Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Agenda

Alex Wollner Brasil: Design Visual

01/07/2019

Até 25 de agosto, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

A exposição ‘Alex Wollner Brasil: Design Visual’, conta com peças originais e entrevistas de um dos mais importantes designers gráficos brasileiros.

Wollner nasceu em São Paulo, em 1928, e, após estudar no Instituto de Arte Contemporânea (IAC, São Paulo) e na HfG-Ulm (Hochschule für Gestaltung, em Ulm, na Alemanha), fundou a Forminform, primeira agência brasileira de design industrial e gráfico, tendo sido seus sócios Geraldo de Barros, Ruben Martins e Walter Macedo. Com o colega e professor Karl Heins Bergmiller, Alexandre Wollner desenvolveu um conceito para educação em design no Brasil, seguindo o modelo de Ulm, e, assim, ajudou a fundar a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), no Rio de Janeiro, em 1963, onde lecionou por anos.

A metodologia adquirida na HfG-Ulm foi incorporada por Wollner em toda sua trajetória. O designer desenvolveu muitas identidades corporativas, abrangendo a comunicação visual completa da empresa, desde o design de interiores dos escritórios, às fontes tipográficas e sistemas de sinalização, os meios de propaganda, a embalagem e até o vestuário dos funcionários. Para ele, o design corporativo significava mais que o logo correto: o resultado desse processo era uma importante revisão na cultura interna da empresa; um sistema complexo de forma a não se tornar distorcido ou obsoleto. Sua abordagem teve impacto duradouro na imagem dessas companhias, que acabaram por se tornar referências internacionais em design visual.

Estão expostos no MCB alguns dos manuais originais completos que o designer preparava a cada projeto de identidade, indicando o uso correto da marca e suas aplicações. Por meio de vídeos, como o documentário “Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil”, um projeto de André Stolarski (1970 – 2013), será possível conhecer mais sobre o processo de trabalho de Wollner e seu posicionamento crítico em relação ao design brasileiro.

www.mcb.org.br

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *