Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Design

Adega em casa – Para quem gosta de vinhos

24/03/2015

O clima já está esfriando, então vamos falar de coisa boa? Vinho! Saborear um vinho em um bom restaurante é uma ótima experiência. Mas e se você pudesse receber seus amigos ou seu amor em casa, servir um jantar especial e aproveitar a ocasião para abrir um vinho da sua própria adega em casa? Fonte: www.marketingnacozinha.com.br Por(…)

O clima já está esfriando, então vamos falar de coisa boa? Vinho! Saborear um vinho em um bom restaurante é uma ótima experiência. Mas e se você pudesse receber seus amigos ou seu amor em casa, servir um jantar especial e aproveitar a ocasião para abrir um vinho da sua própria adega em casa?

adega em casa

Fonte: www.marketingnacozinha.com.br

Por mais popular que tenha se tornado, beber vinho ainda é um hábito ligado ao luxo. Possuir vinhos de guarda, carinhosamente cuidadas para momentos especiais, é luxo sim.

A adega em casa se tornou um dos espaços mais importantes e acaba sendo complemento da cozinha ou até mesmo a extensão da sala. É onde as pessoas podem relaxar enquanto apreciam um bom vinho e um bom papo.

adega em casa

Fonte: www.not1.xpg.com.br/adegas-embutidas-na-decoracao-dicas-e-belos-projetos-fotos/

adega em casa

Fonte: www.arquiteturainteriores.com

Como funciona uma adega em casa

É fundamental saber que tipo de vinho você deseja guardar para saber exatamente como armazená-lo.

Alguns vinhos são fabricados para consumo imediato e outros podem ser guardados por anos para que sofram o envelhecimento.

O tipo de vinho determinará por quanto tempo você poderá guardá-lo e os cuidados necessários com cada garrafa.

adega em casa

Fonte: www.marketingnacozinha.com.br/2009/04/as-melhores-adega-para-ter-em-casa

Mas, de maneira geral, todas as adegas devem atender a três requisitos básicos: o ambiente deve ter temperatura constante e os vinhos precisam ser guardados longe da incidência da luz e sempre em posição de descanso.

Os vinhos para consumo breve não precisam de tantos cuidados: basta manter as garrafas deitadas, longe do calor e da luz.

O tempo de armazenamento desses vinhos pode variar de três meses para os brancos e até seis meses para os tintos.

Ao contrário dos outros tipos de vinho, o tempo só fará a bebida estragar e perder suas propriedades, por isso é importante não passar do prazo permitido.

adega em casa

Fonte: www.marketingnacozinha.com.br

adega em casa

Fonte: www.marketingnacozinha.com.br

Já os vinhos mais sofisticados costumam ser guardados por alguns anos para que o envelhecimento torne a bebida ainda melhor.

Os especialistas dizem que esse tempo em que o vinho fica guardado é necessário para o amadurecimento da bebida.

O amadurecimento, que pode ser de 1 ou até 15 anos, resulta em um vinho com características mais acentuadas.

adega em casa

Fonte: www.zap.com.br/revista

Ter uma adega climatizada nem sempre é possível, pelo alto custo dos equipamentos.

Então preparamos alguns modelos bem estilosos de locais para “guardar” seu vinho e assim, armazenar e conservar as qualidades aromáticas da bebida.

adega em casa

adega em casa

Fonte: www.portaldecoracao.com.br

adega em casa

Fonte: www.marketingnacozinha.com.br

Adega em casa climatizada

Certifique-se de que o local tenha espaço suficiente para garrafas com formatos especiais. Veja também se as prateleiras podem ser removidas, de forma que, ao tirar uma delas, você ganhe altura suficiente para mais garrafas em formato especial do que a capacidade originalmente especificada.

Certifique-se ainda de que a adega não esteja esquentando o vinho.

Confira mais algumas dicas

  • A temperatura ideal para os vinhos tintos é entre 15 °C e 18 °C; entre 10 °C e 12° C para vinhos brancos e em torno de 8 °C para os espumantes.
  • Os especialistas recomendam que sua adega tenha 50% de vinhos de consumo imediato de até três meses; 30% de vinhos que devem ser guardados de um a dois anos, para ocasiões especiais; 20% de vinhos que precisam ser envelhecidos por mais de dois anos e 10% de vinhos de coleção.

adega em casa

  • Se você não conhece muito bem um vinho, evite comprar várias garrafas do mesmo exemplar;
  • Espumantes podem ser consumidos imediatamente e não precisam ser guardados, por isso, sempre que possível, evite ocupar espaço da sua adega com esses vinhos.

adega em casa

adega em casa

Fonte: www.marketingnacozinha.com.br

Um bom anfitrião garante a durabilidade das características originais do vinho ao guardá-lo na melhor adega e, assim, oferecer o que há de melhor ao seu convidado.

adega em casa

Fonte: www.plaenge.com.br

Dispensas são, em geral, um cômodo bastante usado para construir um espaço para armazenar vinhos.

Nas paredes, são instalados suportes que podem ser individuais, em favos (com formato de losangos que têm capacidade para seis ou doze garrafas) ou aparadores de inox.

Já que o ambiente possui mais espaço, também é possível montar uma bancada para degustação e um suporte para taças.

adega em casa

Fonte: www.arquiteturainteriores.com

“Ter uma adega em casa é um luxo que guarda prazeres que vão além do paladar. E é possível ter esse ambiente aproveitando pequenos espaços, antes inutilizados”.

Agora escolha seu vinho preferido e comece a curtir o outono!

Sempre temos muitas dicas em nosso Facebook! Acesse todos os dias e fique sempre por dentro de nossas dicas de decoração, revestimentos, moda e design! www.facebook.com/PortobelloS.A

Abraços!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *