27.04.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Alegria multiplicada

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.04.2020
Licyane Cordeiro assina ambientes atemporais e aposta na luz e ventilação natural para criar espaços que propagam bons momentos.
minutos de leitura

As pessoas são a razão de existir da arquitetura e do design de interiores. Licyane Cordeiro tem clareza de que essa é a sua maior fonte de energia na profissão. Com o seu escritório LYC Arquitetura, localizado em Curitiba, trabalha há três anos em parceria com o Shafa Arquitetos Associados. Tem atuação direcionada principalmente a projetos de interiores residenciais e comerciais, incluindo iluminação. Em seu trabalho, é guiada pelo mantra “multiplicar espaços de alegria”, oferecendo aos clientes conforto e funcionalidade.

Com 14 anos, Licyane decidiu que seria arquiteta. Perguntou ao seu pai quem desenhava as plantas dos apartamentos que apareciam à venda nos panfletos que recebiam quando paravam o carro em uma sinaleira. Ele respondeu que eram os arquitetos, o que a motivou a pesquisar mais sobre o assunto. Decidiu fazer um curso de Autocad na época e, assim, nasceu a paixão pela área que, futuramente, seria a sua profissão.

Quando finalizou o ensino médio, aos 17 anos, já ingressou na faculdade de arquitetura e urbanismo. Mergulhou no universo da criatividade e começou a ver de perto como a atividade envolvia responsabilidade com as pessoas. Ainda durante a faculdade, Licyane passou por mudanças na vida pessoal, precisou trancar o curso e se mudar para a Europa, onde morou por cinco anos. Nesse período, fez o curso de design de interiores na Inglaterra. Quando voltou ao Brasil, sentia-se mais madura e certa do que queria, e investiu em concluir a graduação.

Parceria dos escritórios de Licyane Cordeiro e Amir Shafa integra especialidades para desenvolver projetos mais completos

Exclusividade e baixo impacto ambiental

Para entregar projetos autênticos, Licyane se inspira nos seus próprios clientes. Escuta atentamente o que desejam, observa características de personalidade e entende a rotina do dia a dia. A arquiteta e designer busca se colocar no lugar de quem a contrata e, com isso, alcançar resultados que surpreendam. Ao longo do tempo, Licyane percebeu que algumas características estão presentes na maioria dos seus projetos, como o mobiliário simples e o toque de sofisticação em materiais e texturas. Conforto, funcionalidade e iluminação são as suas prioridades em todos os trabalhos. 

Atualmente, Licyane está se especializando em arquitetura de interiores sustentável. Dentro desse conceito, todos os componentes que são incluídos em um projeto carregam algum sentido. Na integração equilibrada de forma e função, nascem composições sustentadas em qualidade de vida e bem-estar. Licyane busca conectar ambientes internos e externos, explorando elementos naturais, como sol e vento, além materiais que apresentam alta durabilidade e baixo impacto ambiental. 

Licyane descobriu interesse pela arquitetura na adolescência e, hoje, dedica-se principalmente a projetos de interiores

As parcerias com fornecedores conscientes são parte essencial do seu trabalho. Licyane acompanha a trajetória da Portobello por meio dos relatórios de sustentabilidade divulgados anualmente, e destaca a atuação da empresa no sentido de otimizar o aproveitamento de matéria-prima e recursos. O lançamento do conceito lastras, na coleção Portobello 2020, mostra o compromisso da marca em oferecer produtos de menor impacto ambiental e que podem ser completamente explorados. 

Integração entre interno e externo

Licyane gosta de ouvir dos clientes o quanto estão vivendo momentos felizes nos espaços assinados por ela. É o caso, por exemplo, da casa projetada para uma família formada por avós, pais e duas crianças, que gosta de receber visitas com frequência. Para garantir o conforto de todos, foram pensados espaços amplos de convivência, com iluminação natural abundante. Bianco Covelano reveste o piso térreo, integrando os ambientes. Com tons claros e veios delicados, contribui para a sensação de amplitude, acrescentando um toque de sofisticação. 

Porcelanato que reveste o piso das áreas de convivência reproduz mármore com tons claros e veios sutis

No hall de entrada e lavabo, Nero Venato, porcelanato em mármore preto, reveste o piso e se integra à atmosfera de requinte dos ambientes que ficam logo na entrada da residência. A área externa segue a proposta de oferecer espaço para momentos de convívio. Para revestir o interior da piscina, foram utilizadas as pastilhas Azul Noronha e Azul Ilhabela, em dois tons de azul, que combinam com o verde vibrante das plantas que fazem o paisagismo.

Composição sofisticada do hall de entrada conta com porcelanato em mármore de superfície preta

Licyane aposta em composições atemporais, com mobiliário neutro, materiais clássicos, aproveitamento de iluminação de ventilação, além de linhas retas que facilitam a execução do projeto. As cores são aproveitadas em acessórios e objetos decorativos, que podem ser facilmente substituídos. O olhar técnico é aliado na criação de ambientes que acolhem as pessoas.  “Quero deixar minha marca de felicidade em cada espaço que projetar”, completa a arquiteta e designer.

Foto de destaque: casa residencial tem área externa integrada ao interior por amplas portas de vidro, que permitem a entrada de luz e ventilação natural

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Alegria multiplicada...

Alegria multiplicada

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Excelente! A Lyciane Cordeiro foi a arquiteta que assinou o projeto do meu apartamento no Balneario Caiobá. Uma fantástica profissional! Apoiou todas as etapas do projeto, a escolha de materiais e composições, fiquei mais que satisfeito e super recomendo.

Daniela Bidone
Colunista
Jornalista

Daniela Bidone é jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Tem...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies