finalidade é fomentar a cultura mediante a exibição de obras e tendências artísticas.

Inaugurado em 1993, o museu conta com várias salas de exposições permanentes e temporárias. Os visitantes também podem ter acesso a uma grande biblioteca, uma cafeteria e um auditório para eventos.

A fachada da edificação tem como principais materiais a pedra e o vidro. Já na parte interna os revestimentos são feitos com mármore e madeira.

Fundação Iberê Camargo

No Brasil, a obra de Siza pode ser conferida na sede da Fundação Iberê Camargo
No Brasil, a obra de Siza pode ser conferida na sede da Fundação Iberê Camargo (Foto: Paulo Rsmenezes)

Uma das edificações mais famosas de Álvaro Siza fica no Brasil! Trata-se da sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Inaugurado em 2008, o edifício tem mais de 8 mil m² e foi inspirado no Museu Guggenheim, projetado por Frank Lloyd Wright, em Nova York.

Para visitar o prédio, que também serve como museu e abriga diversas obras famosas, é preciso subir de elevador até o último andar. Depois, o visitante vai descendo por rampas e passando por nove salas de exposição, até chegar no térreo.

Conforme se desce as rampas, é possível ver pelas aberturas a Orla do Guaíba, um dos mais famosos cartões postais da capital gaúcha.

Museu de Arte Contemporânea de Serralves

O Museu de Serralves é envolvido por uma bela e típica vegetação regional
O Museu de Serralves é envolvido por uma bela e típica vegetação regional (Foto: Sara Silva)

Localizado na cidade do Porto, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves fica envolvido por um grande parque, sendo, portanto, rodeado de muito verde.

Em volta da edificação, que conta com detalhes e aberturas em espaços estratégicos, há a típica vegetação da região, com carvalhos e bétulas.

O espaço serve para exposições permanentes e itinerantes, além de contar com coleções de artistas de destaque, desde a década de 1960 até os dias atuais.

Inclusive, o próprio Álvaro Siza teve uma exposição recentemente realizada no museu que ele mesmo projetou. Veja o vídeo:

Como você pode perceber, o trabalho de Álvaro Siza é muito versátil. O próprio arquiteto já declarou em entrevistas que o que ele mais gosta na arquitetura é justamente a possibilidade de transitar entre diversos conceitos, como o tradicional e o moderno.

Por causa disso, Siza é uma das atrações convidadas para o Archtrends Summit 2021, evento que faz parte da programação da Portobello durante a Expo Revestir 2021, que ocorre no mês de março. Neste ano, a feira será totalmente online.

Conhecer mais sobre Álvaro Siza é sempre muito inspirador para os profissionais e amantes da arquitetura.

Continue a se inspirar em nosso artigo que traz mais detalhes sobre a Casa de Chá de Boa Nova e as Piscinas de Marés, duas das principais obras desse grande artista!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *