25.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
A cozinha dos sonhos de Alex Atala une conforto, praticidade e brasilidade em cada detalhe (Projeto: Alex Atala e Portobello S.A.)

Alex Atala une cozinha e arquitetura em projeto cheio de brasilidade

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.05.2022
Conheça o projeto assinado por Alex Atala para a Mostra UNLTD Dreams 2022 e descubra uma cozinha cheia de brasilidade e funcionalidade
minutos de leitura

A terceira edição da mostra da Portobello, UNLTD Dreams, contou com profissionais renomados de diferentes áreas, como Alex Atala. O chef de cozinha mostrou que sua criatividade vai além dos pratos deliciosos dos restaurantes que comanda, criando um espaço que exala brasilidade.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Macunáima foi o nome escolhido para esse espaço, justamente por representar a essência do Brasil, expressa em detalhes do nosso folclore e da Floresta Amazônica. Que tal desvendar essa criação?

Macunáima: criação de Alex Atala

Alex Atala é um dos chefs de cozinha mais renomados do país. E, por sua criatividade e inventividade, foi um dos convidados da terceira edição da Mostra UNLTD. Embora ele não seja arquiteto, participou de todos os processos da criação de Macunáima.

Neste ano, a mostra utilizou as maquetes como uma forma de traduzir o espaço em expansão e de reafirmar a importância do sonhar em um mundo pós-pandemia.

A maquete assinada por Atala foi desenvolvida em parceria com uma equipe de profissionais da Portobello, que conseguiu compreender qual era o desejo do chef para o ambiente e traduzir essa personalidade.

Não por acaso Macunáima foi o nome escolhido para a criação. Afinal, o caricato personagem de Mário de Andrade traduz o anti-herói brasileiro, com um síntese de vários elementos que retratam nossa brasilidade.

mármore verde na cozinha aberta
Detalhes naturais ajudam a criar uma cozinha brasileira e moderna (Projeto: Alex Atala e Portobello S.A.)

Atala é um exímio estudioso do folclore brasileiro, da nossa natureza e da população indígena, especialmente da Floresta Amazônica. E todos esses pontos estão presentes na cozinha idealizada pelo chef. "A minha inspiração foi a brasilidade. É um lugar que você olha e reconhece a si mesmo, sua formação cultural", explica Atala.

Da sua brilhante experiência como chef de Cozinha e do domínio integral deste ambiente partiu a inspiração dos primeiros esboços. Macunáima é uma cozinha criativa, inovadora e acima de tudo confortável.

"O conforto é o novo luxo e é traduzido nos detalhes. Quero tudo o que preciso sempre à mão, com fácil acesso", comentou Atala. E esse conforto e funcionalidade foram trazidos especialmente com os módulos sobre rodas, que permitem configurar a cozinha como for preciso.

Além disso, esses módulos têm a possibilidade de ajuste para sua ergonometria, o que traz uma personalização a mais na cozinha.

Outro diferencial na maquete é a bancada livre, com pia e fogão que se camuflam, deixando o espaço livre para outros usos, tornando a cozinha minimalista e plural.

Revestimentos

As raízes brasileiras são evocadas pela rusticidade presente de maneira natural e elegante. Para isso, dois tons de uma reprodução de pedra bem forte, da Linha Folk, revestem o espaço, criando uma superfície arrojada e atemporal.

mármore verde na parede e no piso
Unique Verde Alpi foi usado para criar detalhes na parede e a sensação de um rio correndo por meio da cozinha, exalando brasilidade (Projeto: Alex Atala e Portobello S.A.)

Para adicionar contraste, informalidade e irreverência, um mármore em porcelanato na cor verde, traz um viés natural e marcante.

Um pouco mais sobre a carreira de Alex Atala

Alex Atala é um dos chefs de cozinha mais renomados do Brasil. Com mais de 30 anos de carreira, ele é conhecido pelo seu foco no aprimoramento de ingredientes, cores e sabores tipicamente nacionais.

Em sua trajetória, acumula uma coleção de prêmios nacionais e internacionais. Em 2013, integrou a lista das 100 pessoas mais influentes da Revista Time. Nos últimos 13 anos, seu restaurante em São Paulo, DOM, é destaque frequente na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, da Restaurant Magazine. Em 2014, Atala recebeu o prêmio Lifetime Achievement Diners Club, na eleição dos 50 melhores da América do Sul, pela mesma revista.

Em 2015, Alex Atala se tornou o primeiro chef brasileiro a ter um restaurante de duas estrelas no Guia Michelin, mantendo essa honra desde então.

Além do DOM, Atala possui sob sua responsabilidade o Dalva e Dito e o Mercadinho Dalva e Dito. Também criado pelas mãos do chef, o Instituto ATA é uma iniciativa com proposta de reunir conhecimento e alimentação. Fundado em 2013, o ATA é composto por uma equipe multidisciplinar que inclui fotógrafos, empresários, profissionais de publicidade, um antropólogo e um jornalista.

Atala ainda é organizador do Fru.to, seminário que reúne grandes nomes para debater o futuro do sistema alimentar global.

A Mostra UNLTD Dreams

A Mostra UNLTD é uma iniciativa da Portobello e se encontra na sua terceira edição. Dessa vez, arquitetos e profissionais criativos foram convidados a desenvolverem maquetes capazes de traduzir seus espaços dos sonhos.

maquete de cozinha
As maquetes da Mostra UNLTD Dreams criam diferentes casas e ambientes dos sonhos
cobertura de madeira aberta
Detalhe do teto de Macunáima em maquete realista (Foto: Guto Campos)
área goumet de madeira clara
Detalhe frontal da maquete de Macunáima (Foto: Guto Campos)

A ideia de usar maquetes surgiu quando a diretoria da Portobello visitou o estúdio de Álvaro Siza, em Portugal, e a Fundação Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro. Nestas visitas, eles notaram a importância das maquetes para os arquitetos e como elas poderiam expressar essa necessidade do sonhar, tão urgente no nosso mundo pós-pandemia.

A abertura da mostra ocorreu no dia 3 de maio e, além de Atala, outros integrantes participaram criando espaços dos sonhos, como: Mila Strauss, do MM18 Arquitetura, Mariana Maran, do Oka Arquitetura, Carlos Carvalho, do Studio Roca, Rodrigo Ohtake, da Ohtake, Martin Corullon, da Metro Arquitetura, Gabriela Matos, do Arquitetas Negras e a designer italiana Paola Navone.

Todas as maquetes foram produzidas no tamanho 1,20m x 1,20m e trabalham com a escala 1/10. A única exigência da Portobello foi para que essas maquetes representassem espaços de 12x12m.

Além de esboçarem o espaço dos sonhos, as criações dos convidados têm em comum o uso de materiais sustentáveis, como as Lastras Portobello, desenvolvendo ambientes criativos, com uma arquitetura potente, capaz de exercitar a criatividade, com o mínimo de impacto ambiental.

Gostou de conhecer mais o espaço Macunáima, desenvolvido por Alex Atala em parceria com os profissionais da Portobello? Conheça também o Grid Solar 12, criado por Mila Strauss, e se inspire!

A cozinha dos sonhos de Alex Atala une conforto, praticidade e brasilidade em cada detalhe (Projeto: Alex Atala e Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Alex Atala une cozinha e arquitetura em proje...

Alex Atala une cozinha e arquitetura em projeto cheio de brasilidade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que maravilha! Nós da ponta amamos este projeto, amamos a forma que o Alex explica sobre...

    Parabéns!



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies